17
ago

Curso de Farmácia ministra palestra sobre cosméticos e dermocosméticos para a Terceira Idade

No dia 06 de agosto último, alunas do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre cosméticos e dermocosméticos para alunas do projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA. As futuras farmacêuticas falaram sobre a importância da hidratação da pele do idoso, principalmente no inverno, onde o clima é frio e seco, e explicaram a forma correta de usar dermocosméticos, com ênfase nos protetores solares. No final todas as alunas do projeto receberam kit com amostras grátis de hidratante e sabonete firmador para o rosto e foi sorteado um brinde (difusor de ambiente e sabonete líquido) gentilmente cedido por farmácia de manipulação local.
28
jun

Biomedicina promoverá curso de células-tronco e medicina regenerativa

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com o Laboratório de Criogenia RCrio, de Campinas/SP, promoverá nos dias 30 e 31 de julho próximo curso sobre “Células-tronco e Medicina Regenerativa” para professores, alunos e técnicos da Fundação Padre Albino. As atividades presenciais, com carga horária total de 12 horas, serão ministradas pelo cirurgião-dentista, fundador e diretor presidente da R-Crio e membro da Sociedade Internacional de Estudos com Células-Tronco, Dr. José Ricardo Muniz. De acordo com a docente da UNIFIPA, Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, o curso oferecerá 30 vagas, ao valor de R$ 195,00, parcelados em até duas vezes. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede da instituição, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema – Catanduva, SP.
26
jun

Curso de Farmácia ministra palestra para a 3ª Idade sobre cuidados com medicamentos

No último dia 13 de junho, alunas do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre Interações Medicamentosas às participantes do projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura. As alunas abordaram a importância do uso correto de medicamentos e dos riscos da automedicação e das interações medicamentosas. Após a palestra foi sorteado um brinde gentilmente cedido por farmácia de manipulação local.
31
mai

HEC e UNIFIPA participam da Sbrafh 2019

O farmacêutico do Hospital Emílio Carlos e preceptor deFarmacologia Clínica do curso de Medicina da UNIFIPA, Belmiro Morgado Junior, representou,no dia 25 de maio,as instituições na Bienal 2019 da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde com apresentação do trabalho “Consultório Ambulatorial Farmacêutico: viabilização do acesso aos medicamentos na saúde pública". O trabalho trouxe casos relacionados às adequações aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (PCDT/RENAME) em que 56,4% consistiam no preenchimento de documentos e 28,5% demandaram Farmácia Clínica com solicitação de exames e intervenção junto aos prescritores. Em 90,3% dos casos, nos quais os medicamentos prescritos não constavam na RENAME, foi realizada intervenção e aceita a proposta de intercâmbio com medicamento disponível no SUS, enquanto em 77% dos casos de formalização de processos administrativos ocorreram devido à indisponibilidade de alternativas na RENAME e a limitação dos critérios de inclusão dos PCDT. Quanto à Atenção Básica, 95,1% dos casos foram matriciados na rede de saúde e encaminhados para renovação do processo. O trabalho concluiu que “a assistência em consultório ambulatorial farmacêutico contribui na redução de problemas de saúde não tratados, viabilizando o acesso aos medicamentos pela saúde pública, com impacto na redução de potenciais processos judiciais na saúde”. O Trabalho foi desenvolvido pelo farmacêutico Belmiro Morgado Junior, mestre em Gestão e Educação em Saúde pela FAMERP; Rosana De Gasperi Pagliuso,farmacêutica, doutora em Ciência da Saúde e docente pela FAMERP; Adriane Lopes Medeiros Simone,farmacêutica SES/SP, doutora em Saúde Pública e docente na USP; e orientado por Maria Amélia Zanon Ponce,enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, doutora em saúde pública pela USP e docente FAMER.

curso farmacia branco

 

Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA

Please publish modules in offcanvas position.