AULA PRÁTICA DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS NA FARMÁCIA UNIFIPA

No último dia 21 de maio foi ministrada, pela coordenadora e docente do curso de Farmácia da Unifipa, Dra. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas, em período integral, no Campus Sede da Unifipa, aula prática do Curso livre Manipulação de formas farmacêuticas sólidas para alunos do curso de Farmácia e de outras instituições de ensino. Nessa aula os alunos manipularam sachês e cápsulas, aprenderam cálculos, sobre a Farmacotécnica e o controle de qualidade do produto final. O curso tem como objetivos discutir os conceitos relativos à elaboração, preparo e controle em processo de formas farmacêuticas sólidas, apresentar os equipamentos utilizados no seu preparo, discutir as características das embalagens utilizadas para seu envase e as especificações definidas para a manipulação. O curso tem modalidade e presencial e EAD.
Centro Universitário Padre AlbinoFarmácia
Publicado em 23/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA DE NEUROPSIQUIATRIA DA UNIFIPA FAMECA REALIZA VIII SIMPÓSIO DE CEFALEIA

No último dia 14 de maio foi realizado o VIII Simpósio de Cefaleia no Ypê Center Hotel em São José do Rio Preto, que contou com público de 100 pessoas, entre Residentes, estudantes de medicina, médicos fisiatras, clínicos, neurologistas, nutricionistas, entre outros. As palestras foram ministradas por neurologistas especialistas em cefaleia, psiquiatras e médica acupunturista. O simpósio, evento tradicional da Liga de Neuropsiquiatria da Unifipa/FAMECA e do Hospital de Base de São José do Rio Preto, também lembrou o Maio Bordô, mês de combate à cefaleia e foi organizado pela Dra. Eliana Meire Melhado, coordenadora do Comitê de Cefaleia na Mulher da Sociedade Brasileira de Cefaleia e docente de Neurologia e Semiologia da Unifipa/FAMECA e a Dra. Andressa Galego, médica neurologista do HB de Rio Preto. Presenças ilustres do professor Valdir Tognola, José Speciali, José Galego, Fábio Nazaré, Jerusa Alecrim, Dra. Laíse Valverde de M.M. Vieira, Dr. Caio Simione e Dr. Érico Kohl, que ministraram as palestras ao longo do dia.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 23/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

COORDENADOR DO CURSO DE BIOMEDICINA UNIFIPA SERÁ HOMENAGEADO COMO “BIOMÉDICO DO ANO” PELO CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA DA 1ª REGIÃO

No último dia 17 de maio o coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, recebeu ofício do presidente do CFBM (Conselho Federal de Biomedicina), Silvio José Cecchi, informando que será homenageado como Biomédico do Ano pelo Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região. Prof. Daniel foi reconhecido pelos relevantes trabalhos prestados no âmbito da Biomedicina e incentivo à categoria e receberá a homenagem durante o XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, V Congresso Internacional de Biomedicina e I Congresso Brasileiro de Biomedicina Estética que acontecerá entre 15 e 18 de junho, em Goiânia/GO. Segundo o CRBM, a seleção dos homenageados visa reconhecer os biomédicos que se destacam nas categorias profissional, influenciadores, coordenadores de cursos de Biomedicina e empresários da área.   A carreira Prof. Daniel contou que em 1997 resolveu cursar Biomedicina em Ribeirão Preto; foram 4 anos de muita dedicação. “Em 2000 finalizo o curso e ingresso no mestrado em Patologia Experimental e ao mesmo tempo consigo meu primeiro emprego na área da educação (ensino técnico em radiologia, enfermagem e farmácia e no ensino médio com as disciplinas de química e biologia). Em 2007 consigo entrar no ensino superior, também em Ribeirão, por onde fiquei até 2014. Neste mesmo ano recebi convite para assumir a disciplina de Patologia Geral na primeira turma de Biomedicina da UNIFIPA, onde consegui me estabelecer com ajuda dos cursos desta instituição. Em 2018 dou início ao doutorado na Escola Paulista (UNIFESP) e em 2019 assumo a coordenação do Biomedicina e por fim, em 2021, assumo a Delegacia Regional de Biomedicina do CRBM 1a Região - Unidade Catanduva”. Sobre sua indicação como Biomédico do Ano, Prof. Daniel disse que é preciso produzir resultados em extensão, pesquisa e educação, além de divulgar a profissão de Biomedicina. “Fui escolhido pelo Conselho Regional de Biomedicina da 1a Região com base nos diferenciais que o curso de Biomedicina oferece aos alunos”, ressaltou. A homenagem, para ele, trouxe um misto de sentimentos. “Felicidade e comprometimento, pois uma etapa concluída indica que daremos início à outra”, resumiu. Ele dedica essa conquista às suas famílias (pessoal e profissional - UNIFIPA). Para quem está começando na carreira Prof. Daniel aconselha: “Nunca desista de um sonho, pois o desistir faz você ficar cego para oportunidades”.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 20/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA REALIZA 2º MOVIMENTO E SAÚDE NO CONJUNTO ESPORTIVO ANUAR PACHÁ DIA 28 DE MAIO

O curso de Educação Física do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Catanduva e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (SMELT), promove no próximo dia 28 de maio a 2ª edição do "Movimento e Saúde”, das 9h às 12h, no “Conjunto Esportivo Anuar Pachá”. Com objetivo de divulgar diferentes modalidades esportivas e promover a prática de exercícios físicos para população serão promovidas várias práticas esportivas, como alongamento e ginástica, campeonatos de basquete e basquete 3, de futebol de campo, de tênis em duplas, de corrida de orientação, atletismo, voleibol, atividades de fitdance, zumba, lutas, slack line e atividades de recreação para as crianças. Durante o evento, professores e alunos do curso de Educação Física da UNIFIPA realizarão avaliações físicas para orientar a população a adotar hábitos mais saudáveis. Todas as atividades serão gratuitas. Responsável pelo evento, o Prof. Me. Igor Augusto Braz, coordenador do curso de Educação Física da UNIFIPA, diz que “as atividades serão coordenadas pelos professores do curso com auxílio dos estudantes e convida toda comunidade, sobretudo jovens do Ensino Médio e praticantes de exercícios físicos, a participarem”.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 20/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA DE FARMÁCIA DA UNIFIPA MINISTRA AOS ALUNOS DO CIDADÃO DO FUTURO

No último dia 13 de maio, os alunos da Liga Acadêmica de Farmácia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa levaram aos alunos do Programa Beneficente Cidadão do Futuro orientações importantes a respeito do uso racional de fármacos, dos riscos da automedicação e sobre o descarte correto de medicamentos. As atividades aconteceram durante o dia todo na sede do Programa, através dos alunos do 4º ano do curso de Farmácia e integrantes da Liga Acadêmica Lucas Sylvestre Silva, Ana Júlia Crocciari e Mariluce Depancrássio.
Centro Universitário Padre AlbinoFarmácia
Publicado em 19/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA MEDICINA/UNIFIPA REALIZA WORKSHOP

A Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Unifipa/FAMECA realizará neste dia 20 de maio seu primeiro “Workshop de PTGI (Patologia do trato genital inferior)”, de maneira presencial, aos alunos do curso. O evento será realizado em duas etapas, sendo a primeira na Sala de Ginástica, Danças e Lutas da Unifipa (Campus Sede), a partir das 19h30, com a palestra “Bases da Patologia do Trato Genital Inferior – Papanicolau e Colposcopia”, ministrada pelo Prof. Dr. Wladimyr Pedro Sestito, docente do curso de Medicina da Unifipa/FAMECA e responsável pelo Ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior do Hospital Emílio Carlos. Logo após, atividades práticas sobre o tema serão realizadas pelo palestrante e pela médica Dra. Tamires Maura Merlim, responsável pela Liga e Preceptora da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina/Unifipa/FAMECA. No sábado, 21, as atividades acontecerão no Anfiteatro Padre Albino, a partir das 9h, com duas palestras. A Dra. Celina Santaella Rosa, responsável técnica e proprietária do CITOPAT - Laboratório de Patologia Ltda., falará sobre “Bases da Citologia Cérvico Vaginal/Sistema de Bethesda” e na sequência a Profa. Dra. Andréa da Rocha Tristão, membro da Comissão Nacional Especializada/CNE/FEBRASGO em Doenças Infectocontagiosas, abordará o “Rastreamento do câncer de colo uterino – papel da citologia e biologia molecular”. Ao final os alunos poderão participar de mesa redonda para discutir os assuntos apresentados no dia. Para participar é só se inscrever no link https://forms.gle/ComYLCtb2wP7sWkM7 Haverá sorteio de brindes e emitido certificado para quem participou nos dois dias.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 19/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

MEDICINA UNIFIPA/FAMECA E HEC PROMOVEM 'DOCES SORRISOS'

A Liga de Pediatria do curso de Medicina da Unifipa/Fameca e o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Emílio Carlos promoveram a ação “Doces Sorrisos” no Ambulatório de Pediatria do hospital no dia 17 de maio. O objetivo foi proporcionar, através de pinturas e desenhos, a descontração das crianças que aguardavam atendimento médico, amenizando a ansiedade.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 19/05/2022 por Marcella Milani

COM MERCADO AQUECIDO E CARENTE DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS, UNIFIPA TRAZ O CURSO “EXPORTAÇÃO COMO OPÇÃO, APRENDA COMO FAZER”

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, em parceria com a ACE/ Associação Comercial e Empresarial de Catanduva, promove o curso livre de Administração “Exportação como opção, aprenda como fazer” totalmente online, com carga horária de 36 horas. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de maio, com previsão de início em 6 de junho. A grade contará com dois encontros semanais. Inicialmente a proposta é todas as segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 21h. Para se inscrever no curso é só acessar o link http://unifipa.com.br/site/cursoslivres/inscricao/?course=exportacao-como-opcao-aprenda-como-fazer O curso tem como público alvo alunos da Unifipa, estudantes de Administração, empresários do setor industrial e comercial, funcionários de empresas que exportam, importam ou que tenham a intenção de importar e exportar seus produtos. O objetivo é proporcionar conhecimentos variados sobre o tema comércio exterior, especificamente sobre exportação de forma prática e objetiva com a dissertação sobre cases variados. As aulas serão ministradas pelo professor Fábio Malheiros, pós-graduado em Comércio Exterior pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), MBA em Marketing Internacional pela ESPM/RJ (Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro) e consultor em Planejamento Estratégico. Com escassez de profissional na região e demanda crescente, Fábio fala sobre a importância desse curso oferecido pela Unifipa e ACE. “A cidade de Catanduva e toda a microrregião têm carência de profissionais com conhecimentos básicos em comércio exterior. Há grande oferta de vagas de emprego, mas dificuldades de contratação, ter conhecimentos básicos sobre o comércio internacional, além de aumentar as chances de empregabilidade estimulam os participantes a buscarem mais conhecimentos sobre o tema. Tendo em vista a vocação da cidade para exportação, esse curso poderá contribuir para aumentar as chances de empregabilidade em áreas de atuação que vão desde logística, pesquisa de marketing internacional, comercial, elaboração de documentação internacional e faturamento voltado para as operações de comércio exterior”. Mais informações pelo telefone 3311-3328.  
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 18/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

VIII SEMANA DA BIOMEDICINA SERÁ EM AGOSTO COM CONVIDADOS ESPECIAIS

No período de 3 a 5 de agosto próximo acontecerá, no Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, a VIII Semana da Biomedicina, sempre muito aguardada pelos alunos e docentes do curso. Ela será realizada em parceria com o CRBM1/Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região e APBM/Associação Paulista de Biomedicina. Na Semana, os mais renomados biomédicos do Brasil falarão sobre suas experiências na área e já estão confirmadas as presenças do Dr. Dácio Campos, presidente do CRBM1, e do Dr. Roberto Martins Figueiredo, conhecido como ‘Dr. Bactéria’. A organização é do coordenador do curso, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, que convida os acadêmicos de Biomedicina e biomédicos de Catanduva e região para participação. “Prepararem-se, pois neste ano a Semana da Biomedicina superará as expectativas”, afirma ele.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 18/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

PARA DESEMBARGADOR, SELO DA OAB TORNA O CURSO DE DIREITO UNIFIPA SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE TODA UMA REGIÃO

    CURSO DE DIREITO/UNIFIPA RECEBEU O DESEMBARGADOR DR. NARCISO ORLANDI NETO, REFERÊNCIA NACIONAL EM DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL     Dr. Narciso Orlandi Neto (Foto: Comunicação & Marketing FPA)   Um dos nomes mais importantes da atualidade na área Notarial e Registral (cartórios e tabeliões), Dr. Narciso Orlandi Neto esteve em Catanduva para ser homenageado e ministrar a aula inaugural do curso livre “Direito Notarial e Registral: Temas relevantes”, como parte das atividades de extensão e cursos livres de graduação em Direito da Unifipa. A aula aconteceu no dia 13 de maio, no campus São Francisco, com mais de 60 inscritos, entre graduandos e profissionais advogados.   Num momento de bate-papo antes da aula, o desembargador e juiz titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Capital falou sobre essa área tão promissora para quem busca a carreira jurídica de direito público. Dr. Narciso também é juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça. “Sempre vamos depender de um cartório na vida. Desde que nascemos, casamos, adquirimos algo, passamos algo, até quando morremos o cartório se faz presente. O meio jurídico precisa entender essas regras legais; saber instruir seus clientes sobre os direitos e deveres é primordial”, explica Dr. Narciso, que aponta que a carreira jurídica nesta área é de suma importância.   Perguntado sobre as diversas alternativas em que o Direito se faz prevalecer à necessidade do cliente, muitas vezes subtraindo a percepção cartorária em prol de um senso comum, o magistrado ponderou falando sobre o exemplo dos contratos particulares ‘de gaveta’, vício tão comum, principalmente em nossa região, com muita facilidade de financiamentos imobiliários. “Este tipo de prática jurídica existe para facilitar o repasse de um bem para outra pessoa, sem que exista os trâmites legais do ato, como a transferência da dívida e a matrícula no cartório. Para nós o bem ainda é da primeira pessoa; portanto, todas as eventuais demandas sobre o bem recaem nela”, alertou, citando um exemplo clássico: “Você está morando num imóvel repassado por meio de um contrato de gaveta (sem validade registral); se o proprietário por direito falece, seus dependentes mais próximos têm por direito requerer o bem como recebimento de herança, não tendo validade de posse nenhuma para o que estava no imóvel”.   O curso de Direito da Unifipa recebeu o ‘Selo OAB Recomenda’, indicador da Ordem dos Advogados do Brasil que assegura, juntamente com o Exame de Ordem, que a instituição forma profissionais do Direito devidamente capacitados para o exercício da profissão. Dr. Narciso comemorou a indicação. “A Ordem nunca distribui este Selo sem antes profunda investigação do curso, da instituição e dos seus graduandos. Portanto, a Unifipa e seu curso de Direito receberam não só uma indicação de que é uma boa faculdade, mas recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil um certificado de utilidade pública, pois daqui sairão profissionais com profunda bagagem jurídica para atuarem em todas as esferas, seja pública, privada e federal”.   O curso de Direito da Unifipa possui nota 4 de excelência no MEC (índice de 1 a 5), sendo um dos cursos privados da região com mais aprovações na OAB.   Narciso Orlandi Neto - Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, advogado, juiz titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Capital e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça. Conselheiro da Escola Paulista da Magistratura em dois biênios. Coordenador do Estágio dos Estudantes de Direito no Foro da Capital. Revisor da versão original das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça. Juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil (1987) e desembargador do Tribunal de Justiça (1999). Sócio do escritório Lobo e Orlandi Advogados. Assessor jurídico de cartórios de Registros Públicos e Tabelionatos. Professor do Centro de Extensão Universitária (Direito dos Contratos e Direito Notarial e Registral Imobiliário) e do Curso Marcato. Ex-assessor jurídico do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).    
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 17/05/2022 por Alan Gazola

LIGA DE CURATIVOS DA ENFERMAGEM UNIFIPA PLANEJA CARTILHA EDUCATIVA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE DE PINDORAMA

No último dia 11 de maio foi realizada reunião entre a Liga de Curativos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino e a Secretaria de Saúde de Pindorama, no Campus Sede da Unifipa, para o planejamento criativo de cartilha sobre a Prevenção de Lesão por Pressão. O objetivo dessa cartilha é levar informações claras e concisas através de linguagem de fácil entendimento, ações que minimizam os riscos de lesão por pressão, como cuidados com a pele, mobilidade e nutrição, orientando assim, pacientes e cuidadores. Os responsáveis pela cartilha são o Prof. Me. João Cesar Jacon, acadêmicos de Enfermagem e membros da Liga de Curativos e a enfermeira Cinthia Nisikawa de Moraes, egressa do curso de Enfermagem da UNIFIPA e responsável pela sala de tratamento de feridas complexas do município de Pindorama. Para o Prof. João Cesar Jacon, “a lesão por pressão causa grande impacto na vida social, econômica e na qualidade de vida dos pacientes, assim como custos para as instituições de saúde. Visando a prevenção desse evento, ressalta-se a importância da utilização de uma cartilha, que colabora na capacitação e orientação dos pacientes e cuidadores”.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagemEngenharia Agronômica
Publicado em 16/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

CURSO ECOTIN É REALIZADO NA UNIFIPA/FAMECA

Foto: Comunicação & Marketing FPA O curso faz parte do pacote de atividades em parceria com a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e tem como objetivo agregar conhecimento e especialidade sobre diversos assuntos na área médica.  Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio (sábado e domingo) o primeiro curso livre e de extensão oferecido para médicos e profissionais da saúde, o ECOTIN, que visa o ensino da sonografia, ecocardiografia, ultrasonografia pulmonar e dos acessos vasculares profundos, métodos muito mais seguros nas aplicações no paciente gravemente ferido. O curso faz parte do pacote de atividades em parceria com a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e tem como objetivo agregar conhecimento e especialidade sobre diversos assuntos na área médica. Com duração total de 16h, o curso teve 33 inscritos, sendo que, para obtenção do certificado, o aluno deve ter 75% de presença e obter nota igual ou maior do que 7,0 no pós-teste. “As grandes vantagens em trazer os cursos da AMIB para Catanduva são a redução de custos por já termos estrutura própria para atender as demandas, evitando assim o deslocamento para os grandes centros, e a possibilidade do parcelamento, através do boleto bancário, fazendo com que a pessoa interessada se programe com antecedência e realize todos os cursos para sua capacitação profissional”, salientou o Prof. Dr. Jorge Valiatti, coordenador do curso de medicina da Unifipa. Curso VENUTTI – dando continuidade à parceria está previsto para o segundo semestre a oferta do Curso VENUTI, que terá como objetivo o ensino sobre a ventilação mecânica de maneira segura em várias situações clínicas, com fundamentos do suporte ventilatório artificial e tratamento da insuficiência respiratória segundo as melhores evidências. As inscrições já estão abertas e com vagas limitadas. Inscrições e informações pelo telefone da Unifipa (17)3311-3328.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 16/05/2022 por Alan Gazola

DIREITO UNIFIPA INICIA CURSO LIVRE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL

O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa iniciou na última sexta-feira 13 de maio, as aulas do curso livre “Direito Notarial e Registral”, destinado a graduandos, egressos, profissionais da área e aos que atuam com atividade cartorária. A primeira aula foi “Alienação Fiduciária em Garantia”, com o homenageado do curso Prof. Dr. Narciso Orlandi Neto. Além da palestra do Prof. Dr. Narciso, os participantes também tiveram aula sobre o mesmo tema com o Prof. Me. Assuero Rodrigues Neto, oficial de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Palmares Paulista/SP e professor do Direito/Unifipa. No sábado, 14, o professor especialista Rafael Spínola Castro, do Tabelião de Notas de Ipiguá/SP, ministrou a aula “Tributação nas operações imobiliárias”. As aulas estão sendo aplicadas de maneira presencial e ao todo serão doze encontros, seguindo até 25 de junho, sempre às sextas-feiras, das 18h às 23h, e aos sábados das 8h às 13h, com duração de 5 horas por aula e carga horária de 60 horas. Os encontros são no Campus São Francisco, na Rua Seminário, 281, em Catanduva-SP e o próximo já está marcado para o próximo dia 20.   Homenageado O homenageado pelo curso, Dr. Narciso Orlandi Neto, é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, advogado, juiz titular da 1ª Vara de Registros Públicos da capital e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Conselheiro da Escola Paulista da Magistratura em dois biênios, coordenador do estágio dos estudantes de Direito no Foro da Capital, revisor da versão original das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça, juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil (1987) e desembargador do Tribunal de Justiça (1999), além de sócio do escritório Lobo e Orlandi Advogados, assessor jurídico de cartórios de Registros Públicos e Tabelionatos, professor do Centro de Extensão Universitária (Direito dos Contratos e Direito Notarial e Registral Imobiliário), professor do Curso Marcato e ex-assessor jurídico do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).  
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 16/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

MEDICINA INICIA EDUCAER 2022

Nos dias 14 e 17 de maio será realizado o EduCAER 2022 – Medicina Expedicionária & Humanitária, com palestras online e aula presencial. No dia 14 as palestras serão online, das 9h às 11h30 no período da manhã e das 14h às 17h no período da tarde. Os temas deste ano serão Medicina em Zona de Guerra, Medicina Expedicionária na Marinha Brasileira, Doenças relacionadas ao calor e Introdução à Medicina de áreas remotas. No dia 17 a aula será prática e presencial, com simulações relacionadas a situações de urgência e resgate, das 18h às 20h30, no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa. Será emitido certificado de 8 horas para os alunos que participarem. Segundo os organizadores do evento “a medicina vai muito além do dia-a-dia nos hospitais e clínicas que nós conhecemos; por isso, o CAER traz para o EduCAER 2022 profissionais que enfrentam desafios e que vivem uma prática médica mais humanizada e menos pragmática”. Maiores informações no Instagram @emilioribascaer.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 13/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ENFERMAGEM UNIFIPA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA PROFISSÃO COM PALESTRA E MESA REDONDA NO CAMPUS SEDE.

No último dia 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida no ano de 1820, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. Para comemorar esse dia especial o curso de enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa promoveu a “Semana da Enfermagem Unifipa 2022”, convidou graduandos de enfermagem, equipes, enfermeiros e egressos do curso para evento comemorativo na Sala de Ginástica e Dança do Campus Sede que foi apresentado pela professora do curso, Taís Pagliuco Barbosa. Representando a reitoria da Unifipa estiveram presentes a Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, juntamente com a Profa. Dra. Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica. Dra. Andreia parabenizou todos os profissionais, egressos e alunos de enfermagem e destacou a importância e os desafios da profissão para os próximos anos, “desafios esses que vocês, alunos, deverão se mostrar prontos para enfrentar sempre com muito profissionalismo, ética, dedicação e amor, itens tão sabiamente trabalhados pelos docentes do curso e que se tornam plenamente possíveis através da dedicação incondicional de vocês. Por isso espero que vocês aproveitem todo conteúdo apresentado pelos palestrantes nesta noite”, finalizou a pró-reitora. Abrindo os trabalhos a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Mª. Luciana Braz de Oliveira Paes, cumprimentou e agradeceu pela presença das pró-reitoras, ao apoio de sempre do reitor Dr. Nelson Jimenes, as autoridades presentes, docentes enfermeiros, colegas de profissão, e todos os estudantes. “Ver essa sala com tantas pessoas interessadas em adquirir conhecimentos nos dá esperança no futuro da Enfermagem. Hoje, 12 de maio, comemoramos o dia internacional em homenagem às nossas grandes precursoras, data de aniversário de Florence Nightingale, uma mulher nobre que deixou todo seu conforto para se dedicar, em plena guerra, ao início de uma profissão tão nobre quanto seu gesto, início da enfermagem moderna, e Ana Néri, enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares. Queridos amigos de profissão, é com muito orgulho que devemos comemorar esse dia, os grandes feitos pela enfermagem e a colaboração da ciência nos dias atuais e tantos outros feitos que são essenciais e proporcionando promoção, redenção e tratamento na saúde. Recentemente a pandemia mostrou ao mundo a importância dos profissionais de saúde e hoje vou me dirigir especificamente ao enfermeiro, que exerceu com responsabilidade sua profissão em condições de sobrecarga de trabalho e exaustão; portanto, assim como Florence, nosso reconhecimento eterno a esses profissionais. No ano que o tema escolhido pelo Conselho Federal de Enfermagem foi o foco nos avanços e nas conquistas, a profissão vence uma etapa na luta pelo piso salarial; portanto, nesta noite, em comemoração a este dia tão especial, convido todos os estudantes a embarcar nessa profissão com consciência de seus atos, de sua importância na sociedade quanto à ciência e saúde. Parabéns a todos”, finalizou Luciana. Após a fala da coordenadora, as bailarinas da escola de dança Alexandre Mendes fizeram homenagem aos enfermeiros e aos futuros enfermeiros com uma apresentação. Após a dança, a psicóloga Luciana Cristina Calza ministrou a palestra “Ser Enfermeiro (a) Nos Dias Atuais” fazendo reflexão sobre o mundo real e como ele pode nos assustar. “O enfermeiro cuida, mas em vários momentos ele precisa de cuidado; é preciso ter equilíbrio entre razão e emoção para que a profissão seja bem desenvolvida. Ser empático e se colocar no lugar do outro é essencial, mas sempre com equilíbrio e compaixão. Saber cuidar da dor do outro sem puxá-la para si; quem cuida precisa se cuidar e estar bem consigo mesmo”, complementou Luciana. Ao final da palestra, a psicóloga apresentou uma dinâmica aos alunos sobre auto avaliação, com notas de 0 a 10, e perguntou quanto os alunos estão se cuidando em relação à qualidade de vida. Explicou que a junção entre a saúde profissional, física, social, emocional, mental e espiritual contribui para uma vida com mais equilíbrio, estimulando assim o auto cuidado. Ao final foi realizada a “mesa redonda” “O perfil de liderança do enfermeiro sob as diferentes perspectivas”, entre participação da psicóloga Luciana Calza, a Profa. Mª. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem, a Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, o Prof. Me. João Cesar Jacon, Regina Pardin, enfermeira responsável técnica do Hospital Padre Albino, Rodrigo das Neves Cano, enfermeiro e Secretário da Saúde de Catanduva, Luís Ferraz, coordenador de Educação Permanente do Hospital Mahatma Gandhi. Eles discutiram o tema sob várias óticas nos dias atuais. Para fechar a noite foram entregues mimos aos convidados e sorteados vários brindes aos alunos em comemoração à data. Foram arrecadados cerca de 100 litros de leite, doados por alunos do curso de Enfermagem ao HCC (Hospital de Câncer de Catanduva).
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 13/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA DO CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA PROMOVE AÇÃO DE CUIDADOS COM AS MÃOS

No último dia 5 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Higienização das Mãos. Este dia é comemorado em ambientes de cuidado a saúde, como hospitais, clínicas, enfermarias, consultórios, entre outros. Em 2009 foi lançada a campanha global pela OMS (Organização Mundial de Saúde) “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, sendo celebrada anualmente sempre neste dia. Dados da OMS afirmam que lavar as mãos da forma correta evita em até 40% as infecções. Com essa preocupação, a Liga de Segurança do Paciente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizou a campanha "Segundos salvam vidas". Para essa campanha foi desenvolvida atividade educativa de conscientização sobre a higiene das mãos para os estudantes dos cursos noturnos da Unifipa. Os membros da Liga ficaram em uma das entradas do centro universitário, local escolhido por ter lavatório próximo, podendo assim ser realizada a ação de maneira prática, com a utilização da caixa pedagógica. Essa atividade de extensão foi desenvolvida pelos acadêmicos da Liga, sob orientação da Profa. Dra. Maristela Ap. Magri.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 12/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

MARCOS MURARI, DIRETOR DA COCAM, É O 2º CONVIDADO DO MENTORING UNIFIPA

Neste dia 9 de maio foi realizado o 2º Mentoring Unifipa Catanduva. O convidado foi o diretor administrativo da Cocam – Cia. de Café Solúvel e Derivados, Marcos Marcelo Murari, graduado pela UNESP de São José do Rio Preto na 1ª turma de Engenharia de Alimentos. A trajetória profissional de Murari começa em 1988 estagiando na Cocam. Em 1989, ano de sua formatura, iniciou as atividades naquela empresa como engenheiro trainee, atuando por 21 anos na área industrial, passando por funções como supervisão, engenharia de processos, gerência de P&D e gerência industrial. Nesse período foram várias especializações, destacando Gestão Empresarial pela FGV, Gestão de Produção pela UFSCAR e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Em 2009 foi convidado para a área administrativa da Cocam, onde está até hoje, atualmente como diretor administrativo. Em função dessa mudança de função veio a segunda graduação, Direito pela Unifipa, concluída em 2016. Marcos é casado, tem 55 anos, dois filhos e está há 33 anos na Cocam. Marcos começou a palestra falando um pouco de sua vida em sala de aula. Aluno do “fundão”, disse que foi o lugar onde mais gostou de estudar e que é muito importante para comunicação, onde as informações muitas vezes chegam cortadas, picadas, fazendo com que o aluno desenvolva melhor maneira de interação com o professor. Cumprimentou a esposa, Rita Murari, pela companhia de todos os anos e aconselhou os presentes sobre a importância de estabelecer laços, seja em casamentos, amizades ou empresas, sempre compartilhando momentos únicos entre si. Murari disse que sempre foi filho da escola pública, do qual se orgulha muito, dizendo que ela trouxe muita bagagem para sua vida, inclusive contribuindo para estar onde está. Ressaltou também a importância de entender os momentos de mudanças da empresa, a necessidade que a empresa está passando e estar preparado para quando chegar a hora de promoção na carreira. “Esperar acontecer para correr atrás nem sempre dá certo”, disse. Em sua vida sempre achou que tivesse nascido para ser engenheiro. Muito cartesiano e com olhar melhor para exatas, disse que seu pai queria que fosse advogado. Anos mais tarde passou no curso de Direito, realizando o desejo antigo do pai. “Quando senti essa necessidade de mudança, me preparei e entrei na função que precisava ser exercida”, conta Murari. O 2º Mentoring, apresentado pelo jornalista Cristiano Geraldi e organizado por Janaina Rogante Huck, da área de negócios da Unifipa, teve a presença dos cantores Martha Ocon e Gabriel Yanni Ocon animando o evento e contou com a participação do reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, Cristiane Procópio de Oliveira, diretora de Educação e vice-reitora, coordenadores dos cursos da instituição e colegas de trabalho do palestrante. Ao final foram entregues mimos para o palestrante e sua família.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoBiomedicinaDireitoEngenharia AgronômicaPedagogia
Publicado em 11/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA REALIZA VII JOGOS INTERCLASSES COM AÇÃO SOLIDÁRIA

A 7ª edição dos Jogos Interclasses da Educação Física “Prof. Raul Sebastião Figueiredo”/Unifipa/2022, organizado pelo curso de Educação Física entre os dias 02 e 06 de maio, foi realizado no Complexo Esportivo do Centro Universitário Padre Albino/ Unifipa. Cerca de 170 alunos do 1º ao 4º anos do Bacharelado e o 4º ano de Licenciatura disputaram as modalidades de basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo masculino e feminino, dança e circuito funcional misto. Também houve prova de cunho social que arrecadou 287 litros de leite para o HCC/Hospital de Câncer de Catanduva. Na abertura dos jogos houve apresentação artística cultural de dança pela Cia. Jovem Alexandre Mendes Ballet e do coreógrafo e bailarino Renan Rodrigues. A arbitragem foi realizada por egressos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura e contou com a participação de colaboradores do curso. O Prof. Me. Igor Braz, coordenador do curso de Educação Física da Unifipa, agradeceu alunos e professores pela brilhante participação e organização dos jogos, sobretudo pela doação de quase trezentas caixas de leite ao HCC. “Ano que vem tem mais e novidades estão à caminho”, completou o professor. Os campeões do VII Jogos Interclasses da Educação Física Unifipa 2022 foram: Atletismo feminino - 2º ano Atletismo masculino - 4º ano Licenciatura Voleibol feminino - 1º ano Voleibol masculino - 1º ano Tênis de mesa feminino - 4º ano Licenciatura Tênis de mesa masculino - 4º ano Licenciatura Handebol feminino - 1º ano Handebol masculino - 4º ano Bacharelado Xadrez feminino - 4º ano Licenciatura Xadrez masculino - 1º ano Futsal feminino - 4º ano Bacharelado/Licenciatura Futsal masculino - 4º ano Licenciatura Dança - 4º ano Bacharelado Circuito funcional - 1º ano Basquete masculino - 2º ano Basquete feminino - 4º ano Bacharelado/Licenciatura Arrecadação de leite 1º lugar – 4º ano Licenciatura Vice-campeão – 4º ano Bacharelado 3º colocado – 1º ano 4º colocado – 3º ano
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 11/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

TREINAMENTO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA COLABORADORES É DESTAQUE EM EMPRESAS DE CATANDUVA E REGIÃO

No auditório da Rede Central, em Catanduva, no último dia 6 de maio, foi realizado treinamento sobre “Inteligência Emocional” para os colaboradores do setor administrativo daquela empresa, ministrado pelo analista de T&D da Fundação Padre Albino Deniz Simiel. O projeto é parceria do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa com empresas de Catanduva e região. O objetivo é capacitar colaboradores sobre a importância da Inteligência Emocional para o sucesso pessoal e organizacional, desenvolvendo possíveis potencialidades de crescimento profissional, identificando e lidando com as emoções e sentimentos pessoais próprias e de outros indivíduos.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DE INGLÊS INSTRUMENTAL

EDITAL 12/2022 SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Medicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo às informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS   Disciplina: Inglês instrumental Requisito obrigatório: Graduação em Letras, licenciatura plena em português, inglês e respectivas literaturas                                    Especialização  pós graduação em metodologia de ensino de língua estrangeira                                                                                     Titulação mínima: Especialista                                                                         Vaga: 01(uma) para Docente com especialização em em metodologia de ensino de língua estrangeira.                                       B)     INSCRIÇÕES Período: 12 de maio de 2022.                                                                        Através do e-mail rh@padrealbino.com.br Para maiores informações (17) 3311-3235 falar com Daniela. Documentos: Enviar por e-mail, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)      CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória) e; III- Prova Didática (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 11 de Maio de 2022. Dr. Nelson Jimenes Reitor
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/05/2022 por Marcella Milani

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DE SOCIOLOGIA E CIDADANIA

EDITAL 13/2022 SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Medicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo às informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS   Disciplina: Sociologia e Cidadania Requisito obrigatório: Graduação em Ciências sociais e mestrado em sociologia.                                                                                        Especialização: Mestrado em Sociologia                                                        Titulação mínima: Mestrado                                                                              Vaga: 01(uma) para Docente com mestrado em sociologia.                                   B)     INSCRIÇÕES Período: 12 de maio de 2022.                                                                        Através do e-mail rh@padrealbino.com.br Para maiores informações (17) 3311-3235 falar com Daniela. Documentos: Enviar por e-mail, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)      CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória) e; III- Prova Didática (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 11 de Maio de 2022. Dr. Nelson Jimenes Reitor
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/05/2022 por Marcella Milani

CURSOS DA UNIFIPA LEVAM ATIVIDADES À SAEC EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES

No último dia 6 de maio, o Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participou do evento “Dia M” realizado na SAEC/Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva em comemoração ao Dia das Mães. As atividades aconteceram durante a tarde na sala de eventos da SAEC e contaram com a participação das colaboradoras da empresa que interagiram nas oficinas oferecidas por alunas e docentes da Unifipa. O curso de Farmácia, oficina de sais de banho, a Biomedicina, medição de glicemia e a Enfermagem aferição da pressão arterial.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEnfermagemFarmácia
Publicado em 11/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ENFERMAGEM UNIFIPA CONCLUI CURSO DE TRATAMENTO AVANÇADO POR USO DE LASER

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, finalizou, no último dia 7 de maio, o curso livre de “Tratamento avançado de feridas - uso de laser de baixa intensidade”, ministrado entre abril e maio de 2022 para enfermeiros e graduandos do curso. As aulas teóricas foram oferecidas online, o material disponibilizado através da plataforma Moodle e as aulas práticas de forma presencial para aplicação do laser. O curso foi organizado pela Profª Mª Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem, e ministrado pelo Prof. João Cesar Jacon e pelo coordenador do curso de Biomedicina Prof. Daniel Henrique Gonçalves. “Em breve novos cursos serão lançados”, disse Profa. Luciana.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 11/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ENFERMAGEM UNIFIPA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

Neste dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida no mesmo dia do ano de 1820, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. Para comemorar esee dia tão especial o curso de enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa promove a “Semana da Enfermagem Unifipa 2022”, convidando graduandos de enfermagem, equipes de enfermagem, enfermeiros e egressos do curso para evento comemorativo. Será uma noite com palestras, debates e mesa redonda na Sala de Ginastica e Dança do Campus Sede. As inscrições deverão ser feitas através do link https://forms.gle/gZk5JqmpCmobVYur7 e os alunos que participarem das palestras receberão certificado. Para assistir as palestras, além da inscrição, é necessário levar um litro de leite que será doado ao Hospital do Câncer de Catanduva. Abaixo segue o cronograma do evento. 19h30 - “Ser Enfermeiro(as) na atualidade”, com Luciana Cristina Calza de Carvalho. Psicóloga, Mestra em Saúde e Educação, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva e Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Aprimoramento em Psicologia da Saúde. 20h30 - Mesa redonda: O perfil de liderança do enfermeiro sob as diferentes perspectivas.  Coordenação e docentes do curso de Enfermagem, com Regina Pardin, Enfermeira responsável técnica do Hospital Padre Albino; Rodrigo das Neves Cano, enfermeiro e Secretário da Saúde de Catanduva, e Luís Ferraz, coordenador de Educação Permanente do Hospital Mahatma Gandhi.  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

NAP INICIA CURSO DE NIVELAMENTO EM LIBRAS

 No último dia 5 de maio, no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, foi iniciado o curso de Nivelamento em Libras para funcionários da instituição, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural – NAP. Com objetivo de permitir aproximação entre os falantes da Língua Portuguesa e a utilização da língua visual-gestual usada pelas comunidades surdas, as aulas foram ministradas pela Profa. Esp. Alda Nascimento Batista, membro de Apoio à Inclusão e Acessibilidade do NAP, dentro horário de trabalho dos colaboradores. No próximo dia 12 as aulas serão no Campus São Francisco às 15h, na sala 04 e ocorrerão todas as quintas-feiras, quinzenalmente, em cada Campus. O curso é organizado pela pró-reitora Acadêmica, Profa. Dra. Silene Fontana, juntamente com o Prof. Esp. José Cione Neto, coordenador do NAP.  Para a Profa. Silene, “o curso de nivelamento em libras é enriquecedor e de grande valorização ao colaborador por possibilitar que sua formação seja em seu horário de trabalho, atendendo os Valores e a Missão da Fundação Padre Albino”.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

PEDAGOGIA DA UNIFIPA REALIZA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA

Aconteceu no último dia 6 de maio, no Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, a Oficina Pedagógica de Matemática para Pedagogos, atividade da disciplina “Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca V: Alfabetização Matemática”. A oficina teve por objetivo apresentar aos alunos do 3º ano de Pedagogia uma forma mais natural de trabalhar com o ensino da matemática nas séries iniciais considerando a importância da matemática no desenvolvimento do raciocínio lógico e na compreensão de fenômenos matemáticos em situações cotidianas das crianças. A oficina pretendeu oportunizar aos alunos vivências relacionadas a metodologias que permitam às crianças esse aprendizado. Ministrada pela Profa. Me. Rita Murari, engenheira de alimentos e pedagoga, a escolha do dia 6 de maio deu-se em virtude de que, no Brasil, a data é dedicada à comemoração do Dia Nacional da Matemática, além de homenagear Júlio César de Mello e Sousa, conhecido por Malba Tahan, grande escritor, matemático e educador brasileiro.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 09/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA REALIZA 1º MOVIMENTO E SAÚDE; PRÓXIMO SERÁ EM JUNHO

No último sábado, 7 de maio, no Parque Esportivo do Aeroporto, os cursos de Educação Física, Pedagogia e Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa promoveram a 1ª edição do “Movimento e Saúde”, com apoio da Prefeitura de Catanduva e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município. O evento teve por objetivo divulgar diferentes modalidades esportivas, além de promover a prática de exercícios físicos para população, com a realização de várias atividades ao ar livre, como ginástica e dança, conduzida pelo docente do curso de Educação Física Prof. Me. Alexandre Mendes; treinamento e exercícios de lutas, com o lutador e egresso do curso de Educação Física Prof. Jorge Cyborg, e aulas de basquete 3, com o egresso Prof. Caio Barreto, que inclusive ressaltou a importância da modalidade esportiva, que estreará nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Além do curso de Educação Física da Unifipa, o curso de Pedagogia realizou atividades de recreação com as crianças presentes e o curso de Biomedicina exames de glicemia. O Grupo de Escoteiros de Catanduva também participou. Todas as atividades foram gratuitas. A segunda edição será em junho.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaPedagogia
Publicado em 09/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

DIREITO UNIFIPA LEVA A PALESTRA “DIREITO À FELICIDADE” PARA ALUNOS DA PEDAGOGIA

No último dia 29 de abril, alunos do 1º ao 3º ano do curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa assistiram à palestra “Direito à Felicidade: ensino de habilidades interpessoais”, ministrada no Campus Sede pelo grupo de extensão “Controle social dos gastos públicos” do curso de Direito da Unifipa, sob coordenação da Profa. Ivana Mussi Gabriel. Os palestrantes abordaram questões relacionadas aos casos julgados de repercussão nos tribunais superiores a respeito da temática do direito à felicidade. A parceria entre os cursos de Pedagogia e Direito oportunizou a troca de conhecimentos de forma interdisciplinar, trazendo à discussão questões que afetam a sociedade atual, com foco na garantia dos direitos fundamentais do ser humano e sua relação com o direito à felicidade, permitindo aos estudantes refletir sobre aspectos inerentes à atuação profissional dos pedagogos em diferentes contextos, especialmente nos espaços escolares. A Profa. Dra. Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica da Unifipa, docentes do curso de Pedagogia e a coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, também assistiram à palestra.
Centro Universitário Padre AlbinoDireitoPedagogia
Publicado em 06/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA UNIFIPA ASSISTEM PALESTRA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CATANDUVA

No último sábado, 30 de abril, a Liga Acadêmica de Farmácia recebeu a visita do secretário de Saúde de Catanduva, Rodrigo das Neves Cano, no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, onde ele ministrou a palestra "Gestão em Saúde Pública - Um relato de experiência" para alunos do curso. "Considero muito importante que o aluno tenha esse contato com gestores da saúde pública desde cedo e que aprenda com seus relatos de vida, com os desafios e com as realizações implantadas para servir como inspiração e incentivar a ser um profissional diferenciado quando se formar", disse a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas.
Centro Universitário Padre AlbinoFarmácia
Publicado em 05/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

GESTORA DE RH PALESTRA SOBRE MERCADO DE TRABALHO PARA ALUNOS DE FARMÁCIA

Dia 03 de maio, no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, a gestora de Recursos Humanos Melina Garcia, psicóloga com pós-graduação em Administração Estratégica de Recursos Humanos, ministrou palestra para os alunos da graduação do curso de Farmácia. Na palestra, Melina abordou desde a atuação do farmacêutico na indústria de produção de fármacos até as oportunidades de desenvolvimento de carreira para alunos que almejam ingressar na área como estagiários, colaboradores ou no controle de qualidade do setor de assuntos regulatórios da empresa. “Gosto de pensar como posso transformar a experiência das pessoas que estão do meu lado em situações de maior valor e impacto. Me inspira observar seu desenvolvimento e consequentemente sua satisfação pessoal, que são resultado do seu autoconhecimento e o sucesso de suas ações. É possível aprender com a experiência de quem contrata colaboradores para a indústria farmacêutica, abrindo mentes e sonhos dos estudantes, mostrando-lhes o quanto essa grande oportunidade é possível”, disse Melina Garcia.  
Centro Universitário Padre AlbinoFarmácia
Publicado em 05/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ALUNOS DE ENFERMAGEM REALIZAM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS

No último dia 3 de maio, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizaram ação de educação em saúde sobre a importância da lavagem das mãos para prevenção de doenças na EMEI Profa. Darci Helena Delgado Januário. As atividades tiveram como objetivo ensinar e orientar de forma lúdica as crianças sobre a lavagem das mãos e sua importância na prevenção de doenças desde a infância. Vídeos educativos foram exibidos, assim como dadas orientações técnicas adequadas para higienização das mãos. Posteriormente, os alunos foram encaminhados ao lavatório para lavagem das mãos de maneira prática. No encerramento das atividades foram fornecidos frasquinhos de álcool em gel e sabonete líquido para as crianças levarem para casa. Responsáveis pela ação, as docentes Profa. Me. Ana Paula de Vechi Corrêa e Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin em março realizaram a mesma atividade na EMEI Carlos Alberto Spina. “A correta higienização das mãos é medida extremamente importante para evitar a disseminação de certas doenças no atual cenário pandêmico, como a Covid-19. Ao desenvolver as atividades lúdicas, as crianças já começam a tomar consciência da importância da higienização das mãos na prevenção de doenças e estimulamos a reflexão sobre os benefícios dos hábitos de higiene”, ressalta a Profa. Ana Paula.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 05/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA DA MEDICINA UNIFIPA PROMOVE CAMPANHA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ÁLCOOL EM ESCOLA DE CATANDUVA

No último dia 4 de maio, para alunos do Ensino Fundamental do Colégio São Mateus, em Catanduva, foi promovida a “Campanha de Prevenção dos Acidentes com Álcool”, organizada pela Liga de Cirurgia Plástica do curso de Medicina da UNIFIPA. A campanha teve a participação dos trinta alunos membros da Liga, além de doze alunos do primeiro ano do curso de medicina que se inscreveram em edital disponibilizado previamente e sem custos. O objetivo foi ilustrar os inúmeros acidentes com álcool que ainda ocorrem e acometem crianças e adolescentes. Em razão desse fato, a Liga tomou a iniciativa de realizar a campanha para conscientização, com informações referentes ao perigo da utilização do álcool no ambiente doméstico, visando, assim, diminuir os índices de acidente com rastreamento, prevenção de mortalidade, morbidade e promoção de saúde na comunidade. A campanha foi organizada pela diretoria 2022 da Liga e contou com a participação de Marina Batistela, presidente discente; João Felipe Pissolito, vice-presidente discente; João Pedro Nogueira, diretor de marketing; Saulo Rubens, diretor científico; Maria Júlia Andrade, secretária, e Laura Michel Pires, tesoureira, que agradeceram os professores e a coordenação do Colégio São Mateus pela recepção e disponibilidade no colégio.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 05/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

EGRESSA DA UNIFIPA É ENTREVISTADA PELA REVISTA DO BIOMÉDICO

Egressa do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, biomédica habilitada em Genética, com especialização em Nutrigenética e Nutrigenômica, Dra. Caroline Procópio de Oliveira foi entrevistada pela renomada Revista do Biomédico, edição 139. Nesta edição, a Revista do Biomédico abriu espaço para áreas de atuação pouco conhecidas pela maioria dos profissionais, como a Nutrigenética e a Nutrigenômica, que aliam a alimentação e a genética como formas de prevenção a doenças. A área contribui com amplas possibilidades de formação oferecidas ao profissional biomédico, da original pesquisa e docência, passando pelas análises clínicas, estética, imagenologia, acupuntura e outras dezenas de atuações. A capacitação do profissional se encontra nos serviços de saúde com uma série de oportunidades para o ingresso, desenvolvimento e crescimento na carreira. Dra. Caroline explica que “prevenir é melhor do que remediar, ainda mais quando se trata da nossa vida. Por isso, sabendo do poder medicinal de diversos alimentos, a ciência nutricional a cada dia aperfeiçoa seus estudos e pesquisas para conseguir antecipar qualquer ação ofensiva e prejudicial à saúde. Essa é a premissa da Nutrigenética e Nutrigenômica que, através da elaboração de uma alimentação saudável e personalizada, aponta e oferece meios para reparar possíveis problemas futuros”, finaliza Caroline.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 04/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

DIREITO UNIFIPA PROMOVE PALESTRA SOBRE DIREITOS HUMANOS EM JUNHO

No próximo dia 1º de junho, quarta-feira, o Dr. Álvaro de Azevedo Gonzaga ministrará palestra sobre Direito Antidiscriminatório para alunos do curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, no Campus São Francisco. O objetivo do debate é construir essa dimensão antidiscriminatória contra a discriminação. Para enfatizar o assunto, Dr. Álvaro menciona Ângela Davis: ”Não basta não ser racista; é preciso ser antirracista”; não basta dizer “eu não discrimino as pessoas”, tenho que ser contra quem discrimina as pessoas, os discriminadores”, completa. O evento é organizado pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, e pela Profa. Me. Dra. Ivana Mussi Gabriel, que convidam os alunos do curso, egressos e todos aqueles que visam defender direitos humanos. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer a 2ª edição do livro “Decolonialismo Indígena”, do Dr. Álvaro, que tem prefácio do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, e que acaba de ser traduzido para o inglês e publicado em diversos países do mundo. Dr. Álvaro de Azevedo Gonzaga é pós-doutor em História dos povos indígenas pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); livre-docente em Filosofia do Direito pela PUC-SP, pós-doutor em História das Ideias Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos – Direito, Política, História e Comunicação pela Universidade de Coimbra, doutor, mestre e graduado em Direito pela PUC-SP, graduado em Filosofia pela USP, professor de graduação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito (PPGD) da PUC-SP, tanto no mestrado quanto no doutorado.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 04/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

HPA E UNIFIPA PROMOVEM AÇÃO DO DIA DAS MÃES

O projeto Humanizarte do curso de Medicina da Unifipa/Fameca, através da Liga de Dermatologia, realizou ação comemorativa do Dia das Mães no Hospital Padre Albino no dia 27 de abril. Com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização do HPA, as colaboradoras mães participaram de atividade de cuidados pessoais e receberam kit para mãos e unhas.   Também participaram da ação o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e o setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.
Hospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/05/2022 por Marcella Milani

EQUIPE CANTHINA VENCE O 1º TORNEIO DE FUTSAL DO TRABALHADOR UNIFIPA

No último domingo, 1º de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizou o 1º Torneio de Futsal do Trabalhador. O evento reuniu alunos, egressos e comunidade nas quadras poliesportivas do Campus Sede. Oito empresas de Catanduva participaram do torneio - Rede Central, Canthina, WT Esportes, Espetaria Romani, Colchões Castor, Usinil, Padre Albino Saúde e WR Engenharia. O torneio foi organizado por Alessandro Pirota e Janaína Rogante Huck, da área de negócios, e teve público maior que o esperado, com grande receptividade das torcidas quando seus times estavam em quadra.  As partidas tiveram início às 8 horas, com os confrontos Rede Central x Canthina, WT Esportes x Espetinho Romani, Colchões Castor x Usinil e Padre Albino Saúde x WR Engenharia. Para as semifinais avançaram Canthina, Usinil, Espetinho Romani e WR Engenharia. As equipes Canthina e Espetinho Romani venceram seus duelos e avançaram para final. Na decisão do terceiro lugar a Usinil venceu a WR Engenharia e na final a Canthina venceu a Espetinho Romani sagrando-se campeã.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 03/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

PEDAGOGIA UNIFIPA PARTICIPA DO EVENTO “UM DIA DIVERTIDO NO BOSQUE” EM CONSCIENTIZAÇÃO AO TEA

No último dia 24 de abril foi realizado o evento “Um dia divertido no Bosque” no Bosque Municipal de Catanduva em comemoração ao mês de Conscientização do Autismo. O passeio foi organizado pelo Grupo de Mães TEA, que integrou as várias ações do Abril Azul, mês de conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista). O evento teve como objetivo conscientizar a população do município acerca da realidade das pessoas portadoras do transtorno, difundindo informações sobre o autismo, com vistas a reduzir discriminação e preconceito. O curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participou com alunos do 1º ano, acompanhados pela Profª Lidiane Ferrari Botteon, monitorando atividades sensoriais junto às crianças e seus familiares.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 03/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA CELEBRA “MISSA DO CADÁVER”

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa celebrou neste dia 2 de maio a Missa do Cadáver no Laboratório de Anatomia do Campus Sede. Essa missa presta homenagem e respeito aos cadáveres utilizados por alunos e professores durante as aulas sendo celebrada há mais de 30 anos por iniciativa do Prof. Neder Abdo, ex-docente e hoje organizada por sua filha, a Profª Drª Cibelle Rocha Abdo, também docente da UNIFIPA. Neste ano a missa foi celebrada pelo Pe. Weisller Jefferson dos Santos, da paróquia de Elisiário, e pelo Capelão dos hospitais da Fundação Padre Albino, Pe. Francisco Adão da Silva.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemMedicina
Publicado em 03/05/2022 por Luiz Felicio Chaves

ÚNICO DA REGIÃO, CURSO DE DIREITO DA UNIFIPA RECEBE SELO DE QUALIDADE OAB RECOMENDA 2022

Recentemente, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa ganhou reconhecimento para poucos - o Selo de Qualidade OAB Recomenda 2022. Esta avaliação acontece a cada três anos e conta com exigências rigorosas de aferição de qualidade. O critério para conquista desse selo é o desempenho do aluno no exame do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e nas últimas cinco provas do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O reconhecimento veio através da 7ª Edição do Selo OAB, com a intenção de colaborar com a formação de advogados. Toda vez que um curso de Direito é criado, a OAB envia ao MEC (Ministério da Educação) parecer sobre o curso, que precisa estar alinhado com padrões de qualidade estabelecidos. Entre quase dois mil cursos do país, o curso de Direito da Unifipa ficou entre os melhores, sendo apenas 23 no Estado de São Paulo e o único nesta macrorregião. Segundo dados do Ministério da Educação há mais de 350 cursos de Direito em funcionamento no Estado de São Paulo; isso significa que apenas 6,4% tiveram essa qualidade atestada pela OAB. “Com um mercado cada vez mais exigente, que busca constantemente seus diferenciais, este selo demonstra comprometimento das instituições universitárias com seus alunos, trabalhando em sincronia para obterem resultados positivos e podendo ser reconhecidos nacionalmente e publicamente por órgãos de créditos como a OAB, fazendo grande diferença em relação às demais universidades do país e ao mercado de trabalho”, disse o coordenador do curso de Direito da Unifipa, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi. Para ele, "a outorga do Selo de Qualidade pela OAB ao curso de Direito da Fundação Padre Albino/UNIFIPA coroa a incansável dedicação comprometida aos estudos do Direito, desenvolvidas com amor e entusiasmo pelos estudantes e professores, com total amparo institucional”.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 29/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

DIREITO UNIFIPA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO LIVRE ‘DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL’

O curso de Direito da Unifipa está com inscrições abertas para o curso livre ‘Direito Notarial e Registral’ destinado a graduandos, egressos, profissionais da área do direito e os que atuam com atividade cartorária. As aulas serão de maneira presencial e terão início no próximo dia 13 de maio, com doze encontros no total, até o dia 25 de junho, sempre às sextas-feiras, das 18h às 23h e aos sábados das 8h às 13h, com duração de 5 horas por aula e carga horária de 60 horas. As aulas serão no Campus São Francisco, na Rua Seminário, 281, em Catanduva. Cronograma das aulas Sexta - 13/05 Alienação Fiduciária em Garantia Professor Dr. Narciso Orlandi Neto - Desembargador Aposentado TJ/SP – Advogado. Professor Mestre Assuero Rodrigues Neto - Oficial de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Palmares Paulista/SP e Professor de Direito da Unifipa. Sábado – 14/05 Tributação nas operações imobiliárias Professor Especialista Rafael Spínola Castro – Tabelião de Tabelião de Notas de Ipiguá/SP. Sexta – 20/05 Ata notarial como meio de prova Professor Especialista Douglas Gavazzi – Substituto do 2º Tabelião de Tabelião de São Paulo – Capital. Sábado – 21/05 Os serviços extrajudiciais como ferramentas para solução de conflitos e prevenção de litígios Professor Mestre Gustavo Canheu - Oficial de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Ibirá/SP – Professor de Direito da Unifipa. Sexta – 27/05 Usucapião extrajudicial Professor Especialista Arthur Del Guércio Neto – Tabelião de Tabelião de Notas e Protestos de Letras e Títulos de Itaquaquecetuba/SP. Professor Mestre Alexandre Gomes de Pinho – Primeiro Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Catanduva/SP. Sábado – 28/05 Regularização Fundiária Professor Especialista Dr. Renato Góes – Advogado e consultor em Regularização Fidunciária. Sexta – 03/06 Testamento público, partilha em vida e planejamento sucessório Professor Mestre Rafael Cimino – 3º Tabelião de Tabelião de Notas e de Protestos de Letras e Títulos de São Vicente/SP. Sábado – 04/06 Sucessão, Inventário e Partilha Extrajudicial (Temas Polêmicos). Professor Especialista João Massoneto – Substituto do Tabelião de Tabelião de Notas e de Protestos de Letras e Títulos de Monte Azul Paulista/SP. Sexta – 10/06 Loteamento e desmembramento Professor Especialista Dr. José Luiz Germano – Desembargador Aposentado TJ/SP e Segundo Oficial de Registro de Imóveis de Cianorte/SP. Professor Mestre Dr. Gustavo Favaro Arruda – Ex-juiz do TJ/RJ, Primeiro Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas e de Pessoas Naturais da Comarca de Aguaí/SP. Sábado – 11/06 Operações sobre imóveis rurais Professor Mestre Dr. Gustavo Favaro Arruda – Ex-juiz do TJ/RJ, Primeiro Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas e de Pessoas Naturais da Comarca de Aguaí/SP. Sexta – 24/06 Incorporação imobiliária, instituição de condomínio e time sharing Professor Dr. Hélio Lobo Junior – Desembargador TJ/SP e Advogado Professor Mestre Assuero Rodrigues Neto - Oficial de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Palmares Paulista/SP e Professor de Direito da Unifipa. Sábado – 25/06 Retificação no registro de imóveis Professor Mestre Alexandre Gomes de Pinho - Primeiro Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Catanduva/SP. As inscrições podem ser feitas pelo site http://unifipa.com.br/site/cursoslivres/inscricao/?course=dd292ca920b54dd717dcc44db9371a7d
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 27/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

TORNEIO DE FUTSAL DO TRABALHADOR UNIFIPA É DESTAQUE NO FERIADO

No próximo dia 1º de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Centro Universitário Padre Albino/Unifipa convida alunos, egressos e a comunidade para o Torneio de Futsal do Trabalhador Unifipa, que será realizado nas quadras poliesportivas do Campus Sede. Oito empresas de Catanduva foram inscritas no torneio, que é organizado por Alessandro Pirota e Janaína Rogante Huck, da área de negócios da Unifipa; a equipe de arbitragem é composta pelos alunos do curso de Educação Física, orientados pelo Prof. Marcus Seixas e pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Braz. Os jogos começam a partir das 8h e são abertos ao público. A cantina local funcionará normalmente para atender aos atletas, familiares e visitantes. O sorteio dos confrontos foi realizado no último dia 25 de abril, quando foram definidas as primeiras disputas - Rede Central x Canthina, WT Esportes x Espetaria Romani, Colchões Castor x Usinil e Padre Albino Saúde x WR Engenharia.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 27/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA REALIZA “MOVIMENTO E SAÚDE” EM MAIO NO PARQUE ESPORTIVO DO AEROPORTO

O curso de Educação Física do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Catanduva e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, promove no dia 7 de maio, das 9 às 11h30, o evento "Movimento e Saúde”, que tem como objetivo divulgar diferentes modalidades esportivas e promover a prática de exercícios físicos para população. As atividades acontecerão no “Parque Esportivo do Aeroporto”, que inclui as duas quadras poliesportivas, os dois paredões de tênis, a quadra de tênis e a quadra de areia. Além disso, a Guarda Civil Municipal fará a segurança e a Prefeitura Municipal de Catanduva fornecerá água e alimentos com fontes de energia para os participantes que estiverem praticando atividades físicas. Haverá atividades de recreação para as crianças e campeonato de tênis em duplas. A UNIFIPA vai levar estrutura de som, palco e os monitores das atividades. Durante o evento, professores e alunos do curso de Educação Física da UNIFIPA realizarão avaliações físicas para motivar a população a adotar hábitos mais saudáveis. Responsável pelo evento, Prof. Me. Igor Augusto Braz, coordenador do curso de Educação Física da UNIFIPA, diz que “as atividades serão gratuitas e coordenadas por professores de educação Física, com o auxílio dos estudantes do curso”. As atividades programadas são: 9:00h - Abertura com alongamento e ginástica; 9:15h – Basquete; 9:30h – Fitdance; 9:30h – Beach Soccer; 10:30h – Demonstração de exercícios de lutas; 10:30h – Slack Line; 11:30h – Encerramento.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 22/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

ACADEMIA DA UNIFIPA RETOMA ATIVIDADES EM MAIO; INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa está com ótima novidade para os adeptos da malhação que querem levar vida mais saudável através da atividade física. A academia irá reabrir a partir de maio, com funcionamento das 10h às 14h e das 15h às 19h. Os alunos e colaboradores que quiserem aproveitar esta oportunidade, gratuitamente, precisam fazer cadastro na própria academia nos horários de funcionamento e aguardar a disponibilidade de horários. As inscrições já estão sendo feitas de maneira presencial até o dia 29 de abril e o início das atividades está previsto para o próximo dia 2 de maio.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 20/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA IRÁ PROMOVER GINCANA SOLIDÁRIA EM 2022

A ser definida durante este ano, a Gincana Solidária: “Somos fortes, quando estamos juntos” está sendo organizada pelo coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Igor Augusto Braz, e docentes da disciplina. A gincana acontecerá em quatro etapas, quando os alunos dos cursos da UNIFIPA serão divididos pelo ano em que estão matriculados em seus respectivos cursos. A primeira etapa será com alunos do primeiro ano; a segunda com alunos do segundo ano; a terceira com alunos do terceiro ano e a quarta com alunos do quarto ano. Ao chegarem à quadra poliesportiva da instituição eles receberão fita de identificação das equipes nas quais serão integrantes. A primeira atividade visa socialização, integração e congratulação; na segunda o tema será cooperação, solidariedade e união; na terceira “Identidade visual”; na quarta “Fantasia humana”; na quinta os alunos participarão de um “Mosaico” e de “Gincana na rede”, na sexta o tema será “Nossa equipe é multishow”, a sétima abordará “Interação do Bem” e a oitava será um “Até breve”.             “A gincana proporcionará aos alunos dos cursos da Unifipa a possibilidade de participação, socialização, compartilhamento, criatividade e formação nos conceitos e valores que devem nortear a vida universitária e cotidiana”, disse Prof. Igor. Para ele, ainda, “visa promover sociabilidade, protagonismo universitário, integração entre alunos, formação de lideranças, solidariedade e responsabilidade social, contribuindo também para o desenvolvimento das capacidades morais, intelectuais, sociais e desenvolvimento de ações cooperativas em grupo”.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 20/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

NAP INICIA CURSO DE NIVELAMENTO EM LIBRAS NO PRÓXIMO MÊS

No próximo dia 5 de maio será iniciado, no Campus Sede do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, o Curso de nivelamento em Libras para funcionários da instituição, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural – NAP. O objetivo é permitir aproximação entre os falantes da Língua Portuguesa e a utilização da língua visual-gestual usada pelas comunidades surdas. As aulas terão início às 15 horas na sala 18. No Campus São Francisco as atividades terão início no dia 12 de maio, às 15h, na sala 04 e ocorrerão todas as quintas-feiras, quinzenalmente, em cada Campus. Caso haja interesse de algum funcionário em participar das aulas será necessário entrar no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd69VNxUqZ4iEdfVxoiFhYeyPsBSe8dZ2uSHxN9sDoWMF5FIA/viewform?usp=pp_url. As inscrições vão até o dia 04 de maio próximo e o curso é organizado pela pró-reitora Acadêmica, Profa. Dra. Silene Fontana, juntamente com o Prof. Esp. José Cione Neto, coordenador do NAP. As aulas serão ministradas pela Profa. Esp. Alda Nascimento Batista, membro de Apoio à Inclusão e Acessibilidade do NAP.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

Os alunos das ligas acadêmicas do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participaram junto ao setor de Medicina do Trabalho da campanha de vacinação contra a Influenza para os colaboradores dos hospitais da Fundação Padre Albino. A vacinação no Hospital Emilio Carlos ocorreu nos dias 7 e 8 de abril e no Hospital Padre Albino entre os dias 11 e 12 de abril. A campanha de vacinação foi organizada pela enfermeira do trabalho Khetherine Zanibone Felice, egressa do curso de enfermagem da UNIFIPA, que solicitou à coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, a colaboração dos alunos.  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 18/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

CENTRO ACADÊMICO E CURSO DE BIOMEDICINA DA UNIFIPA ORGANIZAM MESA REDONDA PARA DISCUTIR PANDEMIAS

Alunos do curso de Biomedicina da Unifipa e o Centro Acadêmico ‘Leal Prado’ promovem mesa-redonda no dia 25 de abril, as 19h30, no Anfiteatro Padre Albino, para discutir as grandes pandemias do mundo contemporâneo, especialmente dos últimos duzentos anos, tais como as gripes espanhola e suína, covid-19, entre outras. O evento, que deverá receber egressos, alunos e comunidade, terá como convidados especiais o Prof. Dr. Ricardo Santaella, médico infectologista e docente, a Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, coordenador do curso de Biomedicina, e Heitor Pedro Della Matta, presidente do Centro Acadêmico ‘Leal Prado’, todos da Unifipa.  
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 13/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

CEPEC DA UNIFIPA, A EXCELÊNCIA DE UM CENTRO DE PESQUISAS

O Centro de Pesquisas Experimentais e Clínicas (CEPEC) agrega as estruturas especificamente relacionadas à pesquisa na UNIFIPA, Laboratórios Multidisciplinares 1 e 2, Laboratório de Cultura de Células, Laboratório de Cirurgia Experimental, Laboratório de Fisiologia Experimental e Biotério. Também envolve o Laboratório de Histopatologia e o Laboratório de Microbiologia, usados para desenvolvimento de pesquisas, mas não de forma exclusiva. De acordo com informações da Profa. Dr. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifipa, no CEPEC são desenvolvidas diversas investigações científicas, que incluem projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como multicêntricos, com importantes parcerias nacionais e internacionais, entre elas a empresa R-Crio Criogenia S.A de Campinas-SP, empresa BIOMTEC Tecnologias em Biomaterias Ltda. de Fortaleza-CE, Programa de Pós-Graduação em Biociências da Ibilce/UNESP de São José do Rio Preto, Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP/EPM de São Paulo, Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia da UNIFESP/EPM de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FAMERP de São José do Rio Preto, Universidade Federal do Ceará, de Fortaleza-CE, Universidade de Aveiro em Portugal, Universidade de Walailak na Tailândia, Universidade Paris-Descartes, na França, e Universidade de Porto Rico. “As pesquisas realizadas no CEPEC envolvem plantas medicinais e biomaterias em estudos pré-clínicos e clínicos, por meio de modelos com animais de experimentação e cultura de células. Essas investigações são realizadas por equipe de pesquisa multidisciplinar da UNIFIPA, composta por docentes dos cursos da área de saúde, técnicos especializados e pós-graduandos. Professores visitantes, alunos de intercâmbio, de Iniciação Científica e de Pré-Iniciação Científica também são recebidos no CEPEC para acompanhamento das pesquisas”, explica Profa. Ana Paula.   Projetos em andamento               A Profa. Ana Paula disse ainda que vários projetos estão em andamento no CEPEC. Multicêntricos   1 - Estudo de osteointegração com protótipo de grafeno em modelo de colocefalectomia em coelhos em Parceria com a R-Crio. 2 - Estudo de osteointegração com células tronco provenientes de dente de leite em modelo de lesão de ATM (articulação têmporo-mandibular) em minipigs. Financiamento PIPE FAPESP - RCrio: Bioimpressão 3D de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe associadas a células-tronco mesenquimais ou vesículas extracelulares para a engenharia de tecidos oculares e da pele.  Chamada MS-SCTIE-DECIT-DGITIS-CGCIS/CNPq nº 26/2020 - Plataformas Inovadoras em Terapias Avançadas em parceria Universidade Federal do Ceará. 3 - Estudos Pré-clínicos e Clínicos dos Curativos Tecnologicamente Avançados TECDERM e GRAFDERM. Edital Nº 05/2021 FUNCAP – INOVAFIT FASE 2 em parceria com a empresa BIOMTEC - Tecnologias em Biomateriais Ltda de Fortaleza-CE.     Pós-Graduação   1 - Mestrado (Rodrigo Berguio Vidotti): Efeito da associação de biomateriais e vesículas extracelulares na reparação tecidual em modelo de dermatite atópica em ratos. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP em parceria com a empresa R-Crio, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 2 - Mestrado (Lucas Sylvestre): Estudo da administração de soluções extrativas de folhas de Garcinia brasiliensis nos tumores de Ehrlich ascítico e sólido. Associado ao PPG Biologia Estrutural e Funcional, UNIFESP/EPM, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 3 - Mestrado (Ariane Harumi Yoshikawa): Perfis fitoquímicos, microbiológicos e citotóxicos do extrato alcoólico de folhas da Manga (Mangifera indica) como alternativa terapêutica em processos inflamatórios. Associado ao PPG Ciências da Saúde, FAMERP, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 4 - Mestrado (Tamires Maura Merlim): Avaliação da adaptação de Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU) inserido em mulheres em Unidade Básica de Saúde (UBS) de Catanduva-SP associado ao Departamento de Ginecologia UNIFESP/EPM em parceria com a empresa R-Crio, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 5 - Doutorado (Monielle Santana Leal): Análises das propriedades cicatrizantes da Anexina A1 Ac2-26 em modelo experimental de lesão cutânea após indução do diabetes tipo 1. Associado ao PPG Biologia Estrutural e Funcional, UNIFESP/EPM, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 6 - Doutorado (Isabella Gomes): Avaliação dos efeitos antineoplásicos do extrato puro e frações de Psidium guajava em linhagens celulares humanas de glioblastoma. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 7 - Doutorado (Mariana Balie): Avaliação in vitro da capacidade antitumoral do extrato puro e frações de Garcinia brasiliensis no glioblastoma humano. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 8 - Doutorado (Dr. Luís Lazaro Ayusso): Efeito da Caméllia Sinensis (Chá Verde) em Modelo Experimental de Injúria Renal Aguda Induzida pela Gentamicina. Associado ao PPG Ciências da Saúde, FAMERP, com orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol. 9 - Doutorado (Daniel Henrique Gonçalves): Relação da expressão gênica das citocinas de inflamação crônica e de evasão imunológica com Ki67 em mulheres com câncer de mama. Associado ao Departamento de Ginecologia UNIFESP/EPM, com orientação da Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti. 10 - Pós-doutorado (Alfeu Cornélio Accorsi Neto): Compreendendo as bases moleculares das propriedades anti-inflamatórias de Garcinia brasiliensis na endometriose Associado ao Departamento de Ginecologia UNIFESP/EPM, com orientação da Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti.             A Profa. Dra. Ana Paula Girol ressalta os excelentes resultados obtidos pelo CEPEC de 2019-2021, sendo uma dissertação de mestrado, três teses de doutorado, mais de trinta trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, onze artigos publicados em revistas internacionais, dois capítulos de livro internacionais, um capítulo de livro nacional, mais de cinquenta trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais e obtenção de catorze premiações.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemEngenharia AgronômicaFarmáciaMedicina
Publicado em 13/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ENFERMAGEM UNIFIPA SÃO APRESENTADOS NO CONGRESSO INTERNACIONAL DA REBRAENS

Dois Trabalhos de Conclusão de curso da Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa de 2021 foram apresentados no 3º CIREBRAENSP – Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente, que aconteceu de 5 a 7 de abril passado. O primeiro trabalho, “Cuidados paliativos e assistência de enfermagem na pandemia por Covid-19. Uma revisão de escopo”, foi apresentado pelas egressas Caroline Souza Ranzani, Lorena Pereira Solcia e Rosevânia Aparecida Colturato. O estudo ressalta que em situações de crise, como a pandemia por Covid-19, ações humanitárias têm compromissos com o público exposto, incluindo os cuidados paliativos, para garantir dignidade e conforto no processo do adoecimento e da morte e tem o objetivo de verificar tendências sobre cuidados paliativos e assistência de enfermagem durante a pandemia por COVID-19. O método utilizado foi revisão de escopo e os critérios de inclusão foram estudos publicados nos anos de 2020 e 2021, nos idiomas português e inglês, com disponibilidade eletrônica na íntegra. O segundo trabalho apresentado, pelas egressas Regiane Cristina Barão, Valdirene Perpétua Leão Freitas e Vanessa Mariano, “Esgotamento profissional da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva especializada em Covid-19”, teve como objetivo identificar fatores de esgotamento psíquico e emocional dos profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente em Unidade de Terapia Intensiva especializada em COVID-19. O método utilizado foi o estudo descritivo, quantitativo e prospectivo, realizado em uma instituição hospitalar com 69 profissionais de enfermagem, sendo 45 técnicos e 24 enfermeiros. As docentes responsáveis pelos trabalhos foram as professoras Taís Pagliuco Barbosa e Janaína Ornelas.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 12/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA REALIZA SEU 1º MENTORING

No último dia 11 de abril, o Centro universitário Padre Albino realizou o 1º Mentoring Unifipa Catanduva, que apresentou a história e vivências do empresário Carlos Eduardo Corá, fundador e diretor da Embremac, uma das principais empresas do país no segmento de embreagens de caminhões e tratores. Mentoring é termo em inglês que significa “tutoria”, “mentoria” ou “apadrinhamento” e é utilizado como caminho de desenvolvimento através de profissional experiente, chamado de mentor ou conselheiro. O mentor possui larga bagagem profissional, visto que já passou por diversas situações que lhe proporcionaram profundo aprendizado, aumento de repertório e desenvolvimento de novas competências para enfrentar situações complexas em sua área de atuação. E, com essa bagagem, auxilia profissionais menos experientes ou em início de carreira, disponibilizando toda sua experiência para que aprendam com quem já viveu situações similares. O Mentoring UNIFIPA tem como objetivo inspirar e encantar os alunos, com sua própria história e seus planos futuros. Carlos Eduardo Corá contou sua história e vivência profissional aos alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Direito, Educação Física, Medicina e Administração, entre outros que se inscreveram para o evento. Corá ressaltou que sua trajetória de sucesso só veio depois de muita luta, pois logo cedo começou a trabalhar aprendendo sobre o comércio com sua mãe, que fazia sonhos e salgados para vender na Vila Mota, os quais faziam muito sucesso no bairro. As vendas deram tão certo que a partir daí se apaixonou pelo comércio. Anos mais tarde começou a trabalhar em gráfica e logo após foi para indústria de embreagens, no setor de faturamento, mas gostava mesmo era de vendas. Anos mais tarde um dos gerentes de vendas saiu da empresa e convidou Carlos para trabalhar com ele. Foi a partir daí que ele começou com venda de embreagens. Corá disse que sua empresa está há mais de 24 anos em Catanduva, com grande experiência no segmento de embreagens novas e remanufaturadas de caminhões e tratores nacionais e importados. A linha de produtos remanufaturados passa por rigorosa seleção, descartando as peças que apresentam defeitos ou desgaste, que são substituídas por novas. Assim, são reaproveitadas apenas as partes estruturais da embreagem, que são devolvidas em condições muito semelhantes a uma nova, sendo grande diferencial diante da concorrência. A empresa atende clientes de diversos setores, como autopeças e concessionárias de todas as marcas, além de frotas de empresas de ônibus, transportadoras e usinas. A distribuição dos produtos é feita para todo território nacional, através de seus representantes e revendedores. Ao final o coordenador do curso de Administração da Unifipa, Prof. Antônio Agide Mota Junior, fez perguntas ao palestrante sobre mercado de trabalho, economia e comércio exterior. O cerimonial foi comandado pelo jornalista Cristiano Geraldi, com participação musical de Martha Ocon e Gabriel Yanni Ocon, e organização de Janaina Rogante Huck, Alessandro Pirota e equipe. Ao final do evento a pró-reitora Acadêmica da UNIFIPA, Profa. Dra. Silene Fontana, presenteou o palestrante com uma relíquia e um quadro de Padre Albino, mimo e certificado de agradecimento. Também estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Engenharia Agronômica, Prof. João Paulo Ferreira, de Educação Física, Prof. Igor Augusto Braz, e do curso de Farmácia, Profa. Sheila C. Monteiro Paiva Freitas. Os alunos receberam certificado de participação.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemEngenharia AgronômicaFarmáciaMedicinaPedagogia
Publicado em 12/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

PEDAGOGIA UNIFIPA ENCERRA AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) 2021

No último dia 02 de abril, no Campus Sede da Unifipa, aconteceu o IV Encontro PIBID e Residência Pedagógica, que teve por finalidade promover o encerramento das atividades realizadas no curso de Pedagogia em 2021 referente ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que se constitui em atividades elaboradas com o objetivo de promover oportunidade de aprendizagem profissional, social e cultural ao graduando de Pedagogia por meio de situações reais de vida e de trabalho, inserindo assim os alunos bolsistas na viva realidade do mercado de trabalho. O programa, que é parceria entre a Unifipa e a CAPES, foi oferecido aos discentes do curso de Pedagogia visando à formação integral e a inserção dos mesmos nas escolas de educação básica na qualidade de aprendizes, atendendo vinte e quatro bolsistas que atuaram nas escolas da rede municipal de ensino de Catanduva. O evento foi organizado pelas responsáveis pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia, Profa. Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica, e Profa. Márcia Helena Magati Antonioli, que foram mediadoras da mesa redonda ‘Diálogos e Formação Docente’ - “Não só de palavras se escreve a Formação Docente, mas de lutas e avanços científicos”, reunindo os vinte e quatro bolsistas e as supervisoras das escolas campo, Camila Fernanda Barbosa Almeida, da EMEIF Profª Graciema Ramos da Silva, Graziela Zaparoli de S. Casagrande, da EMEF Cel. José Pedro da Motta, e Nathália Soares Bezerra, da EMEF Prof. Nélson de Macedo Musa. O projeto institucional no âmbito da UNIFIPA teve como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do desempenho do discente no ambiente da escola pública e o aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 11/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

ADMINISTRAÇÃO UNIFIPA INICIA PROJETO SOCIAL “O ABC DA INFORMÁTICA PARA IDOSOS”

Com objetivo de levar conhecimentos básicos de informática aos idosos, o curso de Administração do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realiza entre os meses de abril a junho o projeto “O ABC da Informática para idosos”. O curso é totalmente gratuito e oferecido à comunidade com aulas presenciais às terças-feiras no período da manhã, das 8h às 10h, no Campus São Francisco, na Rua Seminário, 281, no São Francisco. Mais informações ligar (17) 3311-4800.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 07/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA SERÁ SEDE DE EVENTO INTERNACIONAL EM 2023

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa será sede de evento internacional em 2023, o “3rd International Conference on natural Products and Human Health-2023” (3ª Conferência Internacional sobre Produtos Naturais e Saúde Humana-2023 - ICNPHH-2023), prevista para os dias 4 a 7 de setembro de 2023. A conferência está sendo organizada pela Unifipa, em associação com o Programa de Pós-Graduação em Biociências da UNESP de São José do Rio Preto e o Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP de São Paulo, bem como os co-anfitriões internacionais, Walailak University, da Tailândia e Universidade de Aveiro, Portugal. Na Unifipa a organização é da Profa. Dra. Ana Paula Girol e da Profa. Dra. Giovana Vidotti, coordenadora do Núcleo de Internacionalização da Unifipa. A conferência tem como objetivo promover a rede científica, pesquisa e colaboração de treinamento entre especialistas de todo o mundo nas áreas de produtos naturais e saúde humana.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 07/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA ASSINA O ACESSO À FAMOSA BIBLIOTECA VIRTUAL PROVIEW

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa assinou recentemente o acesso as famosas bibliotecas virtuais, ProView e RTO (Revista dos Tribunais Online) ambas da Thomson Reuters. Adquirida há pouco tempo a ProView é considerada de excelência, permite contato ilimitado dos alunos e professores da instituição com conteúdo completo e extremamente atualizado, entre revistas científicas e livros dos mais renomados autores, o que atende muito bem tanto o curso de Direito quanto aos outros cursos da Unifipa. O cadastramento de acesso já foi feito pela Tecnologia da Informação da Fundação Padre Albino para todos os alunos e docentes da instituição. 
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 06/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

COMUNICADO OFICIAL

Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/04/2022 por Marcella Milani

ARCOS ABRE A 1ª JORNADA DO TERCEIRO SETOR NO CAMPUS SÃO FRANCISCO DA UNIFIPA

Neste dia 4 de abril foi iniciada a 1ª Jornada do Terceiro Setor da ARCOS/Associação e Rede de Cooperação Social com participação de autoridades e palestras sobre o Terceiro Setor e a Violência contra Mulher, no auditório do Campus São Francisco do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa para alunos do curso de Direito, egressos e comunidade. As palestras puderam ser acompanhadas presencialmente e também pelo canal da Unifipa no Youtube. Na solenidade de abertura, o presidente da Arcos, Dr. Wagner Ramos de Quadros, falou sobre a proposta da jornada. “Precisamos saber onde nós estamos, com quem nós estamos, como as pessoas estão, quais os sofrimentos invisíveis ou que as vezes são invisíveis para a gente. Precisamos começar a enxergar as coisas como elas são e ao enxergar as coisas e identificar que existe dor e sofrimento, a gente pode passar pela oportunidade de sentir algo e fazer alguma coisa a respeito”. Em seguida, o reitor do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, fez importante menção a Padre Albino. “Não sei se Padre Albino foi pioneiro do terceiro setor aqui nesta terra, mas certamente foi um dos primeiros”. Ressaltou que mesmo depois de mais de trinta anos de sua morte seu nome é falado todos os dias. Ainda discursaram o presidente da OAB de Catanduva, Dr. Nézio Leite, o empresário Carlos Gambaro, da Tietê Agroindustrial, o presidente da Câmara de Vereadores, Gleison Begalli, e a representante do prefeito Padre Osvaldo, que não pode comparecer, Marcela Bruna Alvares. Ligia Silva, diretora da Arcos, disse que “os trabalhos em rede da associação têm necessidade do envolvimento de pessoas públicas, privadas, organizações sociais e também pessoas da sociedade comum para que elas juntas possam ter um olhar de forma igualitária e democrática para criação de projetos que impactem a vida da comunidade”. Na segunda parte do evento foram ministradas palestras de organizações parceiras da Arcos, começando pela presidente do Conselho da Mulher de Catanduva, Luísa Helena Marques de Fázio, representante da OAB. Luísa explicou como funciona o Conselho, apresentou seus conselheiros e também os eventos e campanhas que fizeram e participaram ao longo de um ano de existência. Logo após discursou Maria Terezinha Ratton Sanchez, pelo Clube Soroptimista Internacional, mencionando a importância de todas as mulheres e meninas terem acesso aos estudos e se profissionalizarem. Pediu aos empresários mais oportunidades de empregos e falou aos jovens presentes. “Que alegria ver essa nova geração participando; nós precisamos que vocês venham com ideias novas”. Com o tema “Violência contra Mulher”, Dra. Sissyane Rodrigues, advogada, discursou sobre os preconceitos contra as mulheres na sociedade brasileira, que muitas vezes acontece por cultura patriarcal e machista. Citou os exorbitantes números crescentes de feminicídios no país e reforçou que todas mulheres têm seus direitos e devem ser protegidos. Representante da Flor de Lis, Dra. Patrícia da Conceição Santos, juíza na cidade de Tabapuã, discursou sobre casos de feminicídios que aconteceram em sua Comarca. Disse que depois que chegou a Tabapuã instaurou duas frentes de trabalho, a prevenção e a repressão, pois só é possível avançar na proteção das mulheres através de uma rede de apoio entre o Poder Público, policias militar e civil, assistência e educação. Na sequência, a presidente da Associação Monserrat, Natália Carnelossi, psicóloga, falou sobre a importância de prestar serviço de atendimento jurídico, psicológico, social, acompanhamento, orientação e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual. A associação atua também na capacitação profissional e geração de renda para essas mulheres. Finalizando, a palavra foi da Dra. Bruna Buck Muniz, promotora de justiça da comarca de Tabapuã e presidente do Instituto Visão Futuro. Ela falou sobre a importância das medidas protetivas para mulheres que sofrem violência doméstica, forçando os órgãos de assistência social a acompanhar essas vítimas durante um ano. Disse também que muitas vezes também é necessário recorrer ao terceiro setor para apoio de atendimento dessas famílias. Dra. Bruna relembrou as conquistas das mulheres, com direitos conquistados há muito pouco tempo, mas que têm que ser preservados e ampliados. O Instituto Visão Futuro é centro de desenvolvimento integral do ser humano que desenvolve programa para o equilíbrio do corpo e da mente.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoDireito
Publicado em 05/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA PARTICIPA DO 11º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS COM 6 CURSOS

No último domingo, 3 de abril, foi realizado o 11º Encontro de Veículos Antigos de Catanduva, na Avenida Mogi das Cruzes, ao lado do Aeroporto. O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participou do evento com os cursos de Administração, que levou conceitos de orientação financeira; Biomedicina, que aplicou testes de glicemia; Enfermagem, com aferição de pressão arterial e orientação na prevenção de queimaduras; Engenharia Agronômica, com distribuição de mudas para plantio; Farmácia, com orientação sobre o uso racional e descarte de medicamentos, e Pedagogia, com “contação” de histórias e atividades lúdicas - pintura, massinha, painel interativo para fotos para as crianças. O evento se estendeu até o final da tarde recebendo grande público.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoBiomedicinaEnfermagemEngenharia AgronômicaFarmáciaPedagogia
Publicado em 05/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

DOCENTES DE ENFERMAGEM DA UNIFIPA MINISTRAM TREINAMENTO DE SEGURANÇA AO PACIENTE NO HOSPITAL MAHATMA GANDHI

No último dia 28 de março, no auditório do Hospital Mahatma Gandhi, foi ministrado treinamento sobre Segurança do Paciente para a equipe multiprofissional daquele hospital pela Profa. Dra. Maristela Magri, docente responsável pela Liga de Segurança do Paciente, e pela Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifipa. As professoras informaram sobre a legislação vigente e os protocolos de identificação do paciente, higiene das mãos, prevenção de quedas, prevenção de lesão por pressão, segurança na prescrição e de uso e administração de medicamentos e cirurgia Segura. A equipe multiprofissional do Hospital Mahatma Gandhi é composta por enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, dentistas, assistente social, psicólogos e motoristas, entre outros.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 05/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

COMEÇAM AS AULAS DO CURSO DE EXTENSÃO SOBRE LASERTERAPIA PARA ALUNOS DA ENFERMAGEM

As atividades do curso de extensão “Terapias avançadas para o tratamento de feridas – laserterapia” começaram de forma remota neste sábado, 2 de abril para alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, com aula teórica sobre Anatomia e Fisiologia da pele e avaliação de feridas, ministrada pelo Prof. Me. João Cesar Jacon. No curso foram abordados os aspectos biofísicos da laserterpia no tratamento de feridas. Ele tem como objetivo instrumentalizar graduandos de enfermagem e enfermeiros para aplicação prática do laser nos atendimentos a pacientes com feridas de diferentes etiologias. Além do Prof. Me. João César Jacon são responsáveis pelo curso o Prof. Me. Daniel Gonçalves e a Prof. Me. Luciana Brás de Oliveira Paes.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 04/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

CURSO DE FARMÁCIA UNIFIPA REALIZA PRIMEIRA AULA DA LIGA ACADÊMICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE COLETIVA

No último dia 02 de abril foi realizada a aula inaugural da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva para professores e alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa. Nesse primeiro encontro o curso teve a participação do Prof. Tiago Silva, enfermeiro e coordenador administrativo da Associação Mahatma Gandhi, responsável pela administração de todas as unidades básicas de saúde de Catanduva. Durante a aula ele compartilhou sua formação e experiências com a saúde pública, além de temas como importância do SUS e importância de uma boa gestão na atenção primária. Fundada no final de março de 2022 a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Saúde Coletiva (LAFSC) tem por objetivo capacitar os alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Padre Albino em Saúde Pública, Assistência Farmacêutica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, destacando-se a última em fitoterapia e homeopatia. Tendo em vista a grande importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas ações para promoção, recuperação e proteção da saúde, como a Assistência Farmacêutica e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para a população e a escassez no conhecimento e aprendizagem dessas vertentes durante a graduação torna-se necessária a criação de novas metodologias voltadas à formação de profissionais e capacitação de profissionais para a saúde pública, disse Lucas Sylvestre Silva, aluno do quarto ano de Farmácia, presidente e criador da Liga.
Centro Universitário Padre AlbinoFarmácia
Publicado em 04/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO É TEMA DE ESTUDOS ENTRE AS LIGAS DE ENFERMAGEM

Neste dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A nomenclatura utilizada atualmente é “Transtorno do Espectro do Autismo” (TEA) por ser um conjunto de comportamentos que afeta cada indivíduo de modo e grau diferentes, com ampla variedade no quadro.  As pessoas com TEA não apresentam aspecto físico diferente, mas apresentam alterações nas áreas da comunicação e interação social, além de comportamentos interesses restritos e repetitivos.  Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. Essa estimativa representa um valor médio e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos.  A detecção precoce é fundamental para a imediata intervenção, de forma a favorecer a construção de abordagens que viabilizam o percurso da pessoa com TEA e de seus familiares em suas redes sociais.  Nesse contexto, as equipes multiprofissionais de saúde contam com Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo, que oferece orientações às equipes multiprofissionais em relação ao cuidado à saúde da pessoa com TEA e de sua família nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.  Os alunos das ligas acadêmicas do curso de Enfermagem da Unifipa desenvolvem muitos estudos e trabalhos para compreender melhor o TEA, sempre orientados pela Prof.ª Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso, e a Prof. Dra. Maria Rita Braga, docente da disciplina de Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 01/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

7ª CARTILHA DO DIREITO UNIFIPA ABORDA AS QUESTÕES INDÍGENAS E DA AMAZÔNIA

O cacique Raoni, em 2020, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz por defender o direito dos indígenas, a preservação da Amazônia e, sobretudo, por denunciar a ocupação ilegal das terras indígenas. A luta indígena pela manutenção de seus direitos é uma constante, em especial, em face da lentidão no processo de regularização de suas terras. Comumente, atos normativos são elaborados para retirar o indígena de suas terras, numa sabotagem ao direito originário dos índios às terras que ocupam. Cabe a União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos seus bens, e não o contrário.   Dentro desse contexto, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, de Catanduva, apresentou a sétima cartilha educativa com destaque para as questões indígenas e da Amazônia. As cartilhas educativas fazem parte do grupo de extensão “Controle social dos gastos públicos” que há mais de sete anos é coordenado pela Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, com a participação de alunos e egressos.    Para a Profa. Ivana Mussi “é preciso esclarecer a sociedade brasileira, com arrimo diretamente da Constituição, a respeito das manobras políticas que buscam, com frequência, retirar os direitos da população indígena, em especial na questão da regularização de suas terras. É nossa contribuição acadêmica para as causas indígenas e preservação da Amazônia”.  Os autores da cartilha VII são alunos e egressos do curso de Direito da Unifipa que, além do compromisso de escrever as cartilhas educativas, promovem, semanalmente, atualização de temas jurídicos pertinentes para sociedade na página criada no Instagram (@mensalinho.explica), com visibilidade social.    Contribuíram com a cartilha VII Amanda Mafei, Ana Caroline Colombo, Bárbara dos Santos Cornetioni, Bianca de Oliveira Antinhane, Eduarda Destre Pezolito, Gabriela Morino Bianchini, Guilherme Augusto Trevisan, Isabela Zatti Perin, Jaqueline Cestari, João Victor Mota, Júlia Gomes Lavrador, Karine Moscou Ruiz; Laura Gabriela Zerbinatti, Luana Alves Porto; Lucas Baisso Cesarino; Luís Augusto Guareis dos Santos, Nathália Louise Baraldi, Paulo Henrique Gonçalves Júnior, Paloma Fernandes Lins, Pollyana Fernandes Anoroso e Thales Henrique dos Santos.  A Profa. Ivana destaca que as cartilhas educativas já tiveram algum reconhecimento, como na seleção de trabalhos brasileiros voltados à cidadania realizado em 2017 pela Universidade de Sourbonne. Em 2018, recebeu votos de congratulações na Câmara Municipal de São José do Rio Preto em razão do teor informativo da cartilha IV voltada às eleições. E nesse ano Profa. Ivana informou que estará, como autora convidada, na 26ª Bienal do Livro de São Paulo, que será realizada nos dias 2 a 10 de julho.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 01/04/2022 por Luiz Felicio Chaves

REDUÇÃO DE CUSTOS NO SUBESTOQUE, DESPERDÍCIO DE LENÇÓIS E MEDICAÇÃO DESNECESSÁRIA SÃO PROJETOS EXITOSOS PREMIADOS EM WORKSHOP DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

   A Fundação Padre Albino realizou o 1º Workshop de Formação de Belts nesta sexta-feira, 1º de abril, no Anfiteatro Padre Albino. Entre os 10 trabalhos apresentados foram premiadas as experiências exitosas na redução de custos nos subestoques dos setores hospitalares; a redução de desperdício de lençóis e redução de medicação desnecessária em idosos institucionalizados. A votação foi feita pelo público presente e comissão julgadora.    O primeiro colocado foi o projeto de “Redução de custos no subestoque  dos setores de internação”, que apontou a readequação de recursos, a orientação sobre o Centro de Custo, a autodisciplina para o 5S e o controle de acesso e retirada dos materiais como solução para evitar a falta de materiais muito utilizados, a sobra dos poucos utilizados, a solicitação inadequada e custos desnecessários, apresentado pela coordenadora de Enfermagem dos setores SUS Adriani Izabel de Souza Moraes que recebeu troféu, certificado Yellow Belt e premiação no valor de R$ 1.000.    O segundo colocado foi o projeto de “Redução de desperdício de lençóis”, que apontou economia de até R$ 52 mil por ano com a redução do uso de 71 lençóis diários, protagonizado pela supervisora de hotelaria do HPA, Miriane Marins Macedo, que recebeu troféu, certificado Yellow Belt e premiação no valor de R$ 500.     Na terceira colocação, o projeto de “Redução de medicação desnecessária nos idosos institucionalizados”, que apontou 55% de redução nos custos, aumento na qualidade de vida e diminuição de queixas de dores estomacais, através da reavaliação das prescrições médicas, que apontou duplicidade das medicações, apresentado pela gerente administrativa do Recanto Monsenhor Albino, Silvia Moreno, que recebeu troféu, certificado Yellow Belt e premiação de R$ 300.     Além dos três primeiros premiados, outros sete trabalhos foram selecionados formando os Top 10: “Redução do Turnover dos colaboradores do HPA”, com o propósito de criar programas de retenção, qualificação e reconhecimento dos colaboradores, apresentado pela gerente de Recursos Humanos da FPA, Tatiane Kratuti Devitto; “A Redução do Índice de Intervalo de Substituição de Leitos”, com o objetivo de otimizar o giro de leitos do Hospital Emílio Carlos, apresentado pela colaboradora do Núcleo de Qualidade, Elisa Bueno de Lima; “Elaboração de Critérios para Cirurgias Emergenciais”, para melhoria no fluxo do Centro Cirúrgico, apresentado pelo médico Victor Milani; “Apoio e Tomada de Decisões da Política de Presença Familiar”, que coloca o acompanhante como parceiro de cuidados e que pontuou a comunicação como 90% das queixas registradas, apresentado pela coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização, Maristela Paiva; “Redução do Excesso de Solicitação de Exames Laboratoriais”, que apontou a redução de custos com materiais utilizados para a realização dos exames e aumento da segurança do paciente que é exposto a menos procedimentos, apresentado pelo coordenador médico do Hospital Emílio Carlos, Dr. Rogério Lima Duarte; “Implementação de Triagem Nutricional”, que pontuou que 65% dos pacientes do HEC dão entrada na internação com quadro de desnutrição e a importância de caracterizar os riscos nutricionais do paciente para diminuir o risco de mortalidade, tempo de internação e reinternação, apresentado pelas nutricionistas Karina Brito Soares Marostegone e Roberta Verdiano Guerzoni; “Racionalização de Materiais Administrativos” que trouxe o controle do consumo médio como solução para gastos desnecessários, além da padronização, divulgação, redução de consumo, envolvimento das chefias no processo como medidas para redução de custos e reaproveitamento do espaço de armazenagem. Na apresentação, o consumo médio mensal de papel da Fundação Padre Albino é o equivalente a 37 árvores. O projeto foi apresentado pelo gerente de Logística, Eliezer Clemente Valle.    Para finalizar, o diretor médico dos hospitais da Fundação Padre Albino, Dr. Luís Fernando Colla, apresentou o Green Belt “Redução da variabilidade do tempo médio de permanência hospitalar”, que tem sido aplicado com sucesso, reduzindo consideravelmente a taxa de permanência e, por consequência, a diminuição de pacientes aguardando no pronto socorro do Hospital Padre Albino.    A cerimônia foi concluída com a entrega de premiação e troféus para os Top10 e o lançamento de um novo desafio: apenas 2% das instituições que aplicam os projetos conseguem mantê-los. “Nosso desafio não é manter; é escalar”, disse a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti.     O evento contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da FPA, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, do presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Donizeti Lopes, da diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, da diretora de Educação, Cristiane Valéria Procópio de Oliveira, do diretor administrativo e financeiro, Heliton Wagner Benetelli, do administrador do Complexo Santa Casa de Votuporanga, Angelo Jabur Bimbato; do coordenador de pós-graduação da Unioeste, Rodrigo Susuki, do consultor sênior de excelência operacional, Adriano Fernandes, e do CEO e instrutor master black belt da Master Lean Academy, Daniel Meireles.    O workshop foi realizado pelo Escritório de Melhorias de Processos, que integra o Núcleo da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, que tem como objetivo alinhar o ambiente operacional com a direção estratégica, visando crescimento sistêmico e a identificação de oportunidades de melhorias, criando cultura orientada para melhoria contínua de processos, com uso de ferramentas Lean Six Sigma e da Qualidade.   
Fundação Padre Albino
Publicado em 01/04/2022 por Marcella Milani

EGRESSA UNIFIPA É 1ª COLOCADA EM WORKSHOP DE FORMAÇÃO BELT DA FPA

A egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Adriani Izabel de Souza Moraes, conquistou a primeira colocação no 1º Workshop de Formação Belt da Fundação Padre Albino realizado nesta sexta-feira, 1º de abril, no anfiteatro Padre Albino.    O projeto “Redução de custos no subestoque  dos setores de internação” apontou a readequação de recursos, a orientação sobre o Centro de Custo, a autodisciplina para o 5S e o controle de acesso e retirada dos materiais como solução para evitar a falta de materiais muito utilizados, a sobra dos poucos utilizados, a solicitação inadequada e custos desnecessários.    A ex-aluna, que atualmente é coordenadora de enfermagem dos setores SUS do HPA, recebeu troféu, certificado Yellow Belt pelo Escritório de Melhoria de Processos, integrante do Núcleo da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, e premiação no valor de R$ 1.000 pelo projeto apresentado.    “A UNIFIPA visa não só o estudo técnico, mas os projetos de extensão que viabilizam que o aluno consiga desempenhar maior desenvoltura na resolução de conflitos e liderança. Sempre me envolvi em todas as atividades e ligas aproveitando todas as oportunidades que a faculdade ofereceu e isso contribuiu muito para a minha qualificação profissional”, pontuou Adriani.     “Para nós é uma satisfação muito grande ver nossos alunos crescerem e se destacarem na profissão que escolheram. O desempenho da Adriani mostra como ela é assertiva no estudo que desenvolveu e no trabalho diário que realiza”, pontuou a vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Valéria Procópio de Oliveira.     Para saber sobre o Workshop, leia a matéria completa em www.fundacaopadrealbino.org.br 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/04/2022 por Marcella Milani

BIOMEDICINA PROMOVE PALESTRA SOBRE TEA NESTE SÁBADO

O curso de Biomedicina da Unifipa realiza ciclo de palestras semanais das ligas acadêmicas, que conta como parte teórica do estágio. Através dessa proposta, a Liga de Hematologia e Banco de Sangue convida todos os alunos para a palestra “Genética e Aspectos Fisiopatológicos do Transtorno de Espectro Autista” (TEA), que será ministrada pela Profª Nathália Maciel Maniezzo Stuchi, neste sábado (2), das 14 às 15h30.   A palestra contará como estágio. Para informações de participação no Google Meet segue o link da videochamada: https://meet.google.com/cfc-qqfg-jmu ou disque ‪(BR) +55 11 4935-2416 PIN: ‪934 097 148# Outro número de telefone: https://tel.meet/cfc-qqfg-jmu?pin=8509676481065   
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 31/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

BIOMÉDICO IMAGENOLOGISTA

O biomédico habilitado em imagenologia não carrega uma câmera fotográfica, mas bem que poderia ser comparado a um fotógrafo. Opera uma variedade de equipamentos, como os de ressonância magnética e de tomografia computadorizada. Com esta especialidade faz registros do corpo humano. Só que, ao contrário do fotógrafo, seu foco é outro, o interior do corpo humano. Quem optar pela imagenologia na Biomedicina irá auxiliar no diagnóstico médico. Mesmo não podendo interpretar nem assinar laudos de diagnóstico, ao biomédico cabe operar os equipamentos, além de desenvolver protocolos de estudos e técnicas. É necessário grande conhecimento de anatomia e de patologia para identificar e compreender as alterações mostradas nas imagens, além do gosto pela tecnologia. Tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia, densitometria óssea, ultrassonografia e radiologia médica são alguns dos exames que o biomédico pode realizar. O profissional ainda pode atuar no campo da informática médica, em que trabalha com o armazenamento e o gerenciamento das informações (dados e imagens) relacionadas à saúde. Normalmente, o especialista nesta área atua em hospitais e clínicas de diagnóstico por imagem, onde pode também exercer um papel de coordenação do setor.
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 31/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO CATANDUVA ATRAVÉS DO PROJETO “DESVENDANDO A VIDA”

Sempre a cada quinze dias, o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, coordenador do curso de Biomedicina da Unifipa, recebe os alunos do Colégio Catanduva na entrada do Centro Universitário para passarem por processo de aprofundamento através do projeto especial "Desvendando a vida".  Os alunos visitam os laboratórios da área de saúde para observar a evolução da vida humana desde a célula ao envelhecer. O objetivo é incrementar e proporcionar para eles o prazer de estudar. “Esta descoberta tem feito com que se mostrem mais interessados nas aulas voltadas à área de Biológicas”, disse Prof. Daniel.   A ideia inicial do projeto foi da Profa. Ma. Fabiana Checconi, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves e da Profa. Dra. Ana Paula Girol. Em média são cerca de cinquenta alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio participantes. As atividades são realizadas quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, e continuam por todos os meses de 2022.
Colégio CatanduvaCentro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 31/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

WORKSHOP SOBRE AS VIVÊNCIAS DA YOGA É SUCESSO NO CAMPUS SEDE DA UNIFIPA

No último dia 30 de março, os alunos de Educação Física e Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participaram de imersão sobre as técnicas e práticas integrativas da Yoga com a professora especialista Priscila Silva, que ministrou a palestra “Yoga – Vivências, Filosofia e Mercado de Trabalho” na Sala de Ginástica e Dança do campus sede.  O workshop foi iniciado com abordagem teórica sobre a história do Yoga, efeitos fisiológicos e mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física e, ao final, atividades práticas, quando os alunos praticaram alguns exercícios, sob a orientação da Profa. Priscila.  O evento foi um sucesso, com participação maciça dos alunos. Segundo o Prof. Dr. Américo Riccardi Vaccari Lourenço, coordenador de Extensão do curso de Educação Física, foram cerca de 230 alunos, lotando a sala de apresentação e a quadra de esportes. 
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 31/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DAS MULHERES EM ARIRANHA

No último dia 29 de março a Unifipa participou de evento na cidade de Ariranha realizado pela prefeitura municipal em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado ao longo de todo mês e que contou com várias atrações e atividades.  As comemorações foram realizadas na praça da matriz com elaboração da prefeitura, Fundo Social e CRAS. A UNIFIPA participou do evento através da Área de Negócios, com Janaina Rogante Huck e Alessandro Pirota, proporcionando a palestra ministrada pela psicóloga Luciana Calza, que discursou sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, agregando valor e conhecimento a todas as mulheres participantes.   O evento contou com mais de duzentas mulheres da cidade.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 30/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

ENFERMAGEM UNIFIPA INICIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SAÚDE COLETIVA

No último dia 26 de março foi iniciado o curso de especialização lato sensu multiprofissional em Gestão e Saúde Coletiva com ênfase na Atenção Básica do curso de Enfermagem da Unifipa, desenvolvido em formato EAD, com duração de 15 meses, coordenação da Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin.  A proposta do curso é qualificar os profissionais em suas áreas de formação para identificar os principais problemas em cenários diversos que compreendem o campo da saúde, nos setores públicos e privados do país, instrumentalizá-lo para uma visão crítica, reflexiva e propositiva sobre a situação de saúde e o contexto político-social, através dos indicadores de saúde, além de conhecer e avaliar os fatores condicionantes e determinantes do processo de saúde e doença mantendo o foco na interdisciplinaridade, auxiliando no desenvolvimento dos sistemas públicos e na influência dos sistemas privados de saúde.   A idealização do curso está fundamentada na necessidade crescente e demanda de profissionais competentes pelo mercado de trabalho nesta área no Brasil.   
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 30/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

PEDAGOGIA UNIFIPA REALIZA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR

De 21 a 25 de março, o curso de Pedagogia da Unifipa realizou o II Seminário de Educação Especial e Inclusão Escolar, com palestras, mesa redonda, oficina e apresentações culturais, e a finalidade de ampliar a formação docente com relação à construção de práticas educacionais que atendam à diversidade inerente aos estudantes da Educação Básica, com foco na construção de conhecimentos e na sensibilização sobre a inclusão escolar e social.  A semana começou com a palestra online “Cultura inclusiva e surdez”, ministrada pela educadora Doani Emanuela Bertan, que possui graduação em Pedagogia e pós-graduação lato sensu em Educação Especial. Na terça-feira, de forma presencial, os alunos, no Anfiteatro Padre Albino, assistiram o cine educativo “Mucize”, narrando a história do professor Mahir e seus ensinamentos em vilarejo nas montanhas. Na quarta-feira, na palestra online, Karin Elizabeth Kruger, doutoranda em Educação Escolar pela UNESP Araraquara, falou sobre “Sexualidade e Deficiência”. Já no campus sede da Unifipa, na quinta-feira, houve Oficina Formativa com Narrativas Teatrais, ministrada pelo professor teatral Rafael Back, e na mesma noite, no Anfiteatro Padre Albino a mesa-redonda “Funcionamento cognitivo e o autismo: desafios e possibilidades na inclusão escolar”, com mediação da Profa. Lidiane A. Ferrari Botteon e as convidadas Mariana Gisse Pinto, graduada em administração pela PUC/SP, Jaqueline Brocco Paião Alcade, docente da APAE Catanduva na área do autismo há 13 anos com graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação Especial e Transtorno do Espectro autista (TEA), e Cláudia Vaz de Lima, mãe do Lorenzo, de 10 anos.  Para finalizar as atividades, na sexta-feira, o encerramento da Semana teve apresentações e atividades culturais entre os alunos do curso de Pedagogia e a apresentação do Coral Vozes da Pedagogia.  O evento sorteou brindes, doados pela Cocam Cia. de Café Solúvel e Derivados, de Catanduva. 
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 30/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O TORNEIO DE FUTSAL UNIFIPA

Com previsão para o dia 1º de maio, domingo, às 8h, estão abertas as inscrições para o Torneio de Futsal do Trabalhador, promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA.   O torneio conta com oito vagas para equipes de empresas de Catanduva que queiram participar da competição, sendo que os atletas não precisam ser efetivamente funcionários da empresa que será representada em campo. A competição será nas quadras esportivas da Unifipa, no Campus Sede, em formato de “mata-mata”, com quartas de final, semifinal, terceiro, quarto lugar e final.   As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de abril e o congresso técnico será no dia 27, às 19 horas. Para a inscrição da empresa o interessado deve falar com Alessandro Pirota, da Área de Negócios da Unifipa, pelo whatsapp 17-996033923. Mais informações, 17-3311-3381. As vagas são limitadas. 
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 30/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

NOTA DE PESAR

O Centro Universitário Padre Albino/ Unifipa lamenta o falecimento da aluna do curso de Enfermagem, Helena Leocádio, da cidade de Agulha-SP. Neste momento de profunda dor manifestamos aos familiares e amigos as mais sinceras condolências.    A saudade desconstrói, mas é por ela que sabemos o quão viva a pessoa permanece em nós.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 29/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

ARCOS E DIREITO UNIFIPA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CONTRA MULHER

O curso de Direito da Unifipa e a Arcos/Associação e Rede de Cooperação Social promovem no próximo dia 4 de abril a palestra “Violência doméstica e violência contra mulher”, iniciando a 1ª Jornada do Terceiro Setor, que prossegue até o dia 10 para alunos do curso, egressos e comunidade. O evento tem como objetivo promover a extensão e conhecimento sobre os temas discutidos ao longo da programação entre os alunos, zelar e promover o bem-estar social entre as pessoas para que elas tenham vida digna.  A palestra será ministrada a partir das 19h30, após a solenidade de abertura, à cargo do Projeto Flor de Lis, pela juíza Patrícia da Conceição Santos e pela promotora Bruna Maria Buck Muniz. Depois falarão as organizações filiadas e parceiras da Arcos, Visão Futuro de Tabapuã, Conselho Municipal de Defesa da Mulher, Associação Monserrat e Soroptimist International Catanduva. A jornada também será transmitida ao vivo pelo canal da Unifipa no Youtube pelo link: https://youtu.be/iLqUS2W7jJQ  Para quem for assistir às palestras presencialmente, no Campus São Francisco da Unifipa, na Rua Seminário, 281 no bairro São Francisco, a Arcos sugere a doação de um quilo de alimento não perecível. Para os interessados, as inscrições deverão ser feitas pelo link - https://docs.google.com/forms/d/1pIRHG7gqcxfRNRtABKZoMDzWRu8-eiA1UB2XGc9GPyM/edit?usp=sharing
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 29/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

SEMANA DE MUITO APRENDIZADO NO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIFIPA

A professora Dra. Cláudia Josefina Dorigan, na disciplina de Manejo de Animais Zootécnicos do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa, abordou o tema relacionado à pecuária leiteira na região de Catanduva-SP.   À convite da professora, o médico veterinário Dr. Ricardo dos Santos da Silva, profissional da CATI/Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Regional de Catanduva, ministrou palestra técnica sobre o projeto 'Balde Cheio', desenvolvido por ele em duas etapas: a teórica, ministrada sempre na quarta-feira, e prática, desenvolvida no último sábado, 26 de março. O Dr. Ricardo gerencia esse projeto na região, orientando produtores no desenvolvimento técnico da atividade, aumentando a lucratividade com a compreensão do manejo do rebanho, das pastagens e coeficientes técnicos de custo e produção.  De acordo com a Profa. Cláudia, essa parceria de aprendizagem gerou várias ideias de projetos futuros com os alunos do curso e profissionais da CATI. O programa “Balde Cheio” está localizado na chácara Três Irmãos, no município de Pindorama, SP.
Centro Universitário Padre AlbinoEngenharia Agronômica
Publicado em 29/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UNIFIPA REALIZA WORKSHOP EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

No último dia 25 de março foi realizado, na Sala de Ginástica do Campus Sede da Unifipa, o primeiro workshop da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência, sobre o ambiente pré-hospitalar em diversas situações. O evento foi coordenado pelas professoras mestres Giovana Spina, Janaína Ornelas e Taís Pagliuco Barbosa, docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA, e também contou com a presença dos alunos participantes da Liga Acadêmica.  O objetivo do workshop foi discursar sobre o atendimento rápido e seguro de pacientes no ambiente pré-hospitalar, com adequado treinamento sobre manejo dos equipamentos e técnicas específicas, entre outras habilidades. A apresentação da Liga e dos temas foi simulada em atividades práticas, como atendimento ao paciente politraumatizado e ressuscitação cardiopulmonar. Outros temas também foram desenvolvidos, como as técnicas de imobilização, ressuscitação cardiorrespiratória e a utilização do desfibrilador externo automático e o manejo de vias aéreas com dispositivos supraglóticos.  O enfermeiro egresso da UNIFIPA Elber Perpétuo Bispo, que atua no SAMU de Catanduva, ministrou a palestra ‘Atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar’. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

GAC UNIFIPA/FAMECA DOA 2 MIL PEÇAS DE ROUPA PARA O HCC

O GAC (Grupo de Ajuda Comunitária) do curso de Medicina da Unifipa/Fameca realizou Trote Solidário e arrecadou 2 mil peças de roupa que foram doadas para o Hospital de Câncer de Catanduva.  As roupas, coletadas na comunidade pelos alunos, serão separadas e uma parte será doada ao Fundo Social de Solidariedade do município e as demais vendidas em bazar que o HCC realiza anualmente para reverter o valor para o tratamento oncológico oferecido gratuitamente para Catanduva e 18 cidades da região.   Você também pode reunir a sua turma e realizar campanha para o HCC. Saiba como participar pelo WhatsApp 17 99789 8343.    
Hospital de Câncer de Catanduva
Publicado em 23/03/2022 por Marcella Milani

ALUNOS FAZEM REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE O DIREITO

Com o objetivo de proporcionar reflexão histórica do direito e das instituições jurídicas, os alunos do primeiro ano do curso de Direito da Unifipa participaram de atividade em sala de aula nos dias 10 e 17 de março, coordenados pela Profa. Beatriz Trigo.   De acordo com a Profa. Beatriz, os alunos analisaram e compararam os primeiros três diplomas legais da história do Direito (Códigos de Manu, de Hamurabi e Lei das XII Tábuas) e realizaram seminários e debates em sala de aula. Os temas abordados foram relações de família; sucessão hereditária; ofensa contra a vida; ofensa contra o patrimônio; procedimentos judiciais, administração da justiça, provas; religião; acordo entre as partes, contrato, compra e venda, locação; direito de propriedade e curiosidades (temas peculiares do momento histórico, assuntos que deveriam ser destacados).
Direito
Publicado em 22/03/2022 por Mauro Assi

UNIFIPA E ARCOS FIRMAM PARCERIA PARA CLÍNICAS JURÍDICAS

A Unifipa firmou parceria com a ARCOS/Associação e Rede de Cooperação Social para constituir uma clínica jurídica e oferecer aos alunos do curso de Direito oportunidades para consolidarem, na prática, o aprendizado acadêmico voltado ao terceiro setor.  O projeto será comandado pelo coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, e pela professora preceptora do projeto, Paloma Fernandes Lins, e acontecerá de segunda à sexta-feira, no período da manhã, nas dependências do Campus São Francisco.  A Profa. Paloma ressaltou que os alunos apoiaram muito essa parceria entre a ARCOS e a Unifipa, pois terão melhora significativa em suas demandas jurídicas com a chegada dessas clínicas especializadas e isso implicará em aprendizado mais completo sobre o terceiro setor. “O projeto possui natureza social, que vai de acordo com os princípios e as perspectivas da Fundação Padre Albino”, disse ela. 
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 21/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

UNIFIPA INICIA CORE CURRICULLUM PARA ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

Com a ideia inicial de criar uma unidade curricular onde os alunos de todos os cursos possam participar de atividades de formação humana comum, nasceu o Core Curricullum da Unifipa, iniciado no último sábado, 19 de março, apenas para alunos e funcionários da instituição. “O objetivo é fazer com que os participantes adquiram novos conhecimentos para enriquecer ainda mais suas vidas pessoal e profissional, disse a idealizadora do projeto”, Prof. Drª Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica da Unifipa.  As atividades foram divididas em dois cursos livres, o Inglês Instrumental e Inteligência Emocional, onde os coordenadores dos cursos, em consenso, decidiram que seriam as melhores opções de acordo com as vivências profissionais e curriculares. “O inglês foi uma opção muito forte por causa da internacionalização da instituição e o sócio emocional para dar diretrizes de como trabalhar em equipe, tendo empatia, resiliência sem invadir de maneira direta o espaço do outro”, explicou Profa. Silene.  Aproximadamente duzentas pessoas, entre alunos e funcionários, se inscreveram. Para os alunos da graduação os cursos contam como atividades complementares de ensino, com carga horária de quarenta horas, e irão até o meio do ano com possibilidade de novo módulo ser aberto, com novas inscrições, e talvez até com novas unidades curriculares.  Os cursos de Inglês Instrumental e Inteligência Emocional são ministrados aos sábados, no Campus Sede da Unifipa, das 14h às 16h, com os professores Franco Cossu Junior, de inglês Instrumental, e Luciana Calza, de Inteligência Emocional, com coordenação da Prof. Drª Andreia de Haro Moreno, pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD. 
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemEngenharia AgronômicaFarmáciaMedicinaPedagogiaHospital de Câncer de CatanduvaHospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoPadre Albino SaúdeAmbulatório Médico de Especialidades
Publicado em 21/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

COMUNICADO UNIFIPA USO DE MÁSCARA

COMUNICADO - UNIFIPA USO DE MÁSCARAS   Seguindo as recentes orientações do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Catanduva, o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), com relação ao USO DE MÁSCARAS, comunica que a partir desta data será:   OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS: somente em locais destinados à prestação de serviços de saúde; OPCIONAL O USO DE MÁSCARAS: nas demais dependências e ambientes da UNIFIPA.   Dessa forma estamos garantindo a liberdade individual e cumprindo às determinações do Poder Público.   Catanduva (SP), 21 de março de 2022 A Direção
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/03/2022 por Marcella Milani

PALESTRA SOBRE LGPD PARA ALUNOS DO DIREITO DA UNIFIPA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE DADOS NOS DIAS ATUAIS

O curso de Direito da UNIFIPA promoveu no último dia 16 de março a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e os ciberpiratas, ministrada pelo Dr. Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados na OAB São Paulo.  A palestra foi realizada em parceria com a Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da 41ª Subseção da OAB de Catanduva, com apoio institucional da Cultura e Eventos da OAB São Paulo e da OAB Catanduva.  O coordenador do curso de Direito da UNIFIPA, Dr. Luís Antônio Rossi, ressaltou a importância do tema para os dias atuais na área jurídica, oferecendo uma excelente oportunidade para os alunos do curso de Direito aprofundarem ainda mais o conhecimento sobre essa nova legislação vigente.  A palestra, de forma híbrida, com parte dos ouvintes de forma presencial e transmitida ao vivo pelo canal da Comissão de Egressos do curso de Direito no Youtube, teve a participação de discentes do curso, advogados, além da Diretoria da 41ª Subseção da OAB de Catanduva. 
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 18/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

ALUNOS E EGRESSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE WORKSHOP SOBRE QUIROPRAXIA

Com o objetivo de diminuir tensões corporais, principalmente na coluna, a Quiropraxia é hoje uma das técnicas mais usadas em todo mundo. Os profissionais são chamados de quiropratas e realizam uma série de análises, principalmente movimentos com as mãos, para restaurar o mau posicionamento de vértebras desalinhadas com o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo, permitindo assim que dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem.  No último dia 17, na Sala de Espelhos da UNIFIPA, alunos e egressos do curso de Educação Física, assim como profissionais de saúde interessados, participaram de um Workshop de Quiropraxia, ministrado pelo Prof. Dr. Américo Lourenço, fisioterapeuta especialista em tratamentos de coluna, em parceria com o Prof. Bruno Bezerra, egresso do curso de Educação Física e especialista em Quiropraxia. Hoje a quiropraxia é a segunda maior área de crescimento em saúde nos Estados Unidos ficando atrás somente da medicina. Os professores deram aula a respeito do assunto e aplicaram na prática algumas técnicas da quiropraxia aos alunos, que também puderam tirar suas dúvidas ao final do workshop.  O evento foi gratuito e teve cunho informativo, introduzindo os conceitos e filosofias da Quiropraxia, demonstrando métodos de avaliação e intervenção por meio de terapias manuais e instrumentais, além de analisar a inserção dessas práticas no mercado profissional do ramo da Educação Física. 
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 18/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

DIREITO UNIFIPA É PREMIADO NA 7ª EDIÇÃO DO SELO DE QUALIDADE OAB

O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa recebeu o “Selo de Qualidade OAB Recomenda” na 7ª edição do Selo de Qualidade OAB, que aconteceu neste dia 16 de março, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. A premiação expressa reconhecimento às instituições de educação superior cujo curso de graduação em Direito apresenta elevado padrão.  A premiação, que representa uma luta histórica da OAB em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil, contou com a participação do reitor do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, e do coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi.    "A outorga do Selo de Qualidade pela OAB ao curso de Direito da Unifipa coroa a incansável dedicação comprometida aos estudos do Direito, desenvolvidas com amor e  entusiasmo pelos estudantes e professores do curso, com total amparo institucional", afirmou Rossi.    Nesta edição, 192 instituições de ensino superior foram agraciadas. Ao discursar durante a solenidade, o presidente da OAB, Beto Simonetti, reforçou o prêmio como um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico. “As instituições que estão representadas aqui nesta solenidade merecem o reconhecimento da Ordem em função da proficiência e da eficácia do ensino que é prestado”, explanou Simonetti.   Para o reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, “esse selo é o reflexo da formação dos nossos alunos num universo  de 1.792 cursos de instituições de ensino superior de todos os Estados do Brasil. A satisfação é enorme pelo reconhecimento do trabalho incansável na busca da qualidade”. Para Dr. Nelson Jimenes, “essa qualidade de ensino fica muito clara no resultado que os discentes obtiveram na aprovação em cinco Exames da OAB, além do excelente aproveitamento deles no Enade—Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, promovido pelo MEC”.    Por fim, o reitor completa que “essa distinção nacional enche de orgulho a UNIFIPA e a Fundação Padre Albino. O ensinamento que os nossos alunos recebem é o espelho do trabalho dos professores e de toda comunidade acadêmica. A eles toda a nossa homenagem; são bacharéis do mais alto grau”.   Entre outros representantes do sistema OAB participaram da solenidade o coordenador nacional do Exame de Ordem, Celso Barros Coelho, o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy, e o professor titular da UnB, Mauro Luiz Rabelo, responsável pelo método estatístico adotado para a concessão do selo. 
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 18/03/2022 por Marcella Milani

MEDICINA E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA REALIZAM NA APAE “CROMOSSOMOS DO AMOR”, RECREAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Neste dia 15, nas dependências da APAE, foi realizada a 12ª edição do “Cromossomos do Amor” para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março. O evento, realizado pelos cursos de Medicina e Educação Física da UNIFIPA, contou com a presença das Ligas de Genética Médica, Ortopedia e Medicina Esportiva, Endocrinologia, Neuropsiquiatria, além da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association).  As ligas da Medicina realizaram aferições de pressão, testes de glicemia, exames de reflexos e testes de IMC; já os alunos de Educação Física promoveram danças, gincanas, vôlei e brincadeiras.  O grande objetivo do evento é estimular cada vez mais a inclusão e fazer com que todos possam ocupar o mesmo espaço para realizarem as mesmas atividades em grupo, disse a Profa. Dra.  Nilce Barril, que há doze anos, juntamente com a Profa. Luciana Cione Basto, da Educação Física, idealizaram esse evento.  Todas as ligas participantes da recreação passaram por capacitação com profissionais de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecida pela APAE. Ao final foram entregues brindes às crianças e professores, oferecidos pelo curso de Educação Física e pelas Ligas de Medicina.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaMedicina
Publicado em 16/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

WORKSHOP, PALESTRA E ATIVIDADE CULTURAL MARCAM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA MULHER NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFIPA

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o curso de Pedagogia da Unifipa realizou, no último dia 10 de março, atividades para docentes, discentes, egressos e educadores do curso. O evento teve como objetivo possibilitar momentos de trocas, experiências e aprendizagens por meio da discussão e reflexão sobre a temática da saúde mental da mulher na sociedade contemporânea.   As atividades contaram com o workshop “A importância da musicalização na educação”, ministrado pelo professor e músico Gabriel Yanni Ocon e pela professora de Canto coral, preparadora vocal e regente Martha Ocon. A psicóloga clínica e escolar Luciana Cristina Calza de Carvalho ministrou palestra sobre “Ser mulher na contemporaneidade” e os presentes assistiram à apresentação do coral “Vozes da Pedagogia” como atividade cultural.  A Cocam Cia. de Café Solúvel e Derivados, de Catanduva, doou brindes, sorteados para os participantes do evento, que contou também com a participação da Profa. Luciana Bianchini Lopes Pereira, dirigente Regional de Ensino, e da secretária de Educação de Ariranha, Profa. Fabiana Gomes. 
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 16/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

A doença mão-pé-boca é extremamente transmissível entre crianças e provoca lesões nas mãos, pés e boca, sendo comum ocorrer em lactentes e crianças, com maior incidência nos menores de cinco a sete anos. Como a transmissão acontece pelo contato direto com outras crianças contaminadas com o vírus, o ambiente escolar torna-se propício para a proliferação da doença, sendo fundamental para os profissionais da educação informações a respeito da doença. A egressa do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Dra. Maria Júlia A. Salomão, traz informações importantes para os profissionais da educação, principalmente aqueles que atuam diretamente em creches e pré-escola.  A doença – sintomas  A doença mão-pé-boca é causada principalmente pelo vírus Coxsackie. A maioria dos casos ocorre em lactentes e crianças, com maior incidência nos menores de cinco a sete anos. Os vírus geralmente são transmitidos de pessoa para pessoa pela via fecal-oral. No entanto, também podem ser transmitidos por contato com secreções orais, respiratórias e fluido vesiculares. O principal sintoma é a presença de feridas na boca, mãos, pés, nádegas e, às vezes, genitais. As lesões apresentam-se como pequenas manchas, inchaços ou bolhas. Não é necessário ter todos os locais para o diagnóstico. O quadro pode vir acompanhado de febre baixa (
Pedagogia
Publicado em 16/03/2022 por Mauro Assi

PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFIPA JÁ FOI HOMENAGEADO COM MEDALHA PELO CREF-SP

Definitivamente a educação física é um curso que está constantemente estimulando seus alunos a se superarem e alcançarem o primeiro lugar sempre, sendo apenas em uma simples competição ou ao longo da vida pessoal e profissional de cada pessoa.  Através do seu trabalho, o professor e coordenador do curso de Educação Física da UNIFIPA, Me. Igor Braz, recebeu, em setembro de 2017, no Dia do Profissional de Educação Física, a Medalha de Mérito, juntamente com certificado do CREF-SP (Conselho Regional de Educação Física) pela realização de trabalhos de destaques na cidade de Catanduva. Na ocasião o CREF-SP convidou profissionais de todo Brasil que tiveram desempenhos inovadores para o reconhecimento.  Prof. Igor é coordenador do curso de Educação Física desde 2014 e já ministrou aulas em mais de 11 escolas. Também é mestre em Promoção de Saúde e autor do livro “Promoção de Saúde na Terceira Idade”, publicado em 2014. Trabalhou como avaliador físico e personal trainer e fundou o aplicativo PEF PERSONAL, plataforma que conecta o profissional de Educação Física com os praticantes de exercício físico.   
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 16/03/2022 por Luiz Felicio Chaves

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Seleção para contratação de Profissional de Educação Física             A Fundação Padre Albino torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontra aberta a inscrição para o processo seletivo de pessoal para a função de: PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA - Jornada de trabalho 200 horas mensais, necessário pós-graduação completa na área de Educação Física.   A) Do Processo Seletivo Inscrições: 15 a 16 de março de 2022. Regime de contratação: CLT           Inscrição através do site http://www.webfipa.net/portal/rh/curriculo/ informações pelo telefone (17) 3311.3235 com Daniela. B) Cadastrar o currículo no link http://www.webfipa.net/portal/rh/curriculo/  e selecionar no campo processos seletivos a vaga Profissional de Educação Física Para concluir a inscrição é necessário anexar no link declaração de conclusão de curso, certificados de pós graduação na área de educação física e títulos digitalizados. Inscrições com pendências de tais informações não serão concluídas. Avaliação do candidato será baseada em:       ● Prova escrita, a ser agendada. O agendamento será por e-mail (E-mail informado no currículo)       ● Entrevista: a ser agendada.       ● Comissão de Avaliação para entrevista e análise do currículo: a ser agendada. D) O conjunto – prova escrita, currículo e entrevista - qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Comissão de Avaliação. E) O Candidato que participou do último processo não poderá se inscrever.       Catanduva, 15 de Março de 2022.       Reginaldo Donizeti Lopes Diretor Presidente da Diretoria Executiva - FPA
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 15/03/2022 por Marcella Milani

ARTIGO DE ALUNAS DA ENFERMAGEM É PUBLICADO EM JORNAL DO RJ

Os integrantes da Liga de Oncologia do curso de Enfermagem da Unifipa têm procurado engajar-se em ações de extensão a fim de levar para a população informações importantes sobre os fatores de risco dos mais variados tipos de câncer no ciclo vital. As alunas Fabíola Augusta Borges Vinhando, Letícia Costa Santos e Fernanda Piovesan Freitas, integrantes daquela Liga, sob orientação da docente dos cursos de Enfermagem e Medicina, Profa. Dra. Paola Alexandria P. de Magalhães, desenvolveram artigo sobre leucemias na infância, que foi publicado no Jornal do Estado do Rio. “Falar sobre o câncer na infância é desafiador e de suma importância para promover saúde e possibilitar a detecção precoce e chance de cura”, ressalta a Profa. Dra. Paola.             O artigo, que informa a população sobre os fatores de risco e prevenção deste tipo de câncer, além de incentivar a detecção precoce, consistiu em atividade de extensão da Liga de Oncologia. Ele pode ser acessado através do link https://www.jornaldoestadodorio.com.br/da-serie-cancer-infanto-juvenil-leucemias-na-infancia/    
Enfermagem
Publicado em 15/03/2022 por Mauro Assi

PROJETO DE LEI PREVÊ FARMACÊUTICO EM TODAS AS ATIVIDADES DA CADEIA PRODUTIVA

Uma grande oportunidade para quem está pensando em cursar Farmácia. O Projeto de Lei 44/22, que obriga as empresas que exercem qualquer atividade com produtos farmacêuticos sujeitos a controle sanitário a manterem farmacêutico para cumprimento das exigências previstas na legislação, está tramitando na Câmara dos Deputados. A exigência vale para empresas que fabricam, comercializam, armazenam ou transportam produtos farmacêuticos. O descumprimento da regra acarretará multa de R$ 20 mil, com valor dobrado em caso de reincidência. A multa será reajustada anualmente pela inflação. A proposta é do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). “O projeto visa garantir as melhores condições para os produtos farmacêuticos em todas as áreas que se relacionam, desde a produção, já regulamentada, até a chegada ao consumidor, evitando desta forma a contaminação ou seu perdimento”, disse Frota. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.             O curso de Farmácia da Unifipa está recebendo inscrições para seu vestibular continuado 2022. A novidade deste ano são as formas de ingresso que podem ser consultadas no edital em www.unifipa.com.br/site/vestibular “A matriz curricular foi formatada com as novas diretrizes curriculares do MEC e os alunos têm aulas práticas ao longo de todo o curso, formação em Cuidados Farmacêuticos, com ênfase na Farmácia Clínica, cenários de Práticas Farmacêuticas do SUS nos diversos níveis de complexidade, monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico, se necessário”, explica a coordenadora do curso, Profa. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas. De acordo com ela, ainda devido à matriz curricular os alunos fazem estágio supervisionado, com acompanhamento de docentes, desde o primeiro ano, a fim de agregar as atividades práticas ao conteúdo teórico do curso. Os estágios incluem as mais importantes áreas de atuação. Diante dessa realidade, de acordo com Profa. Sheila, diversas empresas farmacêuticas de Catanduva têm percebido nos alunos do curso de Farmácia da Unifipa o perfil ideal para preenchimento de vagas e estágio remunerado nas áreas de drogaria e manipulação. Atualmente, 90% dos alunos do curso já estão inseridos no mercado de trabalho. Os interessados devem entrar no site e fazer a inscrição; a prova é online.
Farmácia
Publicado em 15/03/2022 por Mauro Assi

FPA PARTICIPA DO DIA D’ELAS EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

FPA participa do Dia D’Elas em homenagem ao Dia da Mulher  No dia 12 de março, das 9h às 12h, foi realizado o evento Dia D’Elas, iniciativa da Prefeitura de Catanduva em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Fundação Padre Albino, através do Hospital do Câncer de Catanduva (HCC), Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) e Ambulatório Médico de Especialidades (AME), participou do evento.  Com a presença de cinco cursos, a Unifipa trabalhou a questão da orientação às mulheres com relação à saúde. Como prática de suas futuras profissões, estudantes de Biomedicina atenderam e realizaram testes de glicemia; os de Educação Física, avaliações físicas, bem como atividade prática com dança e música no palco envolvendo todo o público presente. Alunas de Enfermagem informavam às mulheres sobre câncer de mama, colo de útero e endometriose, enquanto as de Farmácia orientavam sobre prevenções e tratamentos, bem como efeitos dos medicamentos.  Por fim, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Fameca também apresentou orientações a respeito do câncer de mama utilizando a ‘Mama Amiga’, que simula nódulos e outras alterações nos seios. Houve, ainda, a distribuição de preservativos e absorventes.  O HCC, através de estande próprio, comercializou camisetas, calendários, bonés e revistas da instituição, informando a população sobre a importância do hospital, referência regional no combate ao câncer.  Já o AME, por sua vez, divulgou o programa ‘Mulheres de Peito e a importância da realização do exame de mamografia’. Após a orientação eram entregues sacos de pipoca comemorativos ao evento em que continha o telefone para agendar mamografia a mulheres de 50 a 69 anos. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 14/03/2022 por Raphael

LGPD E OS CIBERPIRATAS É TEMA DE EVENTO DO CURSO DE DIREITO UNIFIPA

O curso de Direito da Unifipa promove neste dia 16 de março, às 19h30, para advogados e estudantes de Direito, o evento híbrido ‘LGPD e os ciberpiratas’ em parceria com a Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB de Catanduva. Tendo como palestrante o Dr. Solano de Camargo, presidente Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB São Paulo, o evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências quanto a esta atual temática de proteção e privacidade de dados. A transmissão será online pelo YouTube da Comissão de Egressos do curso e presencial no Campus São Francisco. As inscrições gratuitas devem ser feitas através do link https://forms.gle/6aACJwLvgdoPDtti9 "A palestra tem o propósito de trazer reflexões sobre questões atuais acerca dos impactos da LGPD nos meios digitais, sendo de suma importância aos estudantes, operadores do Direito e da área da tecnologia da informação, a atualização do tema. A temática abordada, isto é, 'a LGPD e os ciberpiratas', se revela extremamente atual e relevante à sociedade, especialmente se considerarmos a grande quantidade de ataques cibernéticos e os incidentes de segurança e vazamento de dados vivenciados nos últimos tempos, bem como se trata de uma nova e promissora área de atuação", ressaltou a advogada Isabella Rainho.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 11/03/2022 por Felipe Vital

UNIFIPA FECHA PARCERIA COM ACE CATANDUVA QUE BENEFICIA EMPRESÁRIOS E ALUNOS

          O Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) fechou parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE) que irá beneficiar diretamente os cursos de Administração e Direito.    Os alunos apresentarão soluções para problemas enfrentados por empresas associadas à ACE. Dessa forma, os empresários locais recebem orientação com respaldo científico sobre temas altamente relevantes e desafiadores, enquanto os alunos do Direito e da Administração adquirem experiências práticas necessárias para formação profissional completa e diferenciada.    Cada curso contará com um professor preceptor, enquanto os egressos Marília Espelho Souza Spada, do curso de Direito, e Thales Baldan, de Administração, farão o gerenciamento de projetos de pesquisa, estudos completos e interdisciplinares voltados ao atendimento de demandas específicas apresentadas pelas empresas interessadas. Para isso, uma equipe será formada com alunos dos dois cursos, que atuarão como estagiários (sendo até cinco bolsistas e até cinco voluntários de cada curso), cumprindo carga horária de 20 horas semanais no campus São Francisco.    “No caso do curso de Direito é importante ressaltar que a parceria está em linha com a recente e muito bem-vinda reestruturação do Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR), que agora prevê uma nova modalidade de atividade: a Clínica de Prática Jurídica, na qual os alunos aliam a teoria aprendida na sala de aula à realidade experimentada por profissionais da área jurídica. Por isso, todo o trabalho da preceptora e estagiários do curso de Direito, nessa parceria, será desenvolvido sob supervisão do CEPRAJUR, seguindo as regras e premissas de seu regulamento, sempre com o objetivo de disponibilizar aos discentes elementos indispensáveis à consolidação de seu desempenho acadêmico e profissional”, diz a professora preceptora do Direito, Marília Espelho Souza Spada.    "Parceria histórica celebrada entre a ACE e os cursos de Direito e Administração da Unifipa que viabiliza ao empresário soluções inovadoras para demandas diferenciadas e aos estudantes a concretização de um aprendizado interdisciplinar exercitado através da resolução de problemas reais", ressalta o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi. 
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoDireito
Publicado em 11/03/2022 por Felipe Vital

DIREITO UNIFIPA DEFINE AS PALESTRAS DO 1º SEMESTRE

O curso de Direito da Unifipa definiu as palestras do 1º semestre deste ano. A primeira está marcada para 16 de março próximo com o tema “LGPD e os ciberpiratas”, ministrada pelo Dr. Solano de Camargo para o 1º e 2º anos (somente YouTube).             No dia 04 de abril o tema será “Violência doméstica e violência contra a mulher”, evento em parceria com a Arcos, na 1ª Jornada do Terceiro Setor, para alunos do curso, egressos e comunidade (YouTube e videoconferência), cujos palestrantes ainda serão definidos.             Por fim, o tema “Por que um direito antidiscriminatório?” será ministrado no dia 1º de junho, pelo Dr. Álvaro de Azevedo, para 3º, 4º e 5ºs  anos, egressos e comunidade (YouTube e videoconferência).  
Direito
Publicado em 10/03/2022 por Mauro Assi

DOCENTE DE ENFERMAGEM PALESTRA EM EVENTO DO HOSPITAL MAHATMA GANDHI

          A docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa), Profa. Dra. Maria Rita Braga, participou, como palestrante, do Encontro de Educação Permanente da Equipe Multidisciplinar do Hospital Mahatma Gandhi (HMG). O evento, denominado ‘Promoção em Saúde Mental’, ocorreu no dia 28 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do HMG, promovido pelo NEP daquele hospital. O objetivo foi promover a saúde no contexto das práticas e necessidades assistenciais aos usuários do SUS em saúde mental. A ação contou, ainda, com a participação de 26 profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Mahatma Gandhi.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 08/03/2022 por Felipe Vital

MÉDICOS RESIDENTES 2022 SÃO RECEBIDOS NO ANFITEATRO PADRE ALBINO

Para acolhimento humanizado, facilitar a adaptação e orientar sobre os valores, procedimentos e rotinas diárias da instituição, os médicos residentes do curso de Medicina/Fameca da Unifipa do ano de 2022 foram recebidos no dia 3 de março, das 7h às 12h, no Anfiteatro Padre Albino. A recepção foi organizada pela gerência da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino em parceria com a COREME/Comissão de Residência Médica. A abertura e boas-vindas foi feita pela gerente da Qualidade, Elaine Marta Rorato, e a seguir os novos residentes receberam as seguintes orientações: Prof. Dr. Eduardo Marques, coordenador da COREME, sobre o Regimento e Normas da Comissão; Dr. Márcio Zerbinatti, advogado da Fundação, sobre a lei geral de proteção de dados; Dr. Arlindo Schiesari Junior, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, sobre a lavagem das mãos e paramentação; Dr. Rodrigo Manzoni, engenheiro de segurança do trabalho, sobre vestimentas e crachás; Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador do curso de Medicina, sobre cursos que acontecerão durante o ano; enfermeira Verônica Evaristo, sobre a alta responsável; Dr. Raphael de Oliveira Zuanazzi, coordenador Médico, sobre o NIR/Núcleo interno de regulação, emergências e prática médica, e Dr. Luís Fernando Colla, diretor médico dos hospitais, sobre o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). Ao final os novos médicos residentes foram acolhidos pelos docentes de suas respectivas clínicas. Participaram da recepção, ainda, a pró-reitora Acadêmica da Unifipa, Profa. Dra. Silene Fontana, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, representando a vice-reitora da Unifipa e diretora de Educação da Fundação, Cristiane Procópio de Oliveira; a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, e o diretor clínico do Hospital Padre Albino, Dr. Murillo Couto.      
Medicina
Publicado em 07/03/2022 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA UNIFIPA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM

Estudantes do 3° e 4° anos do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) participaram de aulas de aprendizagem prática em campo das disciplinas de Culturas das Plantas de Cereais, Plantas Daninhas (4° ano) e Doenças das Culturas (3° ano).    O engenheiro agrônomo e professor Dr. Renato Boreli Silva ensinou a respeito da importância de diagnose de doenças e agente causal dessas patologias no ambiente para controle e prevenção de doenças fúngicas. O professor evidenciou, ainda, o manejo de plantas daninhas na implantação de lavouras, bem como espécies que mais causam danos econômicos na lavoura, e o melhor manejo adotado em caso de agroquímicos (herbicidas) ou manejo cultural (palhada ou planta de cobertura).    “A aula em campo evidencia vários aspectos práticos e correlacionados em que percebemos o sucesso de uma lavoura com condução satisfatória. Isso passa pelos critérios técnicos embasados com a teoria aliada à prática e detalhes que auxiliam o aluno na correta diagnose em campo”, relatou o professor Renato. 
Centro Universitário Padre AlbinoEngenharia Agronômica
Publicado em 07/03/2022 por Felipe Vital

APROVADOS NO CURSINHO SALA EXTRA INICIAM AS AULAS ESTE MÊS

  O cursinho pré-vestibular Sala Extra, desenvolvido por alunos do curso de Medicina da Unifipa/Fameca, realizou sua tradicional prova de admissão no dia 19 de fevereiro. Aos aprovados e matriculados as aulas serão iniciadas no próximo dia 14 de março.    Ao todo foram 92 inscritos e, destes, 45 fizeram a prova. Apenas 30 vagas foram disponibilizadas para o Sala Extra 2022, que foram preenchidas por candidatos em uma das seguintes situações: os que já concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares como bolsistas e os que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares como bolsistas. A comprovação de escolaridade está sendo avaliada no momento da matrícula dos alunos no cursinho.    “O Sala Extra é o cursinho popular da Faculdade de Medicina de Catanduva e é voltado para os alunos de escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais. As aulas são ministradas por alunos da FAMECA, os denominados professores leigos”, ressalta a coordenadora pedagógica do Sala Extra, Ana Luísa Arantes Pagano.   O cursinho Sala Extra tem, como objetivo, democratizar o acesso ao ensino superior. Instalado em 2004, auxiliou vários alunos de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares a ingressarem na universidade. Em 2021, as aulas do cursinho mantiveram-se de forma remota em virtude da pandemia, mas com a mesma excelência, graças à colaboração de professores, monitores e secretários, todos alunos da FAMECA.   “É uma oportunidade de dar acesso a um curso pré-vestibular completamente gratuito, com aulas e material de qualidade, de maneira a contribuir com a entrada dos alunos nas universidades, integrando o olhar tanto de quem já passou por um processo pré-vestibular como quem almeja uma vaga em uma universidade”, finaliza a coordenadora geral Júlia Dosualdo Gandolfi.    Para conferir o edital e a lista de aprovados basta acessar o link http://www.webfipa.net/facfipa/salaextra/.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 03/03/2022 por Felipe Vital

PROFESSOR E COORDENADOR DE ENGENHARIA AGRONÔMICA UNIFIPA ESTÁ ENTRE OS MAIS CITADOS DA AD SCIENTIFIC INDEX 2021

O Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador e professor do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa), está entre os pesquisadores com melhor desempenho científico e produtividade na AD Scientific, sendo referência pelo impacto positivo para as ciências agrárias, citado frequentemente em trabalhos de pesquisa pela contribuição científica.    O AD Scientific Index 2021 é um sistema independente que avalia o desempenho científico e a produtividade dos pesquisadores, bem como o impacto que seus trabalhos representam para a comunidade.    Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/43-cientistas-de-rio-preto-est-o-entre-os-melhores-da-america-latina-1.814203
Centro Universitário Padre AlbinoEngenharia Agronômica
Publicado em 03/03/2022 por Felipe Vital