Últimas Notícias

31
mar

Em tempos de pandemia, docente da UNIFIPA dá dicas sobre dieta

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global e torna-se essencial a adoção das medidas preventivas e protetivas indicadas pelo Ministério da Saúde.   De acordo com a Profa. Me. Maria Angela Figueiredo Tuma, docente de Nutrição nos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem da UNIFIPA, não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações de dietas ou alimentos milagrosos. “Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças”, disse Maria Angela. Ela lembra que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim é preciso ter alimentação equilibrada e estilo de vida saudável!   De acordo com Profa. Maria Angela, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade e informa quais são, inclusive ressalta que devem fazer parte do nosso prato:   - Vitamina D: peixes e ovos;   - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;   - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;   - Vitamina C: a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias. São alimentos ricos o kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa. 100 ml de suco de laranja pera fornece 73,30 mg de ácido ascórbico, sendo que a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens.   - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;   - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;   - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;   - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;   - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.   Por fim, Profa. Maria Angela diz que também é fundamental a boa hidratação. “Não é o momento de dietas restritivas; utilize bons cereais integrais (raízes, legumes e frutas); evite alimentos industrializados; coma comida de DEUS”, recomenda, acrescentando que é importante ter bom sono, intestino saudável e atividade física regular!  Foto: Profa. Maria Angela Figueiredo Tuma
27
mar

52 anos de Fundação Padre Albino

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
24
mar

Como manter a saúde mental em meio a pandemia

Como manter a saúde mental em meio a pandemia Na última semana todos nós fomos, de alguma forma, afetados pela Pandemia: Compromissos cancelados, rotina de trabalho alterada, escolas fechadas, vida social e familiar restritas, hábitos de higiene pessoal reforçados, falta de produtos nas prateleiras, sem falar no medo da contaminação pelo vírus COVID-19. E todas essas entre tantas outras alterações do cotidiano de forma tão repentina fizeram com que experimentássemos a sensação de caos e, portanto, de vulnerabilidade total e indiscriminada. A necessidade de adaptação imediata como estratégia de sobrevivência somada ao medo da contaminação, elevaram significativamente os níveis de stress num curtíssimo espaço de tempo. E o stress, embora tenha uma função importantíssima para a nossa sobrevivência, ao permanecer sem regulação terá um impacto significativo no nosso sistema imune, debilitando sua capacidade de resposta e, portanto, nos deixando mais vulneráveis não só ao COVID-19, mas em relação a qualquer outro tipo contaminação quer seja por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.  Desta forma, é fundamental que estratégias para regulação do stress sejam adotadas o mais rápido possível.   Respiração e relaxamento. São estratégias que não demandam tempo e muito menos investimento. Sobre a respiração: a técnica recomenda que a inspiração seja sempre pelo nariz e a expiração pela boca. E isso deve ser feito muito lentamente. Para quem está com crianças em casa, é possível ensiná-las também: elas podem se imaginar cheirando uma flor bem profundamente e depois soprando uma velinha bem devagarzinho. Sobre o relaxamento: tente perceber os pontos em que está tenso e tente relaxar.   Atividade Física Para quem está habituado e tem orientação, procure encontrar formas de mantê-las sem se expor.   Alimentação De acordo com o Nutricionista Gabriel de Carvalho, ingerir frutas e verduras neste momento é fundamental. Não só pelos nutrientes que podem fornecer mas, principalmente, por terem um papel essencial na saúde intestinal. Um intestino saudável impacta de forma positiva nossa microbiota que tem papel importantíssimo na manutenção da nossa imunidade. Intestino saudável e microbiota saudável elevam nossa imunidade. Além disso, ele recomenda alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, açaí e goiaba podem ser alternativas interessantes.   Regulação de pensamentos tóxicos Em situações em que os níveis de stress estão elevados, é comum que os pensamentos fiquem catastróficos o tempo todo, ou seja, torna-se quase impossível enxergar pontos positivos numa situação. Desta forma, seguindo recomendação da Dra. Marilda Lipp, tente perceber seus pensamentos. Perceba se está mantendo pensamentos de medo e desespero ou adotando pensamentos encorajadores. O redirecionamento do pensamento negativo é fundamental. Você pode fazer isso se questionamento, por exemplo, se tem tomado as medidas de higiene recomendadas, se está num grupo de alto risco, se tem ficado exposto, enfim, que estratégias tem adotado para se proteger e elevar sua imunidade? Em geral suas ações já definirão que está tendo medidas de segurança e seus pensamentos serão mais racionais. Outra medida importante no redirecionamento é não permanecer o tempo todo acessando toda e qualquer notícia a respeito do vírus. O excesso dessa informação o tempo todo eleva muitíssimo também o nível de stress. Todos precisamos saber o que está acontecendo para tomarmos medidas de proteção, mas 24 horas por dia, pode ser prejudicial. E vale destacar que pensamentos tóxicos desencadeiam a liberação de hormônios do stress e estes têm altíssimo impacto sobre a microbiota intestinal. Sendo assim, ao regular seus pensamentos também estará colaborando para sua saúde intestinal e, por conseguinte, com a sua imunidade.   Sono O stress também pode impactar o sono o qual também é fundamental na manutenção da nossa imunidade. Com a rotina alterada, muitas pessoas também alteram o sono. Desta forma, a sugestão é tentar manter o padrão do sono. Tente não dormir durante o dia, se estiver em casa, por exemplo, para não desregular o ritmo circadiano. Embora as sugestões para a manutenção da imunidade e regulação do stress estejam sendo adotadas em caráter emergencial por muitos, seria interessante pensar em adotá-las como estilo de vida, pois em breve entraremos no inverno, por exemplo e elas seriam muito úteis. Além disso, por que não cuidarmos de hábitos que podem melhorar nossa saúde física e mental após passarmos por essa crise.   Autoria: Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental.   Lembramos que o Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) está a disposição dos colaboradores da FPA, por meio do ramal 3521.
24
mar

DICAS PARA RESERVAR SUA SAÚDE MENTAL EM CASA.

O GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador) da Fundação Padre Albino, dá dicas para o período de enfrentamento da COVID-19. Escrito pela psicóloga e mestre em Educação e Saúde do GAT, Luciana Cristina Calza de Carvalho:   “Se você apresentar dificuldades durante esse período de adaptação procure ajuda profissional. Juntos somos mais fortes!!!”   Dicas para RESERVAR SUA SAÚDE MENTAL em casa. Muito está sendo falado sobre nossa saúde física e nossa imunidade nessa época de pandemia e, claro, nada mais justo, devemos nos proteger e nos privar como nunca. Mas e nossa saúde mental? Você já se perguntou como anda sua saúde mental nesse período de isolamento?  A OMS (Organização Mundial de saúde) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Sendo assim, mesmo não estando enfermo, precisamos criar alternativas para preservar o nosso bem estar físico, mental e social.  Através de adaptações simples, é possível sim, fazermos a diferença em nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor, mesmo estando em distanciamento social.   SE EXERCITE Sabe aquela expressão "mente sã, corpo são"? Ela é certeira e faz todo o sentido para a situação atual. Mesmo com as academias fechadas e a recomendação de nos mantermos em isolamento dentro de casa, existem diversos exercícios que podemos fazer no conforto de nosso lar e diversos facilitadores. Separe pelo menos 1h do seu dia para se exercitar e liberar endorfina. Você vai notar que vai dormir melhor, vai ser mais produtiva e vai se sentir muito melhor em todos os aspectos. Uma sugestão divertida, durante seu tempo livre, é dançar. Seja na garagem, no quintal ou na sala. Convide seus filhos, marido, mãe, pai e dê muita risada por alguns minutos. Acesse a internet e digite as palavras chaves: exercício com cabo de vassoura, Fit dance kids, Playdance Fit e você se surpreenderá com as inúmeras possibilidades.   MEDITE Já que temos que passar um tempo sozinhos, que tal aproveitar esse momento para se auto conhecer? Se você sempre quis começar a meditar e nunca realmente parou para tentar, agora é o momento! Além da melhora emocional e psicológica, a meditação traz benefícios para a imunidade, aumenta nossa concentração e produtividade, entre outras vantagens. Vale a pena, testar! Acesse a internet e digite as palavras chaves: meditação guiada, relaxamento, relaxamento em 1 minuto, e dê “bye bye” para a tensão, por algumas horas.    FIQUE UM POUCO LONGE DAS NOTÍCIAS  Que tal tirar um tempinho do seu dia para se afastar das notícias? O dia inteiro somos bombardeadas pelos noticiários com novidades sobre a epidemia, mais casos, mais mortes, mais lojas fechando. Precisamos aliviar nossa mente e nos preservar um pouco. Reserve um período do seu dia para se afastar das redes sociais e da mídia, leia um livro, veja um documentário, escute seu álbum favorito, veja fotos antigas com as crianças, faça um bolo, jogue “STOP”, dama, baralho, jogo da memória, amarelinha, resgate com seus filhos as brincadeiras de sua infância, ou seja, realize atividades que te proporcione felicidade.   FAÇA VÍDEOS CHAMADAS O isolamento completo pode ser muito solitário, especialmente para quem mora sozinho. Quando bater a solidão e a saudades da família e dos colegas de empresa, ligue pra eles! Faça uma ligação em vídeo ou até mande uma mensagem de voz! A tecnologia hoje em dia é ótima aliada para nos aproximar daqueles que estão distantes.   AUTO CUIDADO Não é porque estamos em casa que devemos abrir mão do autocuidado e de nos mimar um pouco. Aproveite o tempinho livre que tem em casa para fazer uma máscara facial, fazer as unhas, testar uma receita nova, hidratar o cabelo, tudo o que te faz bem vale nessa lista. O autocuidado aumenta nossa autoestima, o que melhora de forma significativa nossa saúde mental!   FLEXIBILIDADE Não é um período fácil para ninguém, principalmente para as crianças que são ativas e cheia de energia. Sendo assim, seja um pouco flexível durante esse período de distanciamento social. Não se estresse se as crianças comerem mais doces do que o normal, se extrapolarem o tempo nas telas de celulares ou em frente à televisão, se o quarto ficar mais bagunçado que o habitual, você não irá prejudicar o desenvolvimento do seu filho em algumas semanas, se for mais maleável por um período. Procure ser compreensível com seus filhos, marido, pais e principalmente com VOCÊ mesmo(a).   SONO O estresse também pode impactar o sono o qual também é fundamental na manutenção da nossa imunidade. Com a rotina alterada, muitas pessoas também alteram o sono. Desta forma, a sugestão é tentar manter o padrão do sono.   Tente não dormir durante o dia, se estiver em casa, por exemplo, para não desregular o ritmo circadiano. Embora as sugestões para a manutenção da imunidade e regulação do estresse estejam sendo adotadas em caráter emergencial por muitos, seria interessante pensar em adotá-las como estilo de vida, pois em breve entraremos no inverno, por exemplo e elas seriam muito úteis.
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA