LIGA DE SAÚDE COLETIVA DE ENFERMAGEM REALIZA PALESTRA NA ESCOLA ADVENTISTA

             No dia 17 de abril, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou palestra sobre Água e Saúde para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Adventista de Catanduva. Segundo a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, o objetivo foi sensibilizar as crianças sobre a importância da água para a saúde e para o meio ambiente. “A água é um bem precioso e imprescindível para a saúde e para o ambiente. Estabelecer a relação da água com a Educação em Saúde é uma estratégia potente para o desenvolvimento da cidadania e da consciência coletiva”, explicou a docente.              Além da docente, as alunas Tatiane Veteri Coneglian, Gabriela Cristina Dias e Letícia Fernandes Cavalcanti participaram da atividade.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 22/04/2019 por Juliano Spósito

PROJETO DE EXTENSÃO DA ADMINISTRAÇÃO ENSINA INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS DO EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ

               O projeto de extensão "Informática inclusiva para crianças", do curso de Administração da UNIFIPA,  iniciou atividades no mês de março para 23 alunos do Educandário São José. As aulas são ministradas pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro todas as terças-feiras, das 9 às 10 horas e das 13h30 às 14h30, neste primeiro semestre, no Laboratório de Informática II do Câmpus São Francisco.               “A atividade tem como objetivo o ensino o básico de informática e entretenimento às crianças em período escolar, com idades entre 9 a 12 anos”, explicou o Prof. Me. Marcílio Antonio Bortoluci, Coordenador de Extensão do Curso de Administração.    
Administração
Publicado em 17/04/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA REALIZA CURSO ATIVIDADES DE AVENTURA

           O curso de Educação Física – Licenciatura da UNIFIPA realizará no dia 18 de maio o curso "Atividades de aventura no contexto escolar", voltado para professores, alunos e egressos. O curso será ministrado pelo Prof. Me. Fernando Varoto, que trabalhará as temáticas de Corrida de Orientação, Trekking (trilha), Mountain Bike e Bússola.             A atividade acontecerá das 8 às 17 horas e será dividida em duas etapas. No período da manhã conteúdo teórico e à tarde a parte prática do curso. São oferecidas 40 vagas, as inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVVUxM-DfPUigDNt-8wu-3THotsAngyNIBuO6aUHv1c3B4wQ/viewform.             “Esse curso visa dar vivência e apresentar ferramentas para professores, estudantes e interessados no tema para que possam oferecer aos seus alunos atividades como essas, dentro do ambiente escolar e de lazer”, explicou o docente.
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 17/04/2019 por Mauro Assi

DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE CONGRESSO REALIZADO PELO COB

               No dia 13 de abril, os professores Carlos Alexandre Mendes e Américo Lourenço, dos cursos de Educação Física – Bacharelado e Educação Física – Licenciatura da UNIFIPA, participaram do congresso “Gestão de alto impacto – Estratégias para resultados efetivos” realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O evento contou com palestrantes do esporte nacional e internacional, como o treinador de voleibol Bernardinho e o treinador do nadador americano Michael Phelps, Robert Bowman.               “Os convidados se dispuseram a compartilhar suas experiências e também aprender com uma plateia igualmente qualificada, formada por atletas, ex-atletas, gestores, empresários, pesquisadores e profissionais de educação física, que aproveitaram a oportunidade para adquirir maior conhecimento e fazer o networking”, contou o Prof. Me. Américo Lourenço.               O congresso foi realizado no WTC Events Center, em São Paulo. Os discursos de abertura foram do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno, do Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, e do presidente do COB, Paulo Wanderley.  
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 17/04/2019 por Mauro Assi

PEDAGOGIA PROMOVE EVENTO SOBRE O DIA DO LIVRO NO SHOPPING

            O curso de Pedagogia da UNIFIPA promoverá, em parceira com o Garden Shopping Catanduva, nesta quinta-feira, 18 de abril, o evento Dia do Livro Especial - Sítio do Pica-pau Amarelo para as crianças, com danças, histórias, pinturas e brindes.               O evento, no Garden Shopping Catanduva, na Av. Eng. José Nelson Machado, 288, tem início as 19h30.           
Pedagogia
Publicado em 17/04/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA INICIA SEU PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

                                           Centro Universitário é aceito como membro da FAUBAI em conferência no Pará   O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) foi aceito como membro da Brazilian Association for International Education (FAUBAI) durante a conferência Global Community Engagement, em Belém-PA, que termina neste dia 17 abril. A FAUBAI é uma associação que promove o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.               Segundo a coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, Profa. Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti, a UNIFIPA agora faz parte desse seleto grupo de 250 associados da FAUBAI. “Essa conquista faz a internacionalização da UNIFIPA acontecer e assim podemos divulgar nossas potencialidades em ensino, pesquisa e extensão. É um grande passo para nosso Centro Universitário, colocando-o entre as instituições de ensino superior capazes de receber e enviar alunos de graduação e pós-graduação, promovendo intercâmbio cultural, social e tecnológico. Duas universidades já mostram interesse em fazer parceria conosco, Coimbra e Setúbal, de Portugal”, comemorou a docente.               A Profa. Giovana informou, ainda, que na conferência oito universidades postularam para serem membros da FAUBAI, sendo aceitas somente a UNIFIPA e a Universidade Federal de Alfenas.   Sobre a FAUBAI               A FAUBAI, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área. Sua finalidade é  promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/04/2019 por Mauro Assi

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNE DIREITO E TECNOLOGIA

             Em parceria com o curso de Direito da UNIFIPA, a empresa Integrativa iniciou o projeto de extensão universitária Direito & Tecnologia. A proposta é que os dez acadêmicos selecionados participem de um laboratório de inovação, unindo os conhecimentos legais com análise de novas tecnologias, com o objetivo de gerar insights para aperfeiçoamento do software desenvolvido e comercializado pela empresa, responsável por gerenciar os processos judiciais das Procuradorias e Departamentos Jurídicos de Prefeituras e autarquias.              Segundo o diretor comercial da Integrativa, Luciano Pereira, os universitários terão contato com tecnologias que estão despontando no Direito, como a Inteligência Artificial, Ciências de Dados e Robotização, inovações estas que, há algum tempo,  estão revolucionado o mundo jurídico. “A missão deles será também estudar os movimentos dos processos judiciais, idealizando boas práticas com vistas a torná-los mais céleres e eficientes”, explicou.             De acordo com o coordenador do curso de Direito, Dr. Luís Rossi, é importante ressaltar que a iniciativa proporciona diferencial para os estudantes, já que as novas tecnologias estão transformando o mundo, as relações humanas e, consequentemente, o exercício da profissão. “Esse tipo de trabalho já acontece em universidades localizadas em grandes centros e, juntos, estamos trazendo esse formato para o interior”.             Para Pereira, o projeto é uma excelente oportunidade para troca de experiências e muito aprendizado a todos os envolvidos, na medida em que amplia não apenas a perspectiva de atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, da própria aplicabilidade do Direito. “Estamos orgulhosos pela UNIFIPA e seus alunos terem aceitado esse desafio”, finalizou.    
Direito
Publicado em 15/04/2019 por Mauro Assi

ONCOGERIATRIA É TEMA DA II JORNADA DE ONCOLOGIA E CLÍNICA MÉDICA

               No dia 11 de abril, a Liga de Oncologia do curso de Medicina da UNIFIPA realizou a II Jornada de Oncologia e Clínica Médica no Anfiteatro Padre Albino, cujo tema foi a Oncogeriatria, especialidade médica voltada para o tratamento de idosos com câncer. A jornada teve como parceiras a Liga de Cuidados Paliativos e a Liga de Clínica Médica.               As palestras foram ministradas pelo geriatra Dr. Eduardo Marques da Silva e pela oncologista clínica Dra. Renata Barbosa. Segundo o presidente da Liga de Oncologia, o discente Lucca da Costa Mega, o intuito da Liga é aumentar os conhecimentos dos acadêmicos sobre o tratamento oncológico, principalmente devido à instalação do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC). “Sendo assim, em breve também serão realizados Curso de Quimioterapia e Jornada de Oncopediatria, além de diversas campanhas voltadas para a comunidade”, ressaltou o acadêmico.    
Medicina
Publicado em 13/04/2019 por Mauro Assi

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO JURÍDICO É OFERECIDO AOS EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA UNIFIPA

                  A comissão de egressos “Leonardo José Gonçalves Decaris” do curso de Direito da UNIFIPA  realizará, de 06 de maio a 27 de junho, o curso de aperfeiçoamento jurídico “Direito aplicado: advocacia e concursos”.               Segundo a presidente daquela comissão, Leila Renata Ramires Masteguin, o curso é direcionado aos profissionais da advocacia que pretendem prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Além do preparatório para o exame da Ordem, o curso também servirá para quem busca aprovação em concursos públicos”, explicou a advogada.               As aulas serão realizadas as segundas, quartas e quintas-feiras das 18h50 às 22h20, no Câmpus São Francisco, na Rua Seminário, 281. São oferecidas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril através do e-mail leila.masteguin@hotmail.com ou pelo whatsapp (17) 9-9624-5181.
Direito
Publicado em 12/04/2019 por Mauro Assi

LIGAS DA MEDICINA REALIZAM CURSO DE PNEUMOLOGIA E IMAGEM

               As Ligas de Pneumologia e Terapia Intensiva e de Radiologia do curso de Medicina da UNIFIPA realizam, nos dias 23 e 24 de abril, o Curso de Pneumologia e Imagem, a partir das 19 horas, no Anfiteatro Padre Albino. As inscrições devem ser feitas através do link https://www.eventbrite.com.br/e/curso-intensivo-de-imagem-em-pneumologia-tickets-59948315024 e são oferecidas 180 vagas.             No dia 23, o Dr. Victor Feitoza Rocha, Residente da Radiologia, falará sobre Introdução à radiografia de tórax; o Dr. Marcelo Ceneviva Macchione, docente da Pneumologia, abordará as Neoplasias pulmonares e o tema do Dr. Gustavo Pimenta de Figueiredo Dias, Residente da Radiologia, será Pneumonias.             Encerrando o curso, no dia 24, o Dr. Paulo Togni Filho, docente da Radiologia, falará sobre FAST e Imagem na urgência e o Dr. Marcelo Maia, Residente da Radiologia, sobre Tuberculose e DPOC.             O Anfiteatro Padre Albino fica na Rua 13 de Maio, 1064, centro, em Catanduva.    
Medicina
Publicado em 12/04/2019 por Mauro Assi

PROJETO 3ª IDADE RECEBE DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

               As alunas do Projeto 3ª Idade do curso de Educação Física - Licenciatura da UNIFIPA receberam, no dia 9 de abril, dicas de alimentação saudável da nutricionista Priscila Salvador Baptista. Durante a atividade foi oferecida degustação de lanches saudáveis pelo Armazém Santa Rosa.               Após o lanche, o Prof. Marcus Seixas realizou atividade física que, segundo ele, visa melhor qualidade de vida na terceira idade.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 11/04/2019 por Juliano Spósito

DOCENTE DA UNIFIPA PARTICIPA DE FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA LABORAL

                    O Prof. Doutorando Américo Lourenço, docente do curso de Educação Física - Bacharelado da UNIFIPA, participou no dia 6 de abril, em São Paulo, do 9º Fórum de Ginástica Laboral, organizado pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL). A aluna do 4º ano do curso, Camila Kodama, também participou do evento.               De acordo com o Prof. Américo, a intensão da ABGL é realizar um workshop de ginástica laboral ainda este ano em Catanduva. “O evento favorecerá todos os profissionais de Educação Física que trabalham na área da ginástica laboral, assim como quem pretende entrar nesse segmento e os graduandos dos cursos de Educação Física de Catanduva e região”, explicou.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 11/04/2019 por Juliano Spósito

SESSÃO DE CINEMA PROMOVE DEBATE SOBRE SOCIOLOGIA JURÍDICA

Nos dias 03 e 05 de abril, a partir das 19h00, o curso de Direito da UNIFIPA promoveu sessão de cinema para os alunos do segundo ano A e B, atividade da disciplina Sociologia Jurídica. 100 alunos acompanharam o filme "O quinto poder", do diretor Bill Condon, como metodologia ativa de aprendizagem. O filme conta a história do site WikiLeaks, fundado por Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg. O site foi criado para dar notícias na íntegra em uma plataforma que permite o vazamento de dados sigilosos por delatores de forma anônima. Documentos da inteligência confidencial americana são divulgados para o mundo.   “Com esse cenário, os alunos puderam analisar o fato social levantado no filme e os reflexos no campo do Direito, argumentando e justificando a atuação de cada personagem e os impactos jurídicos e responsabilidades, tanto dos cidadãos quanto das instituições envolvidas”, explica a docente responsável pela atividade, Profa. Beatriz Trigo.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 10/04/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA REALIZA 2º EDUCAÇÃO FÍSICA ARTE & CULTURA

            O curso da Educação Física Bacharelado da UNIFIPA e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) realizam dia 23 de maio o 2º Educação Física Arte & Cultura - Show de Talentos, às 19 horas, no Complexo Esportivo do Câmpus Sede, na rua dos Estudantes, 225.               Os participantes deverão doar um litro de leite e realizar a inscrição na secretaria daquele curso, com a secretária Rosana, até 05 de maio. Poderão participar funcionários da Fundação Padre Albino, professores, alunos e egressos da UNIFIPA. A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível, revertido para o Recanto Monsenhor Albino.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 10/04/2019 por Mauro Assi

"JUNTOS PELA SAÚDE" REUNIU POPULAÇÃO DE CATANDUVA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

            No dia 06 de abril, o Hospital de Câncer de Catanduva/HCC promoveu, em parceria com os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, com o curso de Medicina da UNIFIPA e a Prefeitura de Catanduva, o evento “Juntos pela saúde. Unidos contra o câncer” na Praça do Relógio, na Rua XV de Novembro, no Conjunto Euclides, em Catanduva.               Várias pessoas passaram pela praça, onde foram realizadas ações gratuitas em benefício da saúde, como cadastro de medula óssea, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, avaliação bucal, orientações de combate à dengue, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e sífilis, entrega de folhetos informativos, atividades de dinâmica corporal e dança e venda de camisetas do HCC. A Liga de Medicina da Família e Comunidade e a Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia aferiram a pressão arterial.               O presidente da Liga de Medicina de Família e Comunidade, Victor Nogueira de Almeida dos Santos, disse que eventos como esses servem de alerta para a população, lembrando que a prevenção é a saída para evitar problemas futuros com a saúde.  
Fundação Padre AlbinoHospital de Câncer de Catanduva
Publicado em 09/04/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM REALIZA AÇÃO DURANTE O 10º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS DE CATANDUVA

No último dia 07 de abril, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através das Ligas de Saúde Coletiva e Processos de Enfermagem, realizou ações educativas em saúde durante o 10º Encontro de veículos antigos de Catanduva. A ação teve como objetivo o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).   Os trabalhos de conscientização, prevenção e atendimento ao público foram realizados das 8h00 às 12h00, no Parque João Paulo II, no Aeroporto, com a organização e coordenação dos docentes João César Jacon, Aline Fiori dos Santos Feltrin e  Andrea de Haro Moreno.   “Abordamos junto ao público os riscos, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e, principalmente, a prevenção através do combate ao vetor. Em outra vertente também conscientizamos sobre a importância do uso de preservativos na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e a importância da realização do teste rápido para HIV, Hepatite B e C e Sífilis”, contaram os docentes.  
Enfermagem
Publicado em 09/04/2019 por Mauro Assi

LEGISLAÇÃO E INCLUSÃO FORAM TEMAS DE PALESTRA PARA ALUNOS DA UNIFIPA

             No dia 05 de abril, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP - Área de Inclusão e Acessibilidade) da UNIFIPA realizou, no Câmpus São Francisco, palestra para reflexão sobre os desafios da inclusão no ambiente universitário, ministrada pelo Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu e Profa Alda Nascimento Batista. Participaram da atividade alunos dos cursos de Administração e Direito.               O Prof. Gustavo falou sobre a atual Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, das mudanças que ocorreram ao longo dos anos para deixar a lei mais inclusiva, mas alerta que a legislação é cumprida de maneira satisfatória. “O artigo 34 afirma que ‘a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas’. Sendo assim, para que a pessoa atue de forma competitiva é necessário que o ambiente de trabalho seja adequado para ela. Não adianta ter a lei se na prática ela não for cumprida”, disse.               No início da palestra, a Profa Alda cumprimentou a todos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que deixou os alunos espantados, pois não conseguiram entender o que ela falava. Profª Alda disse que era um alerta sobre o problema da não inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/04/2019 por Mauro Assi

EMCAA VISITA CÂMPUS SÃO FRANCISCO

No último dia 04 de abril, o responsável pela Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti - EMCAa, Diego Palmieri, visitou o Câmpus São Francisco da UNIFIPA e conversou com alunos e docentes sobre a situação epidemiológica do município, quantidade de casos de dengue e formas de prevenção.   Uma das grandes preocupações relatadas pelo agente foi o grande número de residências fechadas no município, dificultando a identificação e prevenção de possíveis criadouros do mosquito. Diego Palmieri também aproveitou a oportunidade para orientar e pedir a colaboração no controle do vetor na cidade. “Dentre as ações de maior urgência nas residências para o combate do mosquito está a limpeza de bebedouros, ralos, pratos de planta, lonas ou materiais que possam acumular água. Para a eliminação das larvas, basta o uso de salmoura nos ralos das residências, água sanitária no banheiro e detergente na caixa do degelo, atrás da geladeira”, orientou Diego.   Para denúncias de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti basta entrar em contato pelo telefone 17 3521-4087, com atendimento de segunda a sábado das 7 às 17 horas.  
AdministraçãoDireito
Publicado em 09/04/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DE MEDICINA REALIZAM ATIVIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL

            Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do curso de Medicina que pertencem às Ligas de Pediatria e Infectologia e o comitê local da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) realizaram no dia 4 de abril campanha sobre verminose com os alunos do 5º e 6º anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Arnaldo Zancaner. A campanha foi realizada pelos docentes Prof. Dr. Ricardo Santaella e Prof. Dr. Manzélio Cavazzana Jr.               O Prof. Dr. Ricardo Santaella realizou capacitação com os acadêmicos de Medicina sobre as principais verminoses que acometem crianças: teníase, enterobiose e ascaridíase. As alunas do segundo ano Beatriz Camargo Castro e Layra Rayanne de Oliveira Ferraz Santos, organizadoras da campanha, explicaram que com cartazes, que ilustraram os ciclos das doenças, brincadeiras e dinâmica do glitter com passa anel explicaram como são causadas as verminoses.               “A lavagem das mãos sempre é a melhor prevenção contra as verminoses. Por isso, a campanha se mostra de extrema relevância na sociedade, principalmente entre crianças”, frisou Layra Rayanne.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 08/04/2019 por Juliano Spósito

NAP INICIA AULA DE LIBRAS PARA FUNCIONÁRIOS DA UNIFIPA

            O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) – Apoio Psicopedagógico iniciou no dia 29 de março as aulas do curso de noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os funcionários da UNIFIPA. Serão 10 encontros ao longo do primeiro semestre, que acontecerão na sala D2 do Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225.               Na aula, a Profª Alda Nascimento Batista explicou os parâmetros da LIBRAS e ensinou o alfabeto manual. “É importante conhecer nossa segunda língua oficial desde 2002 para a comunicação na família, no profissional ou na educação”, disse.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/04/2019 por Juliano Spósito

ALUNOS DO COLEGIÃO VISITAM AS INSTALAÇÕES DA UNIFIPA

        Os alunos cursinho pré-vestibular para Medicina do Colégio Nossa Senhora do Calvário (Colegião) visitaram no dia 1º de abril as instalações do Câmpus Sede do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA. Acompanhados pelos professores doutores Manzélio Cavazzana Jr. e Daniel Henrique Gonçalves, a visita foi parte do Projeto Meu Dia de Biomédico, cujo objetivo é apresentar o curso de Biomedicina.               Durante a visita, os alunos passaram pelos laboratórios didáticos, sala de aula e Biotério e em seguida assistiram a aula prática sobre doenças tropicais, como Malária, Doença de Chagas e Leishmaniose. “A atividade é oferecida às escolas com turmas de cursinho e Ensino Médio visando principalmente àqueles que ainda não se decidiram pela futura profissão ou onde cursar”, explicaram os professores Manzélio e Daniel. Também participaram da visita alunos do 1º ano do Ensino Médio, que conheceram o Biotério e os laboratórios de Patologia e Anatomia.             As escolas interessadas na visita devem fazer contato pelos fones 3311-3364 (Silene) ou 3311-3340 (Profª Ana Paula).    
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 05/04/2019 por Juliano Spósito

MÉDICA MENTORA DESTACA A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO PROFISSIONAL PROPORCIONADO PELO PROGRAMA DE MENTORIA

            O curso de Medicina da FAMECA/UNIFIPA iniciou em fevereiro o Programa de Mentoria de 2019 para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries. São 18 Mentores médicos, 25 Mentores alunos, totalizando 25 grupos de 12 a 15  alunos cada. As turmas iniciaram as atividades nos dias 19 e 26 de fevereiro e serão realizados oito encontros em 2019 para cada turma.                A médica mentora Sandra Regina Miyoshi Lopes disse que estes encontros servem como aprendizados, até mesmo para os mentores, que poderão compartilhar e aprender novas experiências. “Será um aprendizado para eles e também para mim, é claro! Acredito que devamos sempre estar procurando nos aperfeiçoar como pessoas e como profissionais. E para isso há vários caminhos. Vamos tentar trilhar todos os possíveis”, afirmou.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 05/04/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE NIVELAMENTO ACADÊMICO EM EAD

          A Pró-Reitoria de Educação a Distância (EaD) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) prorrogou as inscrições para os cursos de nivelamento acadêmico em EaD. As inscrições seguem até o dia 25 de abril e poderão ser feitas na Secretaria Geral, do Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, e na Secretaria do Câmpus São Francisco, na Rua Seminário, 281.               A UNIFIPA oferece três cursos na modalidade semipresencial: Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. Os cursos contarão com encontros presenciais e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA/EaD - UNIFIPA , com carga horária de 30 horas, direcionada a todos os alunos da UNIFIPA.               O curso de Língua Portuguesa será ministrado pela Profa Ma Eunice Alonso; o de Matemática pelo Prof. Me. Nilson Mozas Olivares e o de Tecnologia da Informação e Comunicação pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/04/2019 por Mauro Assi

PROJETO 3ª IDADE TEM PALESTRA SOBRE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

            No dia 02 de abril, as alunas do Projeto 3ª Idade do curso de Educação Física -Licenciatura da UNIFIPA assistiram palestra sobre pessoas em situação de rua, ministrada pela Comissão de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua da Ordem dos Advogados do Brasil de Catanduva.               Na palestra, os membros da comissão explicaram que o objetivo é ofertar voluntariamente o serviço de orientação jurídica às pessoas em situação de rua e também promover o acesso à informação por meio de palestras e debates, visando a conscientização, incentivo, mobilização e a participação social da sociedade e poder público em benefício dessas pessoas.               O coordenador da comissão é o Dr. Alexandre Rodrigues Sona e os demais membros são a Dra. Leila Renata Remires Masteguin, Dra. Drielly Rigoti Yamada, Dra. Camila Cristina Valli, Dra. Letícia Caroline Scaldelai Borges da Costa, Dr. Vinícius Vieira e Dra. Ana Beatriz da Silva Cândido.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 04/04/2019 por Mauro Assi

PROJETO “O EU, O OUTRO E O MUNDO” INICIA PROGRAMAÇÃO DA EXTENSÃO DA PEDAGOGIA

 O curso de Pedagogia da UNIFIPA iniciou no mês de março a programação dos seus projetos de Extensão 2019, com envolvimento de alunos do primeiro ao quarto anos da Graduação. No dia 15 de março foi desenvolvida a primeira proposta pela Profa. Dra. Silene Fontana, o projeto intitulado “O Eu, o Outro e o Mundo”, com participação de alunos do 3º e 4º anos.   Segundo a docente, o objetivo desse projeto é estimular as discussões e reflexões em torno dos conhecimentos e habilidades que jovens devem aprender para lidarem com o mundo atual e desafios do futuro. “Durante os encontros mensais no Centro Universitário, discutiremos propostas de como levar o aluno a saber, reconhecer emoções, conhecer as próprias capacidades, fraquezas, personalidade, valores, crenças e motivações, compreender como é percebido e interpretado por outras pessoas, saber gerenciar emoções, pensamentos e comportamentos, estabelecer metas, motivar-se e alcançar objetivos, compreender normas e saber identificar oportunidades e recursos disponíveis e, por final, saber tomar decisões responsáveis”, explica Profa. Silene.   Um dos métodos discutidos durante os encontros tem como princípio o estímulo às habilidades não-cognitivas, interdisciplinares ou transversais. As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que cada indivíduo possui e desenvolve ao longo da vida para lidar com as próprias emoções, se relacionar, alcançar objetivos e tomar decisões.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 03/04/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO NO PARÁ

             De 13 a 17 abril, docentes do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) participarão da conferência Global Community Engagement, em Belém-PA, promovida pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). A participação na conferência servirá como apresentação da UNIFIPA como membro da FAUBAI.               De acordo com a coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, Profa. Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti, a criação do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,  surgiu com o objetivo de abrir portas no exterior para o Centro Universitário. “A iniciativa de investimento no âmbito internacional é muito bem vista no cenário acadêmico, destacando a UNIFIPA como um dos centros universitários notáveis no interior paulista a investir nos núcleos de relações internacionais, mantendo contatos importantes que começam a abrir a portas do exterior para a universidade”, disse.               Estarão presentes nesta conferência, além da coordenadora do Núcleo de Internacionalização, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol, e o Pró-Reitor Acadêmico e de Graduação, Prof. Dr. Antônio Carlos de Araujo.   Sobre a FAUBAI               A FAUBAI, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área. Sua finalidade é  promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/04/2019 por Juliano Spósito

CANTIGAS E HISTÓRIAS É TEMA DE PROJETO DE EXTENSÃO DA PEDAGOGIA

No dia 16 de março, na Brinquedoteca da UNIFIPA, o curso de Pedagogia iniciou o projeto de extensão “Ciranda das Cantigas e Histórias - Um resgate cultural” com o envolvimento de alunos do 1º ao 3º anos da graduação. O projeto tem como objetivo resgatar as cantigas e histórias infantis tradicionais e estimular a leitura e reflexão de novas estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Os encontros serão realizados mensalmente, aos sábados, com mediação da Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi.     “No primeiro encontro, trabalhamos uma história da Literatura Infantil, ‘Jacaré, não!’, autoria de Antonio Prata e ilustração de Talita Hoffmann, com cantiga de roda ‘Eu conheço um jacaré...’ Utilizamos na ação a contação de história, dança de roda e oficina. Na medida em que as duas linguagens se encontram, a musical e a escrita, o estímulo é potencializado, a criança passa a observar a relação entre o que está sendo cantado com o que está escrito e, dessa maneira, interage, reflete e expõe seus sentimentos”, explica a Profa. Fabiana.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 02/04/2019 por Juliano Spósito

PEDAGOGIA UNIFIPA LEVA JOGOS E BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS DA CASA DA CRIANÇA SINHARINHA NETTO

             No dia 29 de março, os alunos do 1º, 2º e 3º anos do curso da Pedagogia da UNIFIPA estiveram na Casa da Criança Sinharinha Netto levando jogos e brincadeiras para as crianças daquela instituição. A atividade é parte do projeto de extensão Brinquedoteca: Jogos e brincadeiras no contexto escolar, coordenado pela Profa. Esp. Dirce Aparecida Gimeniz.             Segundo a docente, a Brinquedoteca tem a possibilidade de dar suporte necessário para a realização da transição entre a teoria e a prática. “O projeto objetiva possibilitar aos alunos e professores da escola participante vivências e experiências educativas com a utilização de brinquedos, atividades recreativas e cooperativas como ferramenta pedagógica”, disse. Os encontros do projeto de extensão acontecem toda última sexta-feira de cada mês.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 02/04/2019 por Juliano Spósito

PROJETO DE EXTENSÃO DA PEDAGOGIA REALIZA AÇÃO NO HPA

No último dia 30 de março, o curso de Pedagogia da UNIFIPA realizou mais uma edição do projeto de extensão GPS da Alegria – Grupo de Pedagogos Solidários na Pediatria do Hospital Padre Albino com a participação de oito alunos na contação de histórias e entrega de aventais confeccionados na Brinquedoteca.   Segundo a Profa. Dirce Aparecida Gimenez, o projeto tem como objetivo amenizar o efeito do tratamento/internação, proporcionando às crianças, familiares, funcionários, docentes e alunos do curso de Pedagogia momentos de descontração, entretenimento e aprendizado mediante atividades lúdico-pedagógicas, práticas de envolvimento social e pedagógico, integrados à leitura e dramatização de histórias.   As aulas do projeto de extensão que integram a Matriz Curricular do 1º semestre da Graduação acontecem todas as quartas-feiras, na Brinquedoteca da UNIFIPA. No mês de março, a obra trabalhada durante os encontros foi a fábula “O leão e o ratinho”. O GPS da Alegria é realizado desde 2012 e a partir deste ano foi instituído como projeto permanente do curso de Pedagogia. 
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 02/04/2019 por Juliano Spósito

PROJETO DE EXTENSÃO DEBATE SOBRE LIBERDADES INDIVIDUAIS E DIREITOS DE OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS

              No dia 27 de março, a primeira atividade do projeto de extensão “A cultura humanística na educação, nas organizações e no exercício da cidadania” do curso de Administração da UNIFIPA debateu o filme “Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach. 46 alunos do 1º ano participaram do encontro no Câmpus São Francisco, na Rua Seminário, 281.               De acordo com a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maria Tereza Roland, o objetivo do projeto é contribuir para a formação humanística dos alunos, promovendo a reflexão e debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania a partir de sessões temáticas de cinema. “Ao contrário da ciência, que mobiliza o pensamento lógico, a arte transmite significados de forma sensível, pois mobiliza os sentidos, a imaginação, provoca sentimentos de identificação e empatia. A arte representada na tela faz ver aspectos da realidade vivida e, assim, permite perceber quem somos, onde estamos, como nos sentimos”, disse.               Também participou da sessão de cinema e do debate com os alunos o coordenador do curso, Prof. Me. Antônio Ágide Mota Júnior. Ao fim da sessão de cinema vários alunos afirmaram ter adorado o filme e elogiaram a atividade.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 01/04/2019 por Juliano Spósito

GRUPO DE ESTUDO ENTRE UNIFIPA E UFSCAR REALIZA REUNIÃO

No dia 21 de março, a partir das 14h00, no Câmpus Sede da UNIFIPA, foi realizada reunião, via Skype, entre os docentes Profa. Ma. Janaína Ornelas Thomazini e o Prof. Me. João Cesar Jacon, os graduandos Tatiane Veteri Coneglian (3ª série) e Mariana Seguesse Rizzo (2ª série), do curso de Enfermagem, e a Profa. Dra. Ana Maria Napoleão, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o objetivo de revisar cinco diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I) e publicação em exemplar da edição 2021-2023.   A reunião marcou o início das atividades de pesquisa que serão realizadas em parceria entre docentes e graduandos da UNIFIPA e UFSCAR no Grupo de Pesquisa em Sistematização da Assistência de Enfermagem e Sistemas de Classificação (SAESC) da UFSCar. As atividades do grupo se embasarão na revisão por meio da metodologia Scoping Review e acontecerá semanalmente, com agenda de reuniões presenciais e via Skype, entre as duas instituições de ensino superior.   Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a parceria fortalece o ensino, além de enriquecer a formação em ambas as instituições. “Os estudos de um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre respostas/experiências atuais ou potenciais do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde/processos de vida. Isto proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem de forma a atingir resultados pelos quais o enfermeiro é responsável”, explica.   Atualmente a taxonomia da NANDA-I inclui 234 diagnósticos de enfermagem que são agrupados (classificados) em 13 domínios (categorias) da prática. São os diagnósticos de enfermagem que direcionam os cuidados e colaboram para individualizar e qualificar a assistência prestada pelo enfermeiro e sua equipe.  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 01/04/2019 por Juliano Spósito

OS SENTIMENTOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

                 O Comitê do Idoso do Hospital Emílio Carlos, por meio da assistente social Maria Nacci, realizou,  no dia 23 de março, roda de conversa com o grupo da Terceira Idade da UNIFIPA  sobre os sentimentos e suas consequências com um bate papo baseado na música “Trem Bala” da cantora Ana Vilela.             “Abordamos o peso da bagagem que carregamos ao longo dos dias, meses e anos. As participantes refletiram sobre a infância e a bagagem que carregam desde então e através de dinâmica promovemos a interação com a descrição de cada uma sobre as boas lembranças”, contou Maria. No término da atividade, uma das alunas declamou a poesia "Vida", de Mário Quintana.   VIDA  Quando se vê, já são seis horas!  Quando se vê,  já é sexta-feira...  Quando se vê,  já terminou o ano...  Quando se vê,  passaram-se 50 anos!  Agora é tarde demais para ser reprovado...  Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,  eu nem olhava o relógio.  Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas...  Dessa forma eu digo:  Não deixe de fazer algo que gosta devido a falta  de tempo, a única falta que terá será desse tempo que infelizmente não voltará mais.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 29/03/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO INICIA GRUPO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

No dia 28 de março, o curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA iniciou os encontros do Grupo de Produção Científica (GPC), que integra a grade de projetos de extensão da graduação. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, das 18h00 às 19h00, na sala D13 do Câmpus Sede. O GPC é coordenado pelo Prof. Dr. José Cláudio Jambassi Filho e tem como objetivo a produção de artigos científicos para publicações em periódicos e apresentações em congressos por graduandos, pós-graduandos e egressos da instituição. “O projeto visa ensinar todas as etapas de desenvolvimento de um trabalho acadêmico, inclusive a fase de coleta de dados, que exige grande treinamento em avaliações físicas”, explica o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me Igor Augusto Braz. O Grupo de Produção Científica continua com inscrições abertas para egressos da UNIFIPA. Os interessados devem procurar a secretaria do curso ou ligar no (17) 3311-3328.        
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 29/03/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPACITA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

      No dia 27 de março, o curso de Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) promoveu curso de capacitação para professores da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Catanduva. 460 professores participaram das atividades nos períodos da manhã e tarde no Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225.       De acordo com a coordenadora de Extensão do curso de Educação Física – Licenciatura, Profa Ma Luciana de Souza Cione Basto, o objetivo foi atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre os temas de desenvolvimento infantil, desenvolvimento motor, primeiros socorros, novas propostas pedagógicas,  como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e a Pedagogia Waldorf.         A capacitação foi ministrada pela Profa. Ma. Luciana de Carvalho Leite, Profa. Ma. Eunice Alonso, Prof. Me. Cássio Santana Gonçalves e Prof. Me. Marcus Seixas.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO É TEMA DE PALESTRA PARA ALUNOS DE ENFERMAGEM

      Os alunos da 3ª e 4ª séries do curso de Enfermagem da UNIFIPA assistiram a palestra “Recrutamento e Seleção: o que os candidatos devem saber” no dia 26 de março, ministrada pela administradora Laura de Lima Crosariol.                      Na primeira etapa, os alunos assistiram a palestra com a administradora e na sequência, a Profª Esp. Adriana Pagan Tonon, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP - Apoio Psicopedagógico), continuou  o trabalho com simulações de entrevista e como preparar curriculum.   Currículo      Laura de Lima Crosariol é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, graduada em Administração de Empresas e atualmente cursa Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando como Analista de Desenvolvimento Humano na Brumau Comércio de Óleos Vegetais. Possui seis anos de atuação direta em Recursos Humanos, trabalhando com planejamento, organização, mapeamento, diagnósticos com ênfase em Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento.    
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

DOCENTE DA UNIFIPA É INDICADO AO CARGO DE DELEGADO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

      O Prof. Ddo. Américo Lourenço foi indicado, pelo segundo ano consecutivo, para o cargo de Delegado do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP). A cerimônia de posse foi realizada no dia 23 de março, na Faculdade de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a presença de conselheiros e delegados do CREF e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e do senador Major Olímpio, que também é membro do Conselho.        De acordo com o Prof. Américo, no ano de 2018, como delegado, ajudou mais de 200 egressos dos cursos de Educação Física da UNIFIPA e de outras instituições. “Algumas ações realizadas pelo Delegado são regulamentação de cédulas de identificação profissional de egressos do curso de Educação Física, auxílio à utilização do site do CREF por profissionais e egressos da UNIFIPA, orientação para a realização de denúncias e irregularidades éticas junto ao Conselho, doação de livros cedidos pelo CREF, dentre outras atribuições”, relacionou ele.    
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

PROJETO “A DANÇA DA VIDA” INICIA ATIVIDADES DE 2019

     O projeto de extensão “A Dança da Vida”, do curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), iniciou as atividades de 2019 no dia 13 de março. O projeto é coordenado pelo Prof. Ddo. Américo Lourenço, com o auxílio dos estagiários Gabriel Bucalon e Thaynná Dourado, ambos dançarinos e alunos do 3º ano do curso. As atividades do projeto são realizadas todas as quartas-feiras, na Ong Sempre Viva, das 14 às 15 horas.        O programa teve início em 2018 e durante esse ano foi avaliado o efeito da Biodança sobre a qualidade de vida, condicionamento físico, postura, entre outras variáveis, em mulheres participantes do projeto. "Tenho enorme prazer em observar os dados e concluir que a dança ajudou essas mulheres em muitos aspectos diferentes. Não tenho dúvida que esse projeto proporcionou benefícios expressivos e foi muito importante para ajudá-las a passarem por essa etapa tão difícil de suas vidas de uma forma mais amena. O curso de Educação Física – Bacharelado convida as mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer de mama de Catanduva e região para participarem do grupo”, disse Lourenço.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZA XIII MOSTRA DE PESQUISA

         O curso de Administração da UNIFIPA realizou, no dia 26 de março, no Câmpus São Francisco, a XIII Mostra de Pesquisa, para apresentar os resultados obtidos das pesquisas do período de 2018/2019 e os novos projetos para 2019/2020. Participam das pesquisas alunos do 1º, 2º e 3º anos daquele curso. Os alunos que quiserem participar dos novos projetos poderão se inscrever na secretaria do Câmpus São Francisco até dia 29 de março.                 Foram apresentados os resultados dos seguintes projetos: “O Administrador de sucesso no mercado de trabalho: Um estudo sobre perfil de competências na concepção de estudantes de Administração”, pelos alunos Leandro Marton, João Pedro Citolino, Carlos Roberto Ethevaldo Junior, orientados pela Profa. Ma. Cristiane Pascoa; “Estudo do perfil dos empreendedores de Catanduva e região”, pelo aluno Higor Henrique Ruolla Rogério, orientado pelo Prof. Me. André Luiz Franco; “Estudo das estratégias de marketing adotadas pelas empresas do comércio varejista do município de Catanduva-SP”, pelas alunas Emily Beatriz, Talita Teixeira, Tauane Souza e Sara Galdino, orientadas pelo Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis.                     Na segunda parte da Mostra foram apresentados os projetos aprovados para 2019/2020: “Os resultados decorrentes da aplicação das ferramentas de gestão financeira das micro e pequenas empresas de Catanduva e Região”, do pesquisador Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis; “Estudo da aplicação e eficácia da Lei Newcomb-Benford em dados financeiros e contábeis”, do pesquisador Prof. Me. André Luiz Franco, e “As demandas e peculiaridades do mercado de trabalho regional relacionados ao profissional da Administração”, dos pesquisadores Prof. Me. Antônio Agide Mota Júnior e Profa. Ma. Cristiane Paschoa.               Participaram da Mostra o coordenador do Núcleo de Pesquisa do curso de Administração, Prof. Me. Paulo Roberto Vieira Marques, o coordenador do curso de Administração, Prof. Me. Antonio Ágide Mota Júnior, Profa Ma. Cristiane Pascoa, Prof. Me. André Luiz Franco, Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis e Profa Dra Silvia Ibiraci de Souza Leite.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

ÁREA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DO NAP PROMOVE PALESTRA

      O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural/NAP - Área de Inclusão e Acessibilidade da UNIFIPA promove, no dia 5 de abril, a palestra "Inclusão: acesso e permanência no Ensino Superior”, que será ministrada pela consultora educacional Geovana Fillipini. A atividade acontecerá as 19h30, no Câmpus São Francisco, e a palestra é gratuita e voltada para docentes, funcionários e alunos da UNIFIPA. De acordo com o NAP, o objetivo da palestra é promover a reflexão sobre os desafios da inclusão quando ela acontece em ambiente universitário.                   A palestra terá a participação do coordenador do NAP, Prof. Me. Joacyr Vargas, e dos docentes Profa. Esp. Alda Batista, Profa. Ma. Cristiane Paschoa, Prof. Me. José Claudinei Cordeiro, todos responsáveis pela área de Apoio à Inclusão e Acessibilidade do NAP.   Currículo      Geovana Fillipini atua como consultora educacional pela Editora FTD – SIM Sistema de Ensino, tendo atuado como palestrante e oficinista pela mesma editora. É graduada em Pedagogia pela UNIMES (2015) e em Educação Física pela ESEFIC (2001). É pós-graduada em Supervisão, Mediação Escolar e Gestão em Direção pela Valorem (2016) e pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela FAEC (2015).
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM PROMOVE TREINAMENTO PARA ALUNAS DO PROJETO DNA

No dia 18 de março, a partir das 17h00, no Laboratório de Enfermagem da UNIFIPA, foi realizado treinamento prático às alunas ingressantes do Projeto DNA, com orientações sobre coleta de material biológico, realização do exame e aula introdutória sobre paternidade. Dez alunas participaram das ações desenvolvidas pelas docentes Profa Maristela Ap. Magri e Profa Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti.   “Inicialmente realizamos aula introdutória sobre DNA e paternidade com a Profa Giovana. Logo após, realizei o treinamento prático com as estudantes sobre coleta de material biológico para a realização do exame. Para finalizar, no dia 22 de março, as alunas visitaram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, local em que é realizada a coleta do material”, detalha a Profa Maristela, responsável pelo projeto.   PROJETO DNA O Projeto de Investigação de Paternidade – Projeto DNA permite, por meio da coleta descentralizada de DNA em Catanduva, rapidez na conclusão de dezenas de processos de investigação paternal da Comarca. O projeto é desenvolvido há mais de três anos pelo Fórum da Comarca de Catanduva em parceria com os cursos de Enfermagem e Direito da UNIFIPA e em convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/03/2019 por Juliano Spósito

CAPELA DO HOSPITAL PADRE ALBINO REALIZA PRIMEIRA MISSA ABERTA À COMUNIDADE

        A Capela do Hospital Padre Albino (HPA) realizou, no dia 21 de março, sua primeira missa aberta à comunidade. A missa foi celebrada pelo Padre Francisco e teve a participação do Coral Vozes da Pedagogia, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA).          Ao final da celebração, Padre Francisco lembrou o trabalho desenvolvido por Padre Albino e como ele realizava tudo com muito amor. “Temos que lembrar como ele viveu, assim como ele mesmo disse: ‘Desejo, com toda sinceridade, morrer inteiramente pobre, sem dinheiro, sem bens, sem dívidas e sem pecado’. Buscar a presença de Deus onde estivermos”, disse Padre Francisco. O presidente da Diretoria Administrativa da Fundação Padre Albino (FPA), José Carlos Rodrigues Amarante, ao final da missa, lembrou de todo o trabalho que a FPA desenvolve para a cidade e região, através da saúde, educação e assistência social. A administradora do Hospital Padre Albino (HPA), Renata Rocha Bugatti, agradeceu a participação da comunidade e de funcionários do HPA. 
Fundação Padre AlbinoHospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 26/03/2019 por Juliano Spósito

O SETOR DE TRANSPORTES COMO MENSAGEIRO DA SITUAÇÃO DA ECONOMIA

     O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, através do curso de Administração, desenvolveu estudo sobre os impactos da crise econômica nos indicadores financeiros de empresas de transporte do Brasil. O setor, ao longo dos últimos anos, tem sofrido grandes impactos e perdas. O baixo desempenho da economia brasileira, seguido da aceleração da inflação e a elevação da taxa de juros, impactaram negativamente, resultando na paralisação nacional da classe no ano passado.     Considerado um ramo de atividade que mantém conexão direta com os demais setores no país, os transportes podem ser considerados como termômetro da atividade econômica, devido à sua correlação entre produção e escoamento de mercadorias e riqueza. Com o desaquecimento da economia brasileira, o volume de negócios neste setor sofre diretamente os impactos, antecipando e indicando, assim, problemas futuros, como crises financeiras e econômicas.      Com base nesses indicativos, o Prof. Marcos Venicio Braz de Assis, docente do curso de Administração, e os alunos Bruno Gabriel de Lima, Claudimir Lino Faria, Ingridy R. C. Freitas, Karolayne Wendel Sotana, Leandro Miller, Pedro Henrique S. Isidoro e Suelem Simões P. Quierati desenvolveram métodos e pesquisas de interpretação e pré-diagnóstico em anomalias e crises, mediante aos dados e avisos que o setor emite sobre a macroeconomia.     Segundo os pesquisadores, a primeira etapa do estudo analisou múltiplos casos de empresas do segmento de transporte do Brasil, abrangendo todos os modais adotados atualmente no país – rodoviário (o mais conhecido e utilizado em toda a extensão do território nacional), aéreo, ferroviário, aquaviário e dutoviário. “Nesta fase foram aplicados cálculos específicos da ciência contábil, que permitiram apurar os indicadores financeiros dessas empresas, e por meio dos resultados, aprofundamos sobre o impacto gerado pela crise econômica”, explicam.     As análises foram compostas por um conjunto de técnicas de cálculos que possibilita, a partir dos demonstrativos contábeis como Demonstrativo de Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial, “mensurar” os resultados obtidos pelas empresas dos mais diversos segmentos. Esta investigação considerada de grande importância no processo decisório de uma organização permite entender os resultados atingidos no âmbito econômico e financeiro e, assim, compreender os “avisos e alertas emitidos”.     Os pesquisadores identificaram que os resultados financeiros das empresas objeto do estudo são o principal indicador de análise de viabilidade econômica de investimentos, permitindo de maneira objetiva medir a capacidade de retorno da economia. “No presente trabalho foram contemplados, nesta análise, três indicadores de rentabilidade - Retorno Sobre o Ativo (ROA), Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Retorno Sobre Capital Próprio (ROE). Desta forma, ao observarmos os resultados obtidos por meio destes indicadores nota-se a considerável dificuldade enfrentada pelas empresas pesquisadas e que representam todos os modais ativos no país”, informa o Prof. Marcos Venício.     O ROA é uma ferramenta que transmite a noção do quanto a empresa consegue fazer aquilo que ela possui, permitindo comparações entre empresas do mesmo setor na eficiência no uso do capital. Já o ROI, sigla em inglês para Return on Investment/Retorno sobre Investimento, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido. Este é um termo muito usado em publicidade online. Por fim, o ROE é indicativo utilizado por acionistas nas análises fundamentalistas e por empreendedores para acompanhar o desenvolvimento da empresa, ou seja, quanto maior o percentual, melhor a rentabilidade dos seus recursos aplicados.      De acordo com os dados da pesquisa, o modal aeroviário foi o que mais sofreu dificuldades, atingido um valor médio de ROA, ROI e ROE de -10%, -5% e -76%, respectivamente. O resultado para o modal rodoviário foi de 2%, 3% e 6% para os índices ROA, ROI e ROE. Para o modal ferroviário, o resultado foi de -2%, -4% e -15%. Por último, o modal aquaviário atingiu um valor médio de 0%, 1% e -32% para os índices.      Os números observados mostram que o modal aeroviário, que mais sofreu dificuldades econômica e financeira, analisado sob a ótica da rentabilidade, teve seu patrimônio líquido totalmente comprometido. A capacidade de liquidez geral dessas empresas em saldar suas obrigações no curto e longo prazos atingiu baixo desempenho, com uma média de 0,44, significando que para cada $1 de obrigações no curto e logo prazos, elas teriam apenas $0,44 para cumprir suas obrigações totais.     “Conclui-se que ao analisarem-se os resultados obtidos que a crise realmente atingiu o setor de transporte, comprometendo seus resultados econômicos e financeiros, o que permite entender também este impacto nos demais segmentos de empresas, considerando que o setor de transporte, como já contextualizado neste trabalho, possui conexão direta com os demais segmentos”, finaliza o Prof. Marcos Venicio Braz de Assis.     O resultado da pesquisa, transformado em artigo científico, foi apresentado em diversos eventos acadêmicos, como no Congresso Nacional de Iniciação Científica/CONIC, do SEMESP, e no Congresso de Iniciação Científica/CIC da UNIFIPA. Neste último congresso, o trabalho atingiu a nota máxima, sendo premiado em primeiro lugar na categoria “Apresentação Oral”.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 26/03/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA OFERECE CURSOS DE NIVELAMENTO ACADÊMICO EM EAD

    A Pró-Reitoria de Educação a Distância (EaD) da UNIFIPA está oferecendo cursos de nivelamento acadêmico em EaD. São três cursos na modalidade semipresencial: Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação.               Os cursos contarão com encontros presenciais e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA/EaD - UNIFIPA , com carga horária de 30 horas, direcionados a todos os alunos da UNIFIPA. A aula inaugural presencial será no dia 30 de março, às 8h30, no laboratório de Informática III do Câmpus Sede.        O curso de Língua Portuguesa será ministrado pela Profª M.a Eunice Alonso; o de Matemática pelo Prof. M.e Nilson Mozas Olivares e o de Tecnologia da Informação e Comunicação pelo Prof. M.e José Claudinei Cordeiro.               As inscrições terminam no dia 28 de março e poderão ser feitas na secretaria geral do Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, e na secretaria do Câmpus São Francisco, na Rua Seminário, 281.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/03/2019 por Mauro Assi

DIREITO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL

O curso de Direito da UNIFIPA divulgou a programação do curso de extensão focado em Direito Notarial e Registral. No total serão ofertadas 100 vagas para alunos e egressos da instituição, com inscrições feitas diretamente na secretaria do curso até a próxima sexta-feira, dia 29 de março. Os seis encontros do curso, que integra a programação de extensão da graduação, serão realizados aos sábados, no Câmpus São Francisco, das 08h00 às 12h00, com carga horária total de 24 horas. As aulas serão ministradas pelos docentes Prof. Assuero Rodrigues Neto e Prof. M.e Gustavo Casagrande Canheu.  PROGRAMAÇÃO 06 de abril Teoria Geral dos Serviços Extrajudiciais Prof. Assuero Rodrigues Neto   13 de abril Tabelionato de Notas Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu   04 de maio Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida Prof. Assuero Rodrigues Neto   11 de maio Registro Civil das Pessoas Naturais Prof. M.e Gustavo Casagrande Canheu   18 de maio Registro de Imóveis Prof. Assuero Rodrigues Neto   25 de  maio Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas Prof. Assuero Rodrigues Neto
Direito
Publicado em 25/03/2019 por Mauro Assi

FPA REALIZA GRUPO DE CORRIDA E CAMINHADA

       A Fundação Padre Albino, por meio do Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT), do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da UNIFIPA – Centro Universitário Padre Albino, promove o Grupo de Corrida e Caminhada nos dias 14 e 28 de abril, das 9h às 10h30, na pista de corrida do Câmpus Sede.          A atividade é direcionada para todos os funcionários da FPA e é gratuita. Inscrições nos ramais 3278 e 3521. O evento conta com o apoio do SESC Catanduva e da SMELT (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo).
Fundação Padre Albino
Publicado em 25/03/2019 por Juliano Spósito

ALUNOS DO 3º ANO DE PEDAGOGIA TÊM ENCONTRO COM A PROFª GUIOMAR NARDINI

              Os alunos do 3º ano do curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino tiveram encontro com a Profª Guiomar Della Togna Nardini, que lecionou por mais de 30 anos em São Paulo e Catanduva. Cerca de 30 alunos participaram do encontro realizado dia 20 de março no Câmpus Sede da UNIFIPA.               Durante a atividade, Profª Guiomar contou uma história que ouvia da avó quando criança. Ao final, os alunos fizeram perguntas para Profª Guiomar sobre como era ser professora na época em que ainda lecionava. “Temos que ser um pouco de tudo como professores, até mesmo malabaristas, mas para ter toda atenção dos seus alunos, vocês, como futuros professores, deverão lembrar-se que devemos ser justos sempre! Só assim se consegue conquistar um aluno”, disse Profª Guiomar, deixando esse recado carinhoso aos alunos da Pedagogia.   Currículo             Guiomar Della Togna Nardini nasceu em 11/07/1929 na cidade de Novo Horizonte/SP. Graduou-se em Geografia, História e Sociologia no ano de 1952 no Instituto Sedes Sapientiae (PUC), na cidade de São Paulo. Chegou a Catanduva no ano de 1954. Lecionou Geografia até agosto de 1.983 na atual Escola Estadual Barão do Rio Branco.  
Pedagogia
Publicado em 25/03/2019 por Mauro Assi

GRUPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL INICIA ATIVIDADES NO CÂMPUS SÃO FRANCISCO

        No dia 23 de março, o Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP), projeto de extensão do curso de Administração do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), iniciou suas atividades no Câmpus São Francisco. O grupo é constituído de alunos daquele curso, alunos da UNIFIPA e pessoas interessadas da comunidade, com ensino médio completo.               O GDP acontece em dois Módulos ao longo do ano; um no primeiro e outro no segundo semestre. No início de cada Módulo é feita seleção, pois são oferecidas apenas 20 vagas. O projeto acontece todo sábado, das 10 às 12 horas. A participação é gratuita e o participante que obtiver 75% de presença recebe certificado de conclusão de 30 horas.               “Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades e competências interpessoais dos participantes, por meio de vivências, discussões em grupo, debates e análise de vídeos. No GDP, o participante desenvolve habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança, mediação de conflitos, criatividade, improviso e estratégia”, disse a Profª M.a Cristiane Páschoa, responsável pelo projeto. O projeto, neste ano, tem a participação dos alunos egressos, como monitores, Thales Baldan, Tatiane de Lima e Pedro Isidoro.    
Administração
Publicado em 25/03/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA AVALIA TIME PROFISSIONAL DO GRÊMIO CATANDUVENSE

              Por meio de parceria, o time de futebol profissional do Grêmio Catanduvense participou de avaliações físicas aplicadas pelo curso de Educação Física da UNIFIPA na última quinta-feira, 21/03.               Os jogadores realizaram testes de Impedância Bioelétrica, que avalia a composição corporal, fornece dados como percentual de massa muscular e gordura, quantidade de água no corpo e taxa metabólica basal. Foi aplicado, também, teste de Impulsão Vertical por meio da biofotogrametria, que analisa a potência dos membros inferiores e o índice de fadiga dos atletas. Além disso, os jogadores tiveram a eficiência dos seus movimentos analisadas por meio do teste de FMS (Functional Movement Screen). Com os dados, o preparador físico Ivan Canela e o técnico da equipe, Sérgio Caetano, poderão elaborar os programas de treinamentos dos jogadores.               Participaram das avaliações o coordenador do curso, Prof. M.e Igor Augusto Braz, e os docentes dos cursos de Educação Física, Prof. Dr. José Cláudio Jambassi Filho e Prof. Dr. Luís Ferreira Monteiro Neto, além dos alunos da Pós-Graduação em “Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva” Ronieder Gonçalves e Clenilson Toscaro. Futuramente os jogadores realizarão novas avaliações.    
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 25/03/2019 por Mauro Assi

INSTALADA MISSÃO EM PORTUGAL PARA DIVULGAR PADRE ALBINO

             Como bem resumiu o título da “Palavra do Presidente” da edição de fevereiro último deste jornal, Padre Albino realmente começa a voltar para Portugal.             No período de preparação do processo de beatificação de Padre Albino para envio ao Vaticano, o Vice-Postulador da Causa, Pe. José Luiz Cassimiro, e o então Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, foram a Portugal em busca de documentos na Arquidiocese de Braga. O Arcebispo Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga solicitou a instalação de uma missão na região para promover a história, vida e missão de Padre Albino, uma vez que ele não é conhecido em sua terra de origem. Após contatos com a Fundação Padre Albino, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, administrada pelo Frei Francisco - Padre Nélio Joel Angeli Belotti, foi convidada a gerir a missão.             Depois de um tempo de estudos e preparação, no dia 04 de fevereiro último a Fraternidade instalou-se em Braga com os primeiros missionários, Frei Jacó Silva, guardião, e Frei Marcos Mendes, ambos religiosos de votos solenes, acolhidos pelo Arcebispo de Braga e tendo como residência o Convento Franciscano de Montariol, hospedagem concedida pela Ordem dos Frades Menores da Província de Portugal.             De acordo com Frei Nelinho, o objetivo da Missão em Portugal é a evangelização, promover a vida e missão de Padre Albino, iniciar a instalação de uma obra na área da saúde para a população carente, acolher os brasileiros que necessitarem de apoio e montar um Memorial dedicado a Padre Albino. “O objetivo é percorrer todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Braga falando de Padre Albino e distribuindo material de evangelização e dar assistência espiritual aos brasileiros”, explicou Frei Nelinho. As primeiras visitas foram em Celorico de Basto, terra natal de Padre Albino, nas Freguesias de Fervença, Agilde, Moreira do Castelo e Codeçoso, esta última onde ele nasceu.             Antes da instalação da missão em Portugal foram realizadas no Brasil, em Araçatuba, Jaci, na Sede do Lar São Francisco, em Catanduva e no Santuário Nacional de Aparecida, cinco Missas de Envio dos frades. O objetivo das missas, segundo Frei Nelinho, “foi fazer tudo em comunhão com a Igreja, dar oportunidade para as pessoas conhecerem as novas missões da Fraternidade e da Igreja, inserir os colaboradores que compartilham nosso carisma na realidade missionária e também ser um grande despertar vocacional para os nossos jovens”.             Frei Nelinho também explicou o motivo da celebração das missas nas cinco cidades. Araçatuba, terra natal de Frei Jacó, onde nasceu a vocação do missionário; Jaci, cidade que abriga a origem da Fraternidade; sede do Lar São Francisco, onde estão as pessoas que dão toda estrutura para as obras e missões da Fraternidade e Associação Lar São Francisco na Providência de Deus; Catanduva, terra de Padre Albino, sede da Fundação, e Aparecida, com a bênção solene da Padroeira do Brasil e onde a Fraternidade tem a Santa Casa de Misericórdia.             A Fundação Padre Albino forneceu material gráfico para o início da divulgação, assim como duas peças de roupa de Padre Albino para o Memorial, doadas pela Irmã Anália Nunes.      
Fundação Padre Albino
Publicado em 22/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 2º ANO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA TÊM PRÁTICA DE ENSINO SOBRE ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS

                   Os alunos do 2º ano de Engenharia Agronômica da UNIFIPA tiveram aula prática de ensino, na disciplina de Microbiologia e Biotecnologia Agrícola, sobre Isolamento de bactérias simbiontes fixadoras de nitrogênio (FBNs) no dia 19 de março, com o Prof. Dr. Manzélio Cavazanna Júnior. Os alunos isolaram esses microrganismos, sobretudo na cultura da soja, que são excelentes simbiontes com Bactérias Fixadoras de Nitrogênio (FBN) para avaliar o crescimento e desenvolvimento e também a viabilidade dessas bactérias coletadas em plantios de soja da região.               De acordo com o professor, as bactérias fixadoras de Nitrogênio (FBN), sobretudo as simbiontes (representadas pela família dos Rizóbios – gênero Rhizobium), realizam o processo de fixação de N2 atmosférico, que é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas. “Em termos de agricultura, a soja e o feijão (família das leguminosas) é uma das culturas que mais se beneficiam pela simbiose dessas bactérias, que se localizam primordialmente nas raízes. No entanto, as culturas representadas pelas gramíneas também se beneficiam pela simbiose, porém, com outras bactérias que não formam nódulos como nas espécies leguminosas.  Nas gramíneas (representadas pelas culturas da cana-de-açúcar, arroz, trigo, milho e dentre outras dessa família), as bactérias diazotróficas do gênero Azospirillum são as mais importantes e estudadas  no aporte de N (nitrogênio) para estas culturas. Nesse sentido, esses microrganismos auxiliam as plantas no aporte de nitrogênio, consequentemente, ocasionando uma diminuição da adubação com fonte nitrogenada, visando uma agricultura mais sustentável e com menor custo de produção", disse Cavazanna.  
Agronomia
Publicado em 22/03/2019 por Mauro Assi

HOSPITAIS REALIZAM WORKSHOPS COM OS NOVOS MÉDICOS RESIDENTES

                  No dia 22 de março, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos realizaram, no Anfiteatro Padre Albino, workshops com os novos Médicos Residentes da UNIFIPA.             Cerca de 80 Residentes participaram da dinâmica de integração, com workshops de Tecnologia da Informação (T.I), Comunicação, Alta Responsável, Farmácia, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Qualidade e Segurança, Agência Transfusional, Ouvidoria e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Diretoria Técnica e Departamento Jurídico.    
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 22/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 1º ANO DO DIREITO ANALISAM CÓDIGOS DE MANU E HAMURABI E LEI DAS XII TÁBUAS

          Os alunos do 1º ano do curso de Direito da UNIFIPA realizaram, nos dias 19 e 21, dentro da disciplina da História do Direito, pesquisa sobre os Códigos de Manu e Hamurabi e Lei das XII Tábuas, coordenados pela Profª M.e Beatriz Trigo.               Na atividade os alunos analisaram a evolução dos conceitos legais e das instituições jurídicas desde a Grécia Antiga até o atual ordenamento brasileiro. “Busquei construir com os alunos o conhecimento acerca das principais correntes do pensamento jurídico da humanidade, preparando-os para a pesquisa acadêmica e para a atuação profissional como operadores do Direito. Para tanto foram analisados nos três diplomas legais as relações de família, sucessão hereditária, processo, crimes, provas, penas, religião, compra e venda e as desigualdades jurídicas”, explicou Beatriz.    
Direito
Publicado em 22/03/2019 por Mauro Assi

DIREITO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

O curso de Direito da UNIFIPA divulgou a programação completa do Curso de Aperfeiçoamento de Ensino II, focado em Prática Tributária, que integra as atividades de extensão do 1º semestre de 2019. Ao todo serão seis encontros aos sábados, no Câmpus São Francisco, das 08h00 às 12h00, com carga horária total de 24 horas. As aulas serão ministradas pela docente da UNIFIPA Profª Ivana Mussi Gabriel, formada em Direito pela UNESP, advogada, ex-técnica de controle externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, autora dos livros “Direito Tributário”, “Direito Administrativo” e “Direito Financeiro” para concursos, além das cartilhas educativas do Controle social dos gastos públicos.   PROGRAMAÇÃO   MARÇO 23/03/2019 8h às 12h (4h/a)   30/03/2019 8h às 12hs (4h/a)   ABRIL 06/04/2019 8h às 12h (4h/a)   13/04/2019 8h às 12hs (4h/a)   27/04/2019 8h às 12h (4h/a)   MAIO 04/05/2019 8h às 12hs (4h/a)    
Direito
Publicado em 21/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS ARRECADAM MAIS DE 8 MIL ITENS EM TROTE SOLIDÁRIO

           O Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) do curso de Medicina da FAMECA/UNIFIPA arrecadou mais de 8 mil itens, entre eles, alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal no Trote Solidário realizado no dia 16 de março. Os alunos do 1º e 2º anos percorreram 21 bairros da cidade pedindo as doações.               Foram arrecadados arroz (65); feijão (96); açúcar (168); enlatados (167); alimentos não perecíveis (111); macarrão (567); molho de tomate (136); produtos de limpeza (79); detergente (53); higiene pessoal (256); farinha de trigo (114); fubá (72); farinha de mandioca, aveia, maisena e farofa (12); livros e revistas (80); brinquedo (97); leite (165); cestas básicas completas (3); roupas femininas, masculinas e infantis (6.282); óleo (161); café (35) e sal (165). Os litros de leite arrecadados foram doados para os moradores do Asilo da Vila São Vicente de Paulo. No período da tarde os alunos fizeram cachorros-quentes e doaram para as crianças do bairro Gabriel Hernandes.               Segundo a presidente do GAC, Ana Laura Pallone Buzzini, o trote superou as expectativas e a participação da comunidade, aliada a dos alunos, foi essencial para que ele fosse um sucesso. “Mais de 8 mil itens foram arrecadados e montadas mais de 60 cestas básicas que serão distribuídas para as famílias e grupos mais necessitados. Só temos a agradecer a todos que colaboraram, quer seja na divulgação, arrecadação ou doação”, ressaltou a acadêmica.  
Medicina
Publicado em 21/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 5º ANO TERÃO PALESTRA SOBRE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO LGBT

           Os alunos do 5º ano de Medicina da UNIFIPA, em ação do Grupo Reflexivo, assistirão palestra sobre o atendimento inclusivo através da Política Nacional de Saúde Integral à população LGBT. A palestra será ministrada no dia 28 de março próximo, no Câmpus Sede, pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Fundação Padre Albino (FPA).               De acordo com a Profª Esp. Adriana Pagan Tonon, psicóloga do Grupo Reflexivo, é preciso preparar os alunos do 5º ano, que estão no Internato, para este tipo de atendimento e para a maneira certa de fazer a abordagem inclusiva para a população LGBT.  
Medicina
Publicado em 21/03/2019 por Mauro Assi

3ª IDADE TEM PALESTRA SOBRE TRIBUTAÇÃO

O egresso do curso de Direito da UNIFIPA Luís Augusto Guareis dos Santos ministrou a palestra "Tributação sobre consumo no Brasil” no último dia 14 para as alunas do projeto 3ª Idade do curso de Educação Física Licenciatura.   Segundo o palestrante, na palestra foram abordados os principais reflexos na sociedade acerca da alta taxa tributária do país. “Discutimos sobre as taxas de tributação no Brasil, além das principais soluções para reverter esse cenário, como o reajuste da tabela do Imposto de Renda e a regulamentação do Imposto sobre grandes fortunas”, explica Luís Augusto.    Luís Augusto Guareis dos Santos é integrante do projeto de extensão "Controle Social dos Gastos Públicos", idealizado pela Profª M.e Ivana Mussi Gabriel, que tem por objetivo o combate à corrupção e a conscientização da população sobre a importância de uma política cidadã.  
DireitoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 21/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE O DIA DA SÍNDROME DE DOWN NA APAE

               No dia 19 de março, cerca de 40 alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física – Licenciatura e Bacharelado e Medicina da UNIFIPA participaram de evento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down na APAE de Catanduva. O dia é celebrado no dia 21 de março em alusão aos três cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down, através da ideia do geneticista Stylianos E. O slogan da campanha mundial deste ano é "Não deixe ninguém para trás”.               Os alunos de Biomedicina e Medicina realizaram aferição de pressão, medição de peso e altura, aferição glicêmica capilar e reflexos neurológicos. Já os da Educação Física – Licenciatura desenvolveram atividades de recreação com os alunos da APAE.               De acordo com a Profª Drª Nilce Barril, da UNIFIPA, promover a inclusão social é incluir todos os alunos, tanto portadores de Síndrome de Down quanto de outras síndromes. “Este é o décimo segundo ano que a UNIFIPA realiza esta atividade com a APAE. A docente do curso de Educação Física – Licenciatura, Profª M.a Luciana de Souza Cione Basto, frisou a importância da participação dos alunos em eventos como esse. “Participar ajuda na formação profissional dos alunos e na inserção deles no mercado de trabalho”, frisou.  
BiomedicinaEducação Física - LicenciaturaMedicina
Publicado em 21/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 2ª ANO DO DIREITO ANALISAM FOTOS SOCIAIS A PARTIR DA OBRA “O SUICÍDIO”

         Os alunos do 2ª ano do curso de Direito da UNIFIPA, nos dias 13 e 15 de março, analisaram fatos sociais contemporâneos a partir da obra “O Suicídio”, de Èmile Durkheim. A prática foi ministrada pela Profª Beatriz Trigo nas aulas de Sociologia Jurídica.               Na atividade, os discentes examinaram os três tipos de suicídio listados na obra: Suicídio Egoísta, aquele em que o ego individual se afirma demasiadamente face ao ego social; Suicídio Altruísta, quando o indivíduo sente-se no dever de cometer suicídio para se livrar de uma vida insuportável, e o Suicídio Anômico, aquele que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida.               “Depois, os alunos passaram a analisar casos reais, tais como atiradores de Suzano, ataque na Catedral Metropolitana de Campinas, atentados terroristas nos Estados Unidos, ataque no cinema do Shopping Morumbi, casos de suicídios de adolescente, fazendo um contraponto entre os direitos fundamentais e os fatos sociais que podem justificar o suicídio”, explicou a docente.  
Direito
Publicado em 20/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM TERÃO PALESTRA SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

              Os alunos da 4ª série do curso de Enfermagem da UNIFIPA terão palestra sobre “Recrutamento e Seleção: o que os candidatos devem saber” no dia 26 de março, ministrada pela administradora Laura de Lima Crosariol.               Na primeira etapa, os alunos terão a palestra com a administradora e na sequência, a Profª Esp. Adriana Pagan Tonon, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP - Apoio Psicopedagógico) irá continuar o trabalho com simulações de entrevista e como preparar curriculum. “É importante que os graduandos recebam essas orientações para que cheguem aos processos seletivos mais conscientes do que pode acontecer e, assim, se prepararem melhor”, disse Adriana.   Currículo             Laura de Lima Crosariol é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, graduada em Administração de Empresas e atualmente cursando Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando como Analista de Desenvolvimento Humano na Brumau Comércio de Óleos Vegetais. Possui seis anos de atuação direta em Recursos Humanos, trabalhando com planejamento, organização, mapeamento, diagnósticos com ênfase em Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento.  
Enfermagem
Publicado em 20/03/2019 por Mauro Assi

PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFIPA INICIOU AULAS NO DIA 16

             Duas novas turmas dos cursos de Pós-Graduação da UNIFIPA iniciaram as aulas no dia 16 de março, no Câmpus Sede - uma turma de Educação Física e outra de Biomedicina. Ao todo, 36 novos alunos participaram do primeiro dia de atividade, dividido em dois períodos, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com dois coffee break para as duas turmas, promovendo a integração entre os participantes.               As matrículas permanecerão abertas até o final deste mês de março para quem quiser participar dos cursos de Pós-Graduação da UNIFIPA nas áreas de Biomedicina, Educação Física e Administração. Informações poderão ser obtidas pelo telefone 17 3311-4800, atendimento das 8 às 22 horas.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/03/2019 por Mauro Assi

NAP REALIZA CURSO DE LIBRAS PARA FUNCIONÁRIOS DA UNIFIPA

          O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) – Apoio Psicopedagógico realizará o curso de noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os funcionários da UNIFIPA. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria da UNIFIPA, com a funcionária Mila, até o dia 22 de março.               As aulas começarão no dia 29 de março, na sala D5, das 14 às 16 horas, totalizando 10 encontros. A Profª Alda Nascimento Batista ressaltou a importância de ter noções básicas de LIBRAS. “Conhecer nossa segunda língua oficial desde 2002 para a comunicação na família, no profissional ou na educação”, disse.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/03/2019 por Mauro Assi

HOSPITAIS REALIZAM INTEGRAÇÃO COM OS RESIDENTES DO SEGUNDO ANO

           No dia 14 de março, os hospitais da Fundação Padre Albino (FPA), Padre Albino e Emílio Carlos, realizaram, no Anfiteatro Padre Albino, a integração com os Médicos Residentes do segundo ano da UNIFIPA/FAMECA.        Cerca de 40 Residentes participaram da dinâmica de integração, com workshops de Tecnologia da Informação (T.I), Comunicação, Alta Responsável, Farmácia, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Qualidade e Segurança, Agência Transfusional, Ouvidoria e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Diretoria Técnica e Departamento Jurídico.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/03/2019 por Mauro Assi

MENTOR JÚNIOR EXALTA A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MENTORIA DO CURSO DE MEDICINA

            O curso de Medicina da FAMECA/UNIFIPA iniciou em fevereiro o Programa de Mentoria de 2019 para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries. São 18 Mentores médicos, 25 Mentores alunos, totalizando 25 grupos de 12 a 15  alunos cada. As turmas iniciaram as atividades nos dias 19 e 26 de fevereiro e serão realizados oito encontros neste ano para cada turma.             O Mentor Júnior Luiz Augusto Nacarato Júnior,  aluno da 6ª série do curso de Medicina, falou sobre o convite e como acha importante essa troca de experiência com os outros discentes e docentes. “No começo da minha graduação passei por algumas dificuldades, enfrentadas por vários iniciantes, relacionadas às formas de estudo, relacionamento com os mestres, montagem de um currículo e coisas ‘simples’, como a organização do tempo durante a fase acadêmica. Agora, ao final do curso, vi no programa um meio pelo qual passo orientá-los, tornando o crescimento na faculdade algo mais leve e fácil”, disse o Mentor.             Os Mentores Juniores são alunos do Internato, parceiros dos Mentores Médicos na realização dos encontros. O atendimento de Mentoria acontece às terças-feiras, com encontros uma vez por mês.  
Medicina
Publicado em 19/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO DIREITO PARTICIPAM DA POSSE DO COMAS

          Os alunos do curso de Direito da UNIFIPA que fazem parte do Projeto de Extensão: Democracia e Cidadania: Sistema Único de Assistência Social participaram da eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) no dia 13 de março último.               Após a posse, os alunos expuseram aos novos conselheiros sobre o projeto, que tem por objetivo acompanhar e contribuir com as ações do Conselho e organizações sociais ligadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e divulgar os direitos socioassistenciais e o direito de assistência social junto à comunidade. Participaram da cerimônia os alunos Isabela Baptista Olívio e Mário Quiudini Neto. Foto: Os novos membros do COMAS.
Direito
Publicado em 19/03/2019 por Mauro Assi

BALLET MODERNO E OUTRAS DANÇAS INICIAM ATIVIDADES

            O Apoio Cultural do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA iniciou as aulas do curso de Ballet e Outras danças no dia 15 de março com a participação de aproximadamente 20 pessoas. As aulas serão ministradas pelo Prof. Alexandre Mendes todas as sextas-feiras, das 18 às 19 horas.             O curso é para egressos, professores, funcionários e alunos da UNIFIPA. A atividade acontece na sala de espelhos do Complexo Esportivo do Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/03/2019 por Mauro Assi

CURSOS DA UNIFIPA PARTICIPAM DE EVENTO NA APAE SOBRE A SÍNDROME DE DOWN

         Os cursos de Biomedicina, Medicina e Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) participam, neste dia 19 de março, às 14 horas, na APAE de Catanduva, de evento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O dia é celebrado no dia 23 de março em alusão aos três cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down, através da ideia do geneticista Stylianos E.               De acordo com a Profª Drª Nilce Barril, da UNIFIPA, promover a inclusão social é incluir todos os alunos, tanto portadores de Síndrome de Down quanto de outras síndromes. “Este é o décimo segundo ano que a UNIFIPA realiza esta atividade com a APAE. O slogan da campanha mundial deste ano é "Não deixe ninguém para trás”, disse Drª Nilce.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/03/2019 por Mauro Assi

ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZA INTEGRAÇÃO COM ALUNOS DO 1º E 2º ANOS

                Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA realizaram integração no dia 16 de março na Estação Experimental de Pindorama da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Centro Norte. A recepção e a dinâmica das práticas de ensino foram realizadas pela pesquisadora da APTA Drª Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo.               De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, a elucidação prática foi em caráter multidisciplinar com abordagem do perfil profissional e a pesquisa e extensão na disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica para os futuros engenheiros agrônomos ingressantes. “Para os alunos veteranos, os temas foram abordados nas temáticas das disciplinas de Ecologia e Gestão Ambiental e Física do solo”, disse.               A pesquisadora Drª Maria Teresa Abdo abordou a importância da conservação dos solos na região. “No tema conservação do solo, além de apresentação de parâmetros técnicos realizamos a prática (in loco) em uma área de recuperação de voçorocas com reintegração total da área fitoecologicamente restabelecida com sistemas SAFs (Sistemas agroflorestais) recompondo a fauna e flora e, o mais importante, dirimindo o efeito da perda de solo que para a agricultura é primordial para a questão de conservação do solo”, afirmou.               Após o café da manhã, a Profª PhD Maria Isabela Ferreira, responsável pela disciplina de Ecologia e Gestão Ambiental, elucidou na prática as áreas recuperadas e a observação das espécies que estão em crescimento ou integradas à área. Também foi realizada a prática de Física de Solo com o Prof. Dr. João Paulo Ferreira, evidenciando os processos erosivos e o manejo de recuperação, bem como a coleta de solos para análises texturais e as demais que serão realizadas de caráter prático da disciplina.  
Agronomia
Publicado em 18/03/2019 por Mauro Assi

YOGA E O SAGRADO FEMININO REUNIU 20 MULHERES DURANTE ATIVIDADE

                O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural/NAP/UNIFIPA, dentro do Projeto de Yoga,  reuniu mais de 20 mulheres no encontro Yoga e o Sagrado Feminino: Busca do Equilíbrio e Qualidade de Vida da Mulher. A atividade aconteceu neste dia 13 de março, às 18 horas, na sala de espelhos do complexo esportivo da UNIFIPA.             A instrutora Yoga formada pela Humaniversidade de São Paulo Carla Merighi realizou momento de alongamento e relaxamento durante a atividade. Já a guardiã de Círculos do Sagrado Feminino e facilitadora de Dança Tribal Patrícia Piva Ramires Nechar falou sobre o autoconhecimento da mulher, o voltar o olhar para si e interagiu com as alunas em duas danças tribais. Ao término da atividade, as alunas se reuniram em torno da mesa para agradecer o alimento e participar do piquenique frugívoro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/03/2019 por Mauro Assi

DIREITO E PEDAGOGIA REALIZAM PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

          Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os cursos de Direito e Pedagogia da UNIFIPA promoveram no dia 08 de março a palestra “Um relato histórico da luta pela igualdade de gênero” ministrada pela Drª Júlia Campos Leite e Drª Mônica Galindo. Aproximadamente 180 alunos participaram da atividade no Câmpus São Francisco. O coordenador do curso de Direito, Dr. Luís Antônio Rossi, abriu o evento ressaltando a importância da discussão sobre a igualdade de gênero.               A primeira palestra foi da Dra. Júlia Campos Leite, que ressaltou o sofrimento de estereótipos de gênero vividos pelas mulheres. “A Interseccionalidade explica que toda mulher de algum jeito sofre alguma forma de opressão e discriminação no dia-a-dia. Porém, não são todas as mulheres que sentem essa opressão da mesma forma. As mulheres negras sentem essa opressão de forma diferente que as mulheres brancas, pois além da questão de gênero, entra a questão racial na vida dessa mulher. E por mais que não gostamos de admitir, o nosso País, sim, é um País racista”, disse ela.               De acordo com a Drª Mônica Galindo, segunda palestrante, as expectativas de estereótipos são vividas tanto pelas mulheres quanto pelos homens. “Uma das coisas mais cruéis de se dizer aos meninos é para ele não chorar. Nós estamos negando a humanidade. Depois nos assustamos quando essa agressividade escapa por outros lugares no aumento da violência, mas nos esquecemos de que dizemos a eles para engolir o choro”, afirmou.
DireitoPedagogia
Publicado em 14/03/2019 por Mauro Assi

ENFERMAGEM REALIZA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DA 3ª E 4ª SÉRIES

          O curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou no dia 12 de março atividade interdisciplinar e integradora entre componentes das disciplinas de Gestão em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem Hospitalar, ministradas nas 3ª e 4ª séries do curso, respectivamente.               De acordo com a Profª Drª Maria Rita Braga, este tipo de atividade tem o objetivo de promover o trabalho em equipe, visando o enriquecimento mútuo dos estudantes.  
Enfermagem
Publicado em 13/03/2019 por Mauro Assi

PROJETO 3ª IDADE INICIA ATIVIDADES DE 2019

         O Projeto 3ª Idade, projeto de extensão do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA iniciou suas atividades no dia 12 de março, com a participação de 23 alunas. O projeto acontece todas as terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, no Câmpus Sede.               Na abertura, o coordenador do curso de Educação Física – Licenciatura, Prof. Esp. José Cione Neto, deu boas-vindas às alunas. De acordo com a responsável pelo projeto, Profª M.a Luciana de Souza Cione Basto, o objetivo do programa de extensão é manter as alunas participantes informadas e atualizadas sobre temas sociais, acolhidas e estimuladas através da melhoria da autoestima.               O pró-reitor acadêmico e de graduação da UNIFIPA, Prof. Dr. Antonio Carlos de Araujo, falou sobre o funcionamento do Centro Universitário e os progressos ao longo desses anos. “Ao longo de 20 anos, hoje UNIFIPA, só cresceu. Em 2019 estamos com 10 cursos e só temos a crescer ainda mais”, finalizou Araujo.               Informações poderão ser obtidas na secretaria do curso de Educação Física, com Luciano (17) 3311-3373, ou pelo celular com a Profª  Luciana no (17) 99106-2295. O Câmpus Sede da UNIFIPA fica na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema (Hospital Emílio Carlos), em Catanduva.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 13/03/2019 por Mauro Assi

1ª REUNIÃO REUNIU MAIS DE 100 EGRESSOS DA BIOMEDICINA DA UNIFIPA

              A 1ª Reunião de Egressos do curso da Biomedicina (I REEBIO) da UNIFIPA, que aconteceu nos dias 07 e 08 de março, no Câmpus Sede, reuniu mais de 100 pessoas. O evento foi organizado com apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural/NAP/UNIFIPA, com participação dos docentes Profª Drª Wanessa Medina e Prof. M.e Igor Braz. Os egressos foram recepcionados com um coffee e na sequência ministraram palestras e deram depoimentos sobre suas atividades em diferentes áreas de atuação  aos alunos das quatro séries do curso de Biomedicina.               “Propiciar aos egressos a manutenção do contato com a IES (Instituição de Ensino Superior) e a apresentação de suas atuações nos diferentes campos da área Biomédica e aos graduandos mostrar histórias de sucesso na carreira e troca de informações com os egressos” foram os objetivos dessa reunião disse a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª Drª Ana Paula Girol.  
Biomedicina
Publicado em 13/03/2019 por Mauro Assi

CURSO ABC DA INFORMÁTICA INICIA AULAS E AINDA ACEITA INSCRIÇÕES

              O curso ABC da Informática, projeto do curso de Administração do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, iniciou as aulas no dia 12 de março. A carga horária do curso, gratuito, é de 32 horas e as aulas são ministradas todas as terças-feiras, das 8 às 10 horas, no Câmpus São Francisco. O curso oferece 30 vagas para adultos e idosos e as inscrições estarão abertas até o dia 26 de março.               Segundo o coordenador de Extensão do curso de Administração, Prof. Marcílio Bortoluci, o objetivo é proporcionar aos idosos o conhecimento básico de softwares, aplicativos e navegação na Internet.  
Administração
Publicado em 12/03/2019 por Mauro Assi

NAP REALIZA ENCONTRO YOGA E O SAGRADO FEMININO

              O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural/NAP da UNIFIPA, dentro do Projeto de Yoga, realizará o encontro Yoga e o Sagrado Feminino: Busca do Equilíbrio e Qualidade de Vida da Mulher. A atividade acontecerá neste dia 13 de março, às 18 horas, na sala de espelhos do complexo esportivo da UNIFIPA.               A proposta será desenvolvida pela aluna do curso de Medicina da FAMECA/UNIFIPA, Júlia Faria, com a participação da instrutora de Yoga formada pela Humaniversidade de São Paulo, Carla Merighi e pela guardiã de Círculos do Sagrado Feminino e facilitadora de Dança Tribal, Patrícia Piva Ramires Nechar.               A atividade é voltada para todas as mulheres da Fundação Padre Albino (FPA), alunas, egressas, professoras e funcionárias da UNIFIPA. A atividade é gratuita e será necessário trazer frutas para realização de um piquenique frugívoro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2019 por Mauro Assi

PROJETO 3ª IDADE REABRE INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES DE 2019

     O Projeto 3ª Idade, extensão do curso de Educação Física Licenciatura do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, reabriu inscrições para as atividades deste ano de 2019, que começam nesta terça-feira (12 de março) e acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, no Câmpus Sede.               De acordo com a responsável pelo projeto, Profª M.a Luciana de Souza Cione Basto, o objetivo do programa de extensão é manter as alunas participantes informadas e atualizadas sobre temas sociais, acolhidas e estimuladas através da melhoria da autoestima  e atuantes na prática de atividades físicas,  evitando com isso o comportamento sedentário e mantendo um convívio alegre e sadio. A matrícula deverá ser feita diretamente no local com a professora responsável pelo programa.               Informações poderão ser obtidas na secretaria do curso de Educação Física, com Luciano (17) 3311-3373, ou pelo celular com a Profª Luciana (17) 9-9106-2295. O Câmpus Sede da UNIFIPA fica na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema (Hospital Emílio Carlos), em Catanduva.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 11/03/2019 por Mauro Assi

PEDAGOGIA REALIZA INTEGRAÇÃO COM OS CALOUROS

            O curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou, de 28 de fevereiro a 1º de março, a VII Semana de Integração com os Calouros 2019.               Dentre as atividades os novos alunos conheceram o Câmpus Sede, setores e funcionários e visitaram os laboratórios e espaços de aprendizagem e de convivência. Houve ainda atividades lúdicas, culturais e sociais, tais como brincadeiras, festa a fantasia e piquenique. Os alunos do 2º, 3º e 4º anos foram os responsáveis pela organização do espaço e atividades.  
Pedagogia
Publicado em 11/03/2019 por Mauro Assi

CORAL VOZES DA PEDAGOGIA FAZ APRESENTAÇÕES NOS HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO

             Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Coral Vozes da Pedagogia, do curso de Pedagogia da UNIFIPA, em parceria com o Centro Integrado de Humanização, apresentou-se no dia 8 de março nos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino. A primeira apresentação foi às 8h30 no Núcleo Administrativo do HPA e às 10 horas no saguão principal do HEC.               Funcionários, acompanhantes e pacientes assistiram e interagiram durante as apresentações. A regente Angélica Amêndola e o tenor César Augusto da Silva, ambos professores do curso de Pedagogia da UNIFIPA, organizaram uma apresentação dinâmica e emocionada.  
Pedagogia
Publicado em 11/03/2019 por Mauro Assi

PESQUISA DE DOCENTE GANHA RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Após publicação de pesquisa científica sobre glaucoma na maior revista oftalmológica do Brasil, o estudo com ênfase em associação de medicamentos para o tratamento da doença produzido pela Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos, docente do curso de Medicina da UNIFIPA, conquistou prestígio internacional. O reconhecimento do resultado veio através da fundadora e presidente da empresa de consultoria médica-científica americana Alpha Biomedical Communications, Karen L. McKeown, PhD. Em e-mail enviado à Drª Elizabete, autora da pesquisa “Uso de drogas antiglaucomatosas em pacientes com glaucoma grave: quantos são necessários para controlar a doença?”, a PhD em Neurociências pela Universidade da Califórnia parabeniza a grande conquista médica alçada pela pesquisa da médica catanduvense. “Seu artigo surgiu durante uma pesquisa bibliográfica sobre distúrbios. São fascinantes os seus achados, sendo que na maioria dos pacientes a pressão intraocular foi controlada com um ou dois colírios associados”. O estudo da Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos, desenvolvido no Departamento de Oftalmologia do ambulatório do Hospital Emílio Carlos, em Catanduva, permitiu concluir que, na maioria dos casos, é possível controlar a pressão intraocular com o uso de um, ou no máximo, dois colírios associados. A descoberta contribuiu significativamente à comunidade médica e acadêmica de oftalmologia na aplicação de novas técnicas para o rompimento da perda progressiva da visão em pacientes com glaucoma. Para a docente da UNIFIPA é muito gratificante receber o reconhecimento de uma longa pesquisa por uma especialista renomada dos Estados Unidos. “Tenho um grande número de pacientes com essa doença (glaucoma), o que me dá um grande número de estudos e estatísticas. Estou muito feliz pelo prestígio e reconhecimento da pesquisa, ainda mais por vir de uma renomada pesquisadora, cientista e empresária”, ressaltou a Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos. Com 25 anos de atuação como escritora profissional, Karen L. McKeown possui expertise em publicações de periódicos revisados por pares, tendo escrito, co-escrito e editado centenas de manuscritos, que foram publicados em mais de 90 revistas médicas e científicas pelo mundo. Em 1991, fundou na Califórnia uma consultoria em fornecimento de serviços como, redação, edição e pesquisa de literatura para uma variedade de tópicos médicos. Foto: Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos.    
Medicina
Publicado em 08/03/2019 por Mauro Assi

ADMINISTRAÇÃO ABRE VAGAS PARA O CURSO ABC DA INFORMÁTICA

                   O curso de Administração do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA está com matrículas abertas para o curso ABC da Informática, dirigido a adultos e idosos. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, das 8 às 10 horas, a partir de 12 de março, no Câmpus São Francisco. A carga horária do curso, gratuito, é de 32 horas.               Segundo o coordenador de Extensão do curso de Administração, Prof. Marcílio Bortoluci, o objetivo é proporcionar aos idosos o conhecimento básico de softwares, aplicativos e navegação na Internet, através de aulas no laboratório de informática e estimular a pesquisa de fontes de informações digitais, na busca de novos conhecimentos.  
Administração
Publicado em 07/03/2019 por Mauro Assi

HOSPITAIS FAZEM INTEGRAÇÃO COM NOVOS RESIDENTES

          No dia 1º de março, os hospitais da Fundação Padre Albino (FPA) - Padre Albino e Emílio Carlos - realizaram a integração dos novos Médicos Residentes do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA) no Anfiteatro Padre Albino. Ao todo são oferecidas 76 vagas para o primeiro ano de Residência Médica nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia, Anestesiologia, Radiologia, Cirurgia Plástica, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Os novos Residentes são de diversos Estados, como Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.             Durante a solenidade, o reitor da UNIFIPA, Nelson Jimenes, cumprimentou os novos médicos e desejou boas-vindas. “Neste ano completamos 50 anos do curso de Medicina. Que vocês tenham o mesmo sucesso que a maioria teve ao final deste processo de aprendizado”, disse. O coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti, desejando boa sorte aos novos residentes ressaltou: “Lembrem-se sempre: o paciente é o mais importante de tudo na Medicina”.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 07/03/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENFERMAGEM REALIZARAM AÇÃO EDUCATIVA EM USF

              Os alunos do 2º ano de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) realizaram no dia 26 de fevereiro, na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Alcione Nasorri, no bairro Solo Sagrado, em Catanduva, ação educativa com a população sobre a importância do uso do preservativo.  Na abordagem, que antecedeu os dias de carnaval, os alunos ressaltaram os cuidados para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) através do uso de preservativo, além de abordar o combate ao mosquito Aedes aegypti, no combate à dengue.               Na ação foram feitos testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sigilos, com os atendimentos na própria USF. "Aproximar o estudante do SUS, através do papel educativo do enfermeiro, contribui com a formação profissional, além de defender o SUS como um sistema de saúde que dá muito certo”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profª Drª Maria Cláudia Parro.  
Enfermagem
Publicado em 07/03/2019 por Mauro Assi

GAC DA MEDICINA REALIZA TROTE SOLIDÁRIO NO DIA 16 PRÓXIMO

          O Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) do curso de Medicina (FAMECA) UNIFIPA realizará no dia 16 de março, a partir das 9 horas, o Trote Solidário. Os alunos do 1º e 2º anos de medicina arrecadarão alimentos, roupas, produtos de limpeza e outras doações para famílias carentes de Catanduva. A saída dos alunos será do Câmpus Sede da UNIFIPA.             A arrecadação será feita nos bairros Jardim América, Village Damha, Vila Celso Mouad, Parque Iracema, Residencial San Remo, Jardim Augusta, São Francisco, Jardim Bela Vista, Jardim do Bosque, Parque Glória 2, Higienópolis, Vila Motta, Jardim Sales, Parque Residencial Agudo Romão, Vila Santo Antônio, Jardim Belém, Jardim do Lago, Vila Stocco, Vila Guzzo e Parque Residencial Flamingo.             Segundo a presidente do GAC, Ana Laura Pallone Buzzini, a proposta é a integração e eliminação do trote violento, bem como a ajuda às famílias necessitadas. “Após a arrecadação, no período da manhã, a tarde é reservada para a montagem das cestas básicas, que serão entregues nos bairros menos favorecidos da cidade de Catanduva”, disse ela.  
Medicina
Publicado em 07/03/2019 por Mauro Assi

CORAL VOZES DA PEDAGOGIA FAZ APRESENTAÇÃO NO HPA E HEC EM COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

          Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Coral Vozes da Pedagogia da UNIFIPA, em parceria com o Centro Integrado de Humanização, fará apresentações no dia 08 de março nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos. A apresentação no Hospital Padre Albino (HPA) será às 8h30 no Núcleo Administrativo e no Hospital Emílio Carlos (HEC) às 10 horas no saguão principal. A regente Angélica Amêndola e o tenor César Augusto da Silva, professores do curso de Pedagogia da UNIFIPA, organizaram uma apresentação dinâmica.               De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Drª Silene Fontana, “a música é um instrumento para  práticas humanizadoras de acolhimento aos pacientes que procuram o HPA e HEC, assim como seus funcionários; afinal temos ciência da importância da maneira como a musicalização melhora o estado de fragilidade e insegurança de quem busca um serviço médico e o quanto homenagens trazem reconhecimento ao trabalho de seus colaboradores.  
Pedagogia
Publicado em 01/03/2019 por Mauro Assi

DIREITO REALIZA OFICINA DE ANÁLISE DE DECISÕES JUDICIAIS

            Nos dias 20 e 22 de fevereiro, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou a Oficina de Análise de Decisões Judiciais na sala de informática do Câmpus São Francisco. Os alunos do segundo ano, após aula sobre Sociologia Jurídica com a Profª Me. Beatriz Trigo, analisaram na prática diversos conceitos, tais como Análise sociológica, realidade jurídica, Poder, Anomia, Eficácia e Controle Social. Segundo a Profª Beatriz, os alunos fizeram a análise de caso do acórdão “Musa do verão”, proposto pela COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS – AMBEV em face da FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR – PROCON/SP.               “Em síntese, discute-se no processo a divergência quanto a ser ou não discriminatória a propaganda “Musa do Verão”, veiculada pela AMBEV, que fere o artigo 37, § 2º do CDC por ser discriminatória em relação à mulher. A experiência foi muito estimulante, pois usamos a metodologia ativa, que possibilitou que o aluno seja o agente principal na sua aprendizagem”, explicou.  
Direito
Publicado em 01/03/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA REALIZA 1ª REUNIÃO DE EGRESSOS

               O curso de Biomedicina realiza nos dias 07 e 08 de março a 1ª Reunião de Egressos de Biomedicina (REEBIO) da UNIFIPA. O encontro acontecerá no Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, das 19h30 às 22h30. As inscrições são gratuitas e informações deverão ser obtidas na secretaria do curso ou pelo telefone 17 3311-3364.               A reunião terá abertura das Profs. Dras. Ana Paula Girol e Wanessa Garcia Medina e na programação participarão os egressos Vanessa Salto Massarente, Luana Bovolenta, Izabela Guerra Pereira, Alexandre Henrique Menegasso, Rafael André da Silva, Ana Carolina Monteleone Cassiano, Giovana Alves de Araújo Braga e Mariana Cristina da Silva.  
Biomedicina
Publicado em 01/03/2019 por Mauro Assi

APOIO CULTURAL DO NAP REALIZA INTERVENÇÃO COM DANÇA PARA ALUNOS

           No dia 26 de fevereiro, o Apoio Cultural do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA realizou intervenção cultural com dança e ballet de carnaval para os alunos, professores e funcionários do Câmpus São Francisco e Câmpus Sede da UNIFIPA. A “Cia Jovem do Estúdio Alexandre Mendes”, através do ballet contemporâneo, apresentou ritmos de dança, tais como abre alas, samba, tango e música clássica ao som de “Inverno de Vivaldi”.               A atividade foi desenvolvida pela Profª Jéssica Maria dos Santos e Dr. Sinval Banhos, com parceria do Prof. Alexandre Mendes.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/02/2019 por Mauro Assi

APOIO CULTURAL DO NAP ABRE INSCRIÇÕES PARA BALLET E OUTRAS DANÇAS

             O Apoio Cultural do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA abriu inscrições para o curso de Ballet e Outras danças. As inscrições devem ser feitas até 11 de março, na secretaria do Câmpus Sede. De acordo com a Profª Jéssica Maria dos Santos, o curso não possui mensalidade, uma vez que objetiva ampliar o repertório cultural e de qualidade de vida do público alvo; apenas uma taxa de matrícula no valor de R$10,00.               As aulas serão ministradas pelo Prof. Alexandre Mendes todas as sextas-feiras, das 18 às 19 horas, com início no dia 15 de março. O curso é para egressos, professores, funcionários e alunos da UNIFIPA.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/02/2019 por Mauro Assi

DOCENTE É CONVIDADO A APOIAR EQUIPE CONTRA DENGUE EM SÃO JOAQUIM DA BARRA

           O médico de família Dr. João Marcelo Caetano José Floridi Porcionato, docente do curso de Medicina da UNIFIPA, foi convidado a participar de reunião na cidade de São Joaquim da Barra (SP) no último dia 19 com o objetivo de apoiar a equipe técnica daquele município, que enfrenta epidemia de Dengue, inclusive com a decretação de estado de calamidade pública na cidade. O convite foi feito devido a atuação do profissional que, enquanto secretário de saúde de Catanduva, implantou ações de enfrentamento da epidemia que trouxeram resolutividade.               “É de grande importância poder compartilhar com outros municípios nossas experiências exitosas. Na época em que estive secretário, para combater a epidemia em Catanduva, intensificamos os arrastões,  ampliando as visitas para após o horário comercial e finais de semana, aumentamos o número de agentes, utilizamos o ‘fumacê’, firmamos parceria com as imobiliárias para abrir os imóveis fechados, ativamos um hospital voltado para o atendimento, recuperação e hidratação dos pacientes com dengue. Todas essas ações mais a conscientização da população sobre a gravidade do momento culminaram no fim da epidemia e na redução considerável dos casos registrados na época”, comentou Porcionato.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/02/2019 por Mauro Assi

COMITIVA DE CELORICO DE BASTO VISITA A FUNDAÇÃO E PROPÕE A CRIAÇÃO DE MUSEU SOBRE PADRE ALBINO

          A comitiva de Celorico de Basto, cidade irmã de Catanduva em Portugal e terra natal de Padre Albino, que visitou o município entre os dias 20 e 23 de fevereiro para estreitar relacionamento, esteve na Fundação Padre Albino. Esta foi a primeira visita dos celoricenses a Catanduva depois da assinatura do acordo de geminação, em 2015.             Na manhã do dia 22, a comitiva portuguesa formada pelo presidente da Câmara (prefeito) de Celorico de Basto, Joaquim Monteiro da Mota e Silva, vice-presidente Carlos Fernando Peixoto, vereadores Inácio Silva e Eduardo Magalhães, e pelo presidente do Comitê de Geminação e Relações Internacionais José Fernando Dias Vilas Boas foi recebida pela Diretoria Administrativa da Fundação. As esposas de Peixoto, Berta Conceição Martins, e de Inácio Silva, Maria da Conceição Silva, completaram o grupo.             Em reunião da qual participaram Joaquim da Mota e Silva e José Fernando Dias Vilas Boas, o presidente da Câmara de Celorico de Basto propôs à Fundação a instalação de um museu sobre Padre Albino naquela cidade. De acordo com Mota e Silva, que ficou admirado com o tamanho da obra de Padre Albino em Catanduva, ele precisa ser conhecido em Portugal e também porque está em processo de beatificação. O presidente da Diretoria Administrativa, José Carlos Rodrigues Amarante, disse que vai estudar a proposta. Participaram também da reunião os diretores e conselheiros Joaquim Carlos Martins, Nelson Jimenes, Rodrigo Alonso Garcia, José Silas Januário e Renato Centurion Stuchi e o superintendente da Fundação, Reginaldo Donizete Lopes. Após a reunião e a troca de lembranças, a comitiva visitou o Serviço de Radioterapia/HCC, o Hospital Emílio Carlos, acompanhados pelo administrador Benedito Carlos Rodrigues, e a UNIFIPA.             O presidente Joaquim da Mota e Silva classificou como extraordinário o trabalho de Padre Albino, que foi um precursor, com a criação, naquela época, de estruturas de cunho religioso e social. “Saúde, emprego e educação são muito importantes, pois geram progresso para a cidade”, disse. De acordo Mota e Silva, o processo começou com Padre Albino, com a instalação de vários cursos importantes, como o de medicina, e foi ampliado através da atuação dos bons administradores da Fundação Padre Albino.  Saiba mais             A geminação de cidades tem objetivo de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, para que cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabeleçam laços de cooperação.             O Concelho de Celorico de Basto pertence ao distrito de Braga e está localizado no trecho médio do vale do Rio Tâmega, na transição entre o Minho e Trás-os-Montes. É um Concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à atividade agrícola, dominante até finais do século passado. É região montanhosa, com densas florestas, inúmeros vales e extensa rede de cursos de água.                  
Fundação Padre Albino
Publicado em 26/02/2019 por Mauro Assi

APROVADOS NO VESTIBULINHO DO SALA EXTRA DEVEM FAZER MATRÍCULAS NESTA QUARTA

O cursinho preparatório Sala Extra divulgou a lista de aprovados no seu vestibulinho/2019, que têm até esta quarta-feira (27) para fazer suas matrículas; neste ano serão oferecidas 40 vagas.             Totalmente gratuito e instalado no Câmpus Sede da UNIFIPA, o cursinho é dirigido a alunos ou ex-alunos do Ensino Médio da Rede Pública ou de bolsistas de escolas particulares, que pretendem prestar vestibulares. Os professores do Sala Extra são todos acadêmicos de Medicina da UNIFIPA e voluntários no projeto, que foi idealizado pelos próprios alunos, mais tarde encampado como uma das suas atividades de extensão à comunidade ao ser reconhecida a sua relevância social. O processo seletivo, realizado no dia 23 de fevereiro, às 14h00, no Câmpus Sede da UNIFIPA, teve a participação de 373 jovens, entre 16 e 18 anos. A prova única contou com 60 questões objetivas, com a duração de 3h30. As questões cobraram dos estudantes conhecimentos básicos de interpretação de texto e lógica e conteúdos de matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia e português. Segundo o acadêmico de Medicina e coordenador geral do projeto, Guilherme Guimarães, o vestibulinho 2019 foi realizado com sucesso. “Não houve nenhum imprevisto e as provas ocorreram conforme o esperado. Inovamos este ano e colocamos folha óptica de respostas. Assim, a correção foi mais rápida, assim como o resultado”. A lista de aprovados encontra-se no site e no Facebook do Sala Extra, bem como a prova e o gabarito. Os aprovados devem efetuar matrículas nesta quarta-feira (27), das 18h15 às 21h00, na sala de aula A7 do Câmpus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, em Catanduva-SP (Hospital Emílio Carlos). Fotos: Processo seletivo do Sala Extra e acadêmicos de Medicina, professores voluntários do cursinho.  
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 26/02/2019 por Mauro Assi

EGRESSOS MINISTRAM PALESTRA NA OAB DE CATANDUVA

          No dia 5 de fevereiro, os egressos do curso de Direito da UNIFIPA Alexander Rodrigues Sona e Drielly Rigotti Yamada ministraram palestra na Casa do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catanduva sobre "A assistência jurídica às pessoas em situação de rua".               De acordo com a docente do curso de Direito Drª Ana Paula Polacchini de Oliveira, o objetivo foi promover o acesso à informação e a divulgação sobre os direitos de cidadania dessa população. “O tema teve como base a apresentação do conteúdo desenvolvido no projeto de extensão sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da UNIFIPA, cujo subtema envolve a população em situação de rua”, explicou.               O evento aconteceu em parceria com a Associação e Rede de Cooperação Social (ARCOS) e foi presidida pelo Dr. Wagner Quadros, com a participação dos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua da OAB de Catanduva  Alexander R. Sona, Leila Renata R. Masteguin, Drielly Rigotti Yamada, Camila Cristina Valli, Letícia Caroline S. Borges da Costa, Vinícius Vieira, Ana Beatriz da Silva Cândido e Larissa S. Tessari.    
Direito
Publicado em 26/02/2019 por Mauro Assi

DOCENTE PARTICIPA DE ENCONTRO DE CIRURGIA VASCULAR

        O docente do curso de Medicina da UNIFIPA, Dr. Murillo Antonio Couto, participou no último dia 23 de fevereiro do 27º Encontro de Cirurgia Vascular do Serviço do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo.             De acordo com Dr. Murillo, no Encontro foram discutidos os avanços e perspectivas do tratamento do tromboembolismo venoso e doença vascular arterial e debatido o ensino da cirurgia vascular na Graduação e Residência Médica frente às novas matrizes curriculares.  Foto: Prof. Dr. Murillo Couto com o Prof. Dr. Bonno van Bellen, da Beneficência Portuguesa.  
Medicina
Publicado em 25/02/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DA ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZARAM PRÁTICAS DE ENSINO EM LABORATÓRIO

             No dia 11 de fevereiro, os alunos do curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA realizaram práticas de ensino no Laboratório de Microbiologia. Na aula, o Prof. Dr. Manzélio Cavazzana Júnior mostrou aos estudantes como realizar preparos com placas de Petri para crescimento de organismos. Segundo Cavazzana, a disciplina de Microbiologia e Biotecnologia Agrícola, na área de Ciências Agrárias, constrói o conhecimento dos alunos em identificar, isolar, classificar e realizar estudos com diferentes organismos na agricultura, podendo ser benéficos ou causadores de patologia em plantas.               “Os estudantes realizarão muitos estudos referentes às bactérias, fungos e diversos microorganismos, que contribuirão para o desenvolvimento das plantas, além disso desenvolverão projetos para solucionar e melhorar o desempenho de diversos vegetais e organismos fitopatogênicos”, contou.    
Agronomia
Publicado em 21/02/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DA ENGENHARIA AGRONÔMICA PARTICIPAM DE ENCONTRO DE PRODUTORES E DIA DE CAMPO DE AMENDOIM

           Os alunos de Engenharia Agronômica da UNIFIPA participaram do 10º Encontro de produtores e Dia de campo de amendoim no dia 12 de fevereiro, na Estação Experimental da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA) - Centro Norte, em Pindorama - SP. Os estudantes foram recepcionados pelos pesquisadores da APTA e organizadores do encontro.               De acordo com a docente Maria Izabela Ferreira, o evento contribuiu para a inserção dos alunos em vivências práticas e na interação com pesquisadores que trabalham com a cultura do amendoim. “Este encontro é interessante, pois todos puderam ter acesso a informações desde o aspecto do plantio à colheita, além da interação com empresas multinacionais do mercado agrícola para futuras participações do curso em pesquisa e extensão com a APTA e setores agrícolas”, contou a professora.    
Agronomia
Publicado em 21/02/2019 por Mauro Assi

ENGENHARIA AGRONÔMICA DESENVOLVE ATIVIDADES EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

       No dia 11 de fevereiro, os alunos da Engenharia Agronômica desenvolveram atividades no laboratório de informática com parâmetros de aplicação de estatística assistidas por planilhas.                Segundo o Prof. Nilson Mozas Olivares, “esta aula específica é de análise descritiva e dados qualitativos. Ela auxilia os alunos a deduzirem e interpretarem os dados em tabelas e gráficos, evidenciando a importância de compilá-los em estatística para futuras publicações em artigos científicos e trabalhos acadêmicos”.    
Agronomia
Publicado em 21/02/2019 por Mauro Assi

EDITORA PUBLICA ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

A Atena Editora publicou dois artigos científicos de docentes e egressas do curso de Enfermagem da UNIFIPA no e-book "Fundamentos de Enfermagem 3". O novo volume da obra é composto por 20 capítulos que abordam assuntos relacionados ao ambiente hospitalar e a dimensão do ensino na área enfatizada. De acordo com a coordenadora do curso, Profª Drª Maria Cláudia Parro, no terceiro volume do livro foram submetidos e aprovados para publicação os artigos "O processo de Enfermagem na Assistência à Síndrome de Ondine”, dos docentes Dr. João César Jacon, Drª Maria Cláudia Parro e egressas do curso Marcela Pereira de Sá e Roberta Bistafa e o artigo “Tutorial para elaboração de diagnósticos de Enfermagem: uma proposta educacional virtual", do Dr. João César Jacon e Drª Maria Cláudia Parro. O livro em versão eletrônica (e-book) já está disponível através do link: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Fundamentos-da-Enfermagem-3.pdf A Atena é uma editora especializada em publicação de relatórios pós doc, teses, dissertações, monografias, TCCs e artigos em todas as áreas do conhecimento.
Enfermagem
Publicado em 21/02/2019 por Mauro Assi

SALA EXTRA RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA

Cursinho pré-vestibular da Medicina UNIFIPA fará prova neste sábado  Termina nesta quinta-feira (21) o período de inscrições online para o processo seletivo do cursinho pré-vestibular gratuito Sala Extra, destinado a alunos da rede pública ou bolsistas de escolas particulares de Catanduva e região. Neste ano serão preenchidas 40 vagas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, mediante prova com sessenta questões no próximo sábado (23), às 14h00, no Câmpus Sede do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA. O projeto, realizado a 14 anos de forma voluntária por graduandos do curso de Medicina da UNIFIPA, oferece oportunidade de acesso à universidade para alunos de baixa renda por meio de aulas expositivas de preparação para os principais vestibulares do Brasil, além do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. A Turma 2018 do Sala Extra conquistou neste início de ano diversas vagas em universidades públicas do país através do Sistema de Seleção Unificada/SISU e vestibulares tradicionais, além de bolsas de estudos em faculdades particulares pelo ProUni. Até o momento, 14 alunos conseguiram excelentes notas e vagas em vestibulares e seleções disputadas de todo o país, como Universidade de São Paulo/USP; Universidade Estadual de São Paulo/UNESP; Universidade Estadual de Londrina/UEL e Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. O número de aprovações deve aumentar com novas chamadas da lista de espera das instituições. Outro destaque ficou por conta das notas de redação dos estudantes do cursinho na última edição do ENEM, com pontuações muito acima da média nacional. A aluna Giovanna Freitas de Lima, de 17 anos, obteve 920 pontos em sua redação, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. “Na rede pública de ensino, infelizmente, não há disciplina específica para Redação. No cursinho Sala Extra havia uma aula por semana de Redação, que durava cinquenta minutos. Além disso, era recomendado fazer pelo menos uma redação por semana, que seria corrigida pelo professor, o que garantia um tempo bem maior de contato com o assunto”, conta a estudante. Já em 2017/18 foram mais de 40 aprovações de alunos do cursinho. O universitário Iago Milani, de 19 anos, ingressante pelo ProUni em Propaganda e Marketing, conta a importância do cursinho para sua aprovação em uma faculdade de Araraquara. “As aulas do Sala Extra foram fundamentais para a minha aprovação; com elas acumulei uma bagagem vasta de conhecimento com reflexos positivos em minha vida acadêmica”. As aulas do cursinho acontecem no período noturno, das 19h às 22h40, no Câmpus sede da UNIFIPA, no Hospital Emílio Carlos, na Rua dos Estudantes, nº 225, Parque Iracema, Catanduva-SP. As inscrições para a prova devem ser feitas via site www.unifipa.com.br Toda a comunicação de gabarito, aprovados, lista de espera e convocações do processo seletivo de 2019 serão feitas pelo Facebook do projeto – Sala Extra Cursinho Preparatório https://www.facebook.com/CursinhoSalaExtra/     
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/02/2019 por Mauro Assi

MEDICINA INICIA TURMAS DE MENTORIA

           O curso de Medicina da UNIFIPA iniciou em fevereiro o Programa de Mentoria de 2019 para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries. Cada grupo terá um Mentor (médico experiente e atuante) e um Mentor Júnior (aluno da 6ª série). São 18 Mentores médicos e 25 Mentores alunos, totalizando 25 grupos de 12 a 15  alunos cada. Os Mentores Juniores são alunos do Internato, parceiros dos mentores médicos na realização dos encontros.               Segundo a coordenadora do programa, a psicóloga Adriana Pagan Tonon, os grupos se reúnem uma vez por mês e, nos encontros, os alunos são encorajados a refletir sobre a profissão e sobre si mesmos ao longo da formação médica. “Ninguém chega lá sozinho, ninguém chega lá sem aprender, ninguém aprende sozinho. É nisso que acreditamos”, disse Adriana.               As turmas iniciaram as atividades nos dias 19 e 26 de fevereiro e serão realizados oito encontros em 2019 para cada turma.  
Medicina
Publicado em 20/02/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA ESTUDA A OCORRÊNCIA DE HEPATITE D EM CATANDUVA

            Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite, caracterizada pela inflamação do fígado, vem ao longo dos anos acometendo milhares de pessoas ao redor do planeta. Em Catanduva, a situação não é diferente e preocupa agentes de saúde e pesquisadores, que decidiram aprofundar estudo com o objetivo de avaliar a ocorrência de Hepatite Delta em pacientes portadores de Hepatite B (HBV) na região. O projeto experimental de soroprevalência da Hepatite Delta foi desenvolvido e executado pelo curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA.             A Hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (HDV) e depende necessariamente da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. Ambas são contraídas por meio de relações sexuais desprotegidas, durante a gestação, parto ou a amamentação, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos etc.), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou na confecção de tatuagem e colocação de piercings.             A coinfecção ou superinfecção pelo vírus tipo “D” é ocorrência muito temida nas áreas onde a Hepatite tipo B é comum, como o caso de Catanduva, São José do Rio Preto e suas respectivas microrregiões, devido às altas taxas de migração, o que faz com que haja grande circulação e disseminação das mais variadas doenças e seus agentes etiológicos. No entanto, a doença ainda permanece sem grandes avaliações, controle e estudos efetivos de prevalência - número de casos da doença em populações específicas.             Desta forma, o curso de Biomedicina da UNIFIPA, com a coordenação da Profª Drª Nathália Maciel Maniezzo Stuchi, colaboração da Profª Drª Márcia Maria Costa Nunes Soares, do Instituto Adolfo Lutz, e participação dos alunos Cristiele Tamires Norvete, Graciela Monteiro Peres e Maria Eduarda Zotarelli desenvolveu a pesquisa que teve como objetivo avaliar a ocorrência de Hepatite Delta em pacientes portadores da doença. As avaliações foram feitas por meio de exames de carga viral do HBV realizados pelo Centro de Laboratório Regional Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto.             “Os pacientes, durante as visitas de rotina ao Ambulatório do Hospital Escola Emílio Carlos, foram devidamente informados sobre o projeto e com a apresentação de concordância em participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após o aceite, os pacientes colaboradores do projeto responderam a um questionário epidemiológico com questões para identificação de fatores e comportamentos de risco, bem como histórico de residência para identificação de possíveis rotas de transmissão”, detalha a pesquisadora e coordenadora do projeto, Profª Drª Nathália Stuchi.             De acordo com os dados coletados nas entrevistas realizadas com os pacientes participantes da pesquisa foi possível elencar fatores de risco aos quais aquela população estava exposta. “Ser hemofílico, ter recebido transfusão de sangue, utilizado drogas e bebidas alcoólicas e ter sido submetido a algum tipo de cirurgia são alguns dos fatores de alerta para a contaminação. Também é válido ressaltar que em relação ao uso de drogas houve cerca de 25% de taxa de compartilhamento de materiais, como seringa (cocaína injetável e tubo de cocaína inalada), e quanto a higiene, o uso compartilhado de kit de manicure, seringa de vidro e aparelho de barbear”, informam os pesquisadores.             Os pesquisadores ressaltam, também, que a população deste estudo se encontra em área de grande fluxo de migrações como, por exemplo, a vinda de trabalhadores de outras regiões do país para a colheita de cana-de-açúcar e laranja, culturas predominantes na região. Por isso, os pesquisadores vão aguardar o fim das análises para que se tenha certeza quanto à exposição dessa população ao vírus da Hepatite Delta para que se possa tomar medidas cabíveis e adequadas em relação à prevenção e conscientização da população, bem como repassar esses dados às autoridades em saúde competentes.             Para a pesquisa foram coletadas amostras de sangue, processadas e armazenadas, para os testes de rotina e também para sorologia de Hepatite Delta. De um total de 76 pacientes convocados para a pesquisa, apenas 73 concordaram (49 homens e 24 mulheres). Dentre os pacientes participantes, 60 já haviam tido suas amostras de sangue coletadas, enquanto 30 foram processadas e outras 30 aguardam a chegada do kit de ELISA para teste de Hepatite Delta. Os pacientes restantes, 13 no total, aguardam a convocação para a coleta do sangue. Os resultados, ainda parciais, apontam a não observação da presença do vírus tipo “D” nas primeiras mostras analisadas.             Segundo os pesquisadores, ao final do estudo, após a chegada de novo kit para finalização das análises, “espera-se identificar a ocorrência da Hepatite Delta em pacientes portadores de Hepatite B residentes no Noroeste Paulista e, assim, colaborar para a tomada de medidas preventivas, além de aprimorar o planejamento do tratamento nos serviços de saúde”.             O grupo vai redigir artigo científico, que será submetido a uma revista científica indexada, para que os dados fiquem disponíveis também nas bases de busca e possam auxiliar futuros trabalhos relacionados à epidemiologia das hepatites virais e mais especificamente sobre a Hepatite Delta.    
Biomedicina
Publicado em 19/02/2019 por Mauro Assi

PEDAGOGIA RECEBE NOVOS ALUNOS COM ATIVIDADES EMOCIONANTES E ENVOLVENTES

             “Foi muito emocionante e envolvente”, disse a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA, Profª Drª Silene Fontana, sobre a recepção aos calouros de 2019. Eles tiveram aula normal até o intervalo, assim como as outras turmas, e depois todos se dirigiram ao Complexo Esportivo, onde foram recepcionados pelos alunos veteranos com diversas atividades.               O segundo ano elaborou um filme com todas as atividades proporcionadas pelo curso em 2018; o terceiro ano apresentou o coral e as flautas e o quarto ano desenvolveu a Atividade do Abraço e a dos Laços, com dinâmicas para que as pessoas trocassem de pares e se abraçassem, sob o comando de música. Ao final, foi feita coreografia do “Tchut, tchue”, com os professores do curso à frente. Na saída todos receberam um marcador de página com mensagem motivacional e um bombom.  
Pedagogia
Publicado em 18/02/2019 por Mauro Assi
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA