Histórico

O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO (UNIFIPA) é uma instituição criada a partir da evolução das faculdades integradas da Fundação Padre Albino no sentido de ampliar as possibilidades e as oportunidades no mundo do trabalho na região de Catanduva-SP. A UNIFIPA é mantida pela Fundação Padre Albino, entidade jurídica filantrópica, fundada em 27 de março de 1968.

Sua história mescla-se à história do Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva, falecido em 1973, que lutou e trabalhou para construir o patrimônio da comunidade catanduvense, que é hoje a Fundação Padre Albino (FPA). Inicialmente, sua preocupação era com a promoção social e com a melhoria da condição de vida dos mais necessitados, especialmente a dos doentes, e isto conquistou o apoio da comunidade para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, mais tarde transformada no Hospital Padre Albino.

Em seguida, o Monsenhor direcionou seu trabalho na formação escolar de jovens, mediante a instalação de Escolas em todos os graus e modalidades de ensino.

A Fundação tem cinco décadas de experiência no ensino superior, sendo o marco inicial a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), em 1969. Após a FAMECA, surgiram a Faculdade de Administração de Empresas (FAECA), em 1972, e a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (ESEFIC) em 1973. Posteriormente, foram criados a Faculdade de Enfermagem de Catanduva (FEC), em 2000, o curso de Direito em 2002, o Instituto Superior de Educação Padre Albino (ISE), em 2005. A Fundação Padre Albino mantém ainda o Colégio Catanduva/Aplicação voltado para o ensino infantil, fundamental e médio.

A partir de abril de 2007, as Faculdades da Fundação Padre Albino transformaram-se em Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), resultado da integração do Instituto Superior de Educação e das Faculdades isoladas - Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem e Medicina. O ato normativo de transformação das Faculdades da Fundação em Faculdades Integradas Padre Albino foi a Portaria MEC/SESu nº 301, de 11.04.07, publicada no DOU de 12.04.07, recredenciadas pela Portaria nº 53, DOU de 23.01.2013. Em 2010, foram criados os cursos de Educação Física (Bacharelado) e Biomedicina, e em 2011, o curso de Pedagogia.

Em 06 de dezembro de 2017 a FIPA foi credenciada como Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, por meio da portaria nº 1.519, de 05 de dezembro de 2017, com a homologação do Parecer nº 482/2017 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, divulgada no Diário Oficial da União. Toda a instituição passa por crescentes mudanças como ampliação da estrutura física dos Câmpus, ampliação de cursos e, consequentemente o número de alunos, além de autonomia universitária e o modelo organizacional pedagógico. Em 2017, foi implantado o curso de Agronomia e criado o curso de Ciências Contábeis.

Prédio antigo da Faculdade de Medicina de Catanduva à Rua Monte Aprazível 297, Vila Guzzo - foto de 1970.
(Fonte - Museu Padre Albino)
Tela do Monsenhor Albino em visita a Enfermaria do Hospital Padre Albino, nos anos 1950.
(Fonte - Museu Padre Albino)

Instituição UNIFIPA

A UNIFIPA possui dois campi em Catanduva-SP: o câmpus sede, localizado na Rua dos Estudantes 225, Parque Iracema, onde funcionam os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Medicina e Pedagogia, e o câmpus São Francisco, localizado na Rua Seminário 281, Bairro São Francisco, onde funcionam os cursos de Administração e Direito.

Os cursos têm proposta pedagógica de articular o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de garantir o ensino crítico e reflexivo na busca de competências e habilidades esperadas para alunos de graduação. Espaços de convivência, laboratórios de ensino e de informática com instalações modernas, dois hospitais universitários, bibliotecas com acervo especializado na área da saúde, educação, ciências humanas e agrárias, ambientes específicos para o aprendizado de práticas jurídicas e empresariais, da área da saúde, do esporte e do lazer, fazem parte do contexto acadêmico e administrativo vivenciados pelos alunos dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA.

Missão

Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas, exatas e tecnológicas, com ensino de qualidade voltada paras as necessidades regionais e nacionais.

Visão

Ser uma instituição de referência na educação superior no que diz respeito à qualidade de ensino, ao corpo docente, à pesquisa e ao compromisso social.

Valores

  • Comprometimento
  • Empreendedorismo
  • Profissionalismo
  • Respeito
  • Sustentação do Histórico da FPA
  • Trabalho em Equipe
  • Transparência

 

Área de atuação acadêmica

Compreendem-se como áreas de atuação acadêmica da UNIFIPA o ensino, a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social.

No ensino, oferece cursos de graduação nas modalidades de bacharelado e licenciatura nas áreas de saúde, educação, direito e administração; cursos de pós-graduação lato senso; residência médica e educação continuada.

Na área da saúde, a Fundação Padre Albino mantém dois hospitais-escola: o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos, e, na área assistencial, o Recanto Monsenhor Albino, instituição voltada para assistência ao idoso carente.

Assim, a Fundação Padre Albino entende que sua vocação como entidade filantrópica não pode ficar alheia à formação acadêmica integral, consubstanciada no ensino superior de qualidade que mantém e que pretende ampliar. A oferta de novas opções de cursos visa a concretização do sonho de muitos jovens, bem como a criação de programas comunitários.

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA