Transferncia Medicina - 2022
    Vestibular Unificado 2022 - Unifipa
    Vestibular Medicina 2022 - Unifipa/Fameca
    Outubro Rosa e Novembro Azul - A cor muda, a luta no
    Curso de Extenso - Atualidades no Tratamento de Feridas
    Ps-Graduao Lato Sensu Unifipa 2021
    Direito Unifipa
    A Unifipa na palma das mos. Baixe agora o aplicativo EduConnect
    Unifipa entre as melhores. Nota 4 no MEC.
    Guia de retomada segura das atividades. Acesse e baixe o contedo.
    Manual do Mdico Residente - 2021/2022

Últimas Notícias

21
out

Egressa da Unifipa publica artigo em revista internacional

           A egressa do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) Tissiane Eid Barbosa Ashino teve sua pesquisa de mestrado publicada na revista International Immunopharmacology.    Coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e realizado totalmente nos laboratórios de pesquisa da Unifipa, o artigo é intitulado “Protective effects of piperlongumin in the prevention of inflammatory damage caused by pulmonary exposure to benzopyrene carcinogen”. A pesquisa envolveu a análise da aplicação de composto extraído da pimenta, chamado piperlongumina, no processo inicial do desenvolvimento de câncer de pulmão, em estudo pré-clínico (animais de experimentação).    A pesquisa para o mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Unesp de São José do Rio Preto, concluiu que o tratamento com a piperlongumina conseguiu reverter o processo inflamatório relacionado ao início do desenvolvimento tumoral.
20
out

Ostomia é tema de treinamento

A Fundação Padre Albino realizou o treinamento “Cuidados com Ostomias” no dia 14 de outubro com o objetivo de orientar enfermeiros e alunos de enfermagem sobre os cuidados com o procedimento.   Ostomia é cirurgia realizada para construir caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes. “A capacitação tem o intuito de reforçar sobre os cuidados para evitar lesões e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do Hospital Padre Albino, Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes.    O treinamento foi ministrado pela enfermeira Silvia Moreira, da Convatec – companhia global de tecnologias e produtos médicos – e foi organizado pelo grupo de Prevenção e Cuidados com a Pele do Hospital Padre Albino. Participaram alunos do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA e enfermeiros do Hospital Emílio Carlos, Padre Albino Saúde e Hospital Padre Albino.   
20
out

Pedagogia da Unifipa desenvolve projeto sobre prevenção ao câncer de mama

           O mês de outubro é marcado por diversas ações voltadas à temática do câncer de mama, com foco na conscientização da necessidade de prevenção para o controle desse tipo de câncer. Nesse sentido, o curso de Pedagogia da Unifipa desenvolveu o projeto “Consciência Rosa: aprendendo e vivenciando a prevenção do câncer de mama”.    “A ação tem, como objetivo, possibilitar aos seus estudantes a vivência de oficinas de construção de materiais e outros recursos educativos com foco na conscientização sobre a doença, bem como na disseminação de informações sobre ações preventivas e de diagnóstico precoce”, informa a coordenadora do curso, Profª Drª Silene Fontana.    Toda a entrada da Unifipa foi decorada com balões das cores rosa e branca e um grande mural com borboletas de papel em formato de coração. O projeto será encerrado no dia 28 de outubro, na quadra poliesportiva, com atividades e oficinas para a comunidade acadêmica da Unifipa.   
19
out

Unifipa celebra Missa do Cadáver

O Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) celebrou neste dia 9 de outubro a Missa do Cadáver, que presta homenagem e respeito aos cadáveres utilizados por alunos e professores durante as aulas.      “Celebrada há mais de 30 anos, trata-se de missa em homenagem aos cadáveres que são utilizados pelos primeiros anos do curso de Medicina, os que têm aulas de Anatomia. É um momento em que fazemos uma ação de graça, um agradecimento a esses indivíduos, cujos corpos se expõem ao aprendizado dos nossos alunos”, explicou a professora de Histologia, Embriologia e Biologia Celular do curso de Medicina da Fameca/Unifipa, Cibelle Rocha Abdo.    A missa, celebrada pelo Bispo da Diocese, Dom Valdir Mamede, contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas – entre estudantes, colaboradores, docentes e direção, a missa foi celebrada no gramado defronte ao Laboratório de Anatomia, respeitando as normas de higiene, bem como a obrigatoriedade do uso de máscara.